Os tempos mudaram em todos os sentidos que possamos imaginar, sejam nos tecnológicos, sejam nos padrões culturais, sejam nos padrões sociais, muita coisa está bem diferente do que era, por exemplo, quando minha geração começava a entrar na puberdade.
O casamento é uma das instituições afetadas pelas mudanças, e devemos convir que ocorreram mudanças importantes e saudáveis nos casamentos modernos.
O papel do homem e da mulher deixou de obedecer aqueles rígidos padrões de antigamente, com a figura do homem mantenedor, que trabalha e sustenta a família, enquanto a mulher, numa posição mais submissa, toma conta dos filhos e da casa. Os papéis do homem e da mulher no casamento modificaram e em alguns casos, até se inverteram.
Estas mudanças são saudáveis, não só no ponto de vista da convivência de marido e mulher, mas também estende reflexos positivos na educação dos filhos, que crescem num ambiente mais dinâmico e com menos preconceitos, onde homem e mulher tem papéis igualitários em importância na constituição da família e na formação de novos cidadãos mais conscientes.