Por Que Ser Feliz Parece Difícil?

O que é felicidade? É o estado interior de emoções e sentimentos positivos. É uma harmonia entre o mundo físico e o espiritual. Estamos felizes quando podemos desfrutar de nossa vida social, trabalho, família e temos tempo suficiente para estarmos bem interiormente.

A felicidade significa algo diferente para cada pessoa. Definir o que é a felicidade é mais difícil do que ser feliz. Porque a felicidade é uma emoção, uma maneira de pensar, e sentir a própria vida. Não é algo que podemos entender, e não existe uma receita para ser seguida. A felicidade deve ser descoberta por nós mesmos, é uma experiência em que podemos nos entender melhor e sermos nós mesmos.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=YOQ0KpMrPyY[/youtube]

Mas por que é tão difícil ser feliz? Será que é porque estamos sempre nos preocupando com o futuro que nos esquecemos de aproveitar o momento presente? Veja, a seguir, alguns fatores que tornam a felicidade cada vez mais distante.

Pensar Demais no Passado ou Futuro

Todo mundo tem pelo menos a lembrança de alguma situação ruim que aconteceu no passado. Pode ter sido uma traição de alguém importante, a perda de um emprego, a morte de um ente querido, etc. Momentos ruins fazem parte da vida de todos. Porém, não podemos deixar que esse tipo de acontecimento pare a nossa vida. Quando algo de ruim acontecer, dê um tempo de luto a si mesmo, mas depois disso é preciso reagir.

O mesmo vale para as preocupações com o futuro. Claro que não dá para viver sem ter nenhum tipo de responsabilidade e preocupação com o que está por vir. Porém, não podemos deixar que isso nos impeça de sermos felizes. Preocupar-se com algo não irá mudar em nada, a menos que você aja e se previna para evitar problemas.

Não Viver o Presente

Ainda em relação ao item anterior, quando nos preocupamos demais com o que passou e com o que ainda está por vir acabamos nos esquecendo de aproveitar o momento presente. Hoje em dia, com as redes sociais e a velocidade com a qual a informação é propagada, adquirimos o péssimo hábito de viver sempre pensando no que está por vir.

Aprenda a aproveitar cada momento que está vivendo. Deixe o celular de lado e observe o mundo ao seu redor. Momentos simples como um almoço em família, assistir a um filme ou um programa de TV, se não forem aproveitados por completo, poderão fazer falta no futuro.

Viver Com Pressa

A vida atual, principalmente de quem mora em grandes cidades, é sempre muito corrida. Os pais não têm muito tempo para ficar com os seus filhos, você acaba ficando sem tempo de encontrar amigos, etc. Usamos sempre a desculpa de estarmos sem tempo para adiar momentos de lazer, que são fundamentais para a nossa felicidade.

Comece a se organizar melhor para ter mais tempo de viver esses pequenos e prazerosos momentos da vida. Se você começar a manter o foco em cada atividade que estiver fazendo conseguirá terminá-la antes e terá mais tempo para o lazer.

Esquecer-se da Gratidão

A vida corrida traz estresse e faz com que nos esqueçamos de ser gratos pela vida que temos. Ao invés de viver reclamando do seu trabalho, da sua casa, da sua vida, pare para pensar tudo o que você já conquistou na vida e aprenda a dar valor e a ser grato por tudo.

Pessoas religiosas costumam agradecer a Deus, se esse não é o seu caso, seja grato a você mesmo e as pessoas que te ajudaram a chegar aonde chegou. Mesmo que você não esteja no emprego dos seus sonhos, fique feliz por ter um trabalho, por ter como se sustentar. Muitas pessoas dariam tudo para ter o que você tem.

Se Comparar Com os Outros

Quando começamos a comparar nossas vidas com a de outras pessoas, pensamos que seríamos muito mais felizes tendo o que elas têm, fazendo o que elas fazem, mas isso raramente aconteceria. Muitas vezes não vemos a infelicidade por trás da aparência de outras pessoas, é aquela velha história de achar que a grama do vizinho é sempre a mais verdade.

A verdade é que todas as pessoas têm problemas, sem exceção. Até mesmo as celebridades, pessoas riquíssimas que não precisam se preocupar com dinheiro, todos passam por momentos complicados. Pare de comparar a sua vida com a de outras pessoas.

Não Saber o Que Realmente Quer

Para ser feliz é preciso entender qual é o sentido da vida. Você precisa saber o que, exatamente, te faz feliz e ir em busca disso. Se você é uma pessoa sem objetivo, que não sabe o que quer, dificilmente conseguirá ser feliz. Não estamos falando de grandes objetivos profissionais, mas sim de qualquer objetivo que você possa ter.

Não Encarar a Realidade

Às vezes é mais fácil se esconder da realidade e entrar em fantasias no mundo virtual do que encarar a vida real. Analise a sua vida e pense se existe algo que você deseje mudar, vá a luta para conquistar essa mudança. Não se esconda dos problemas ou finja que tudo está bem quando não está. É fundamental ter uma visão clara de onde estamos e onde queremos chegar. Nós podemos ter um grande sonho, mas sem ação ele se torna apenas uma fantasia.

Não Ter Prioridades

Temos que encontrar o equilíbrio entre viver para nós mesmos e para os outros. É mais fácil não assumir a responsabilidade pela nossa própria vida e passar os dias vivendo a vida dos outros. Mas será que assim você conseguirá ser feliz? Viver envolve muitos riscos, mas se não os corremos acabamos perdendo momentos de extrema felicidade.

Felicidade é saber o que queremos e abraçar cada dia com gratidão e fé. Escolha tornar cada dia o mais feliz da sua vida. Observe quantos motivos você tem para ser feliz e encontre a chave para nunca perder a sua felicidade. Não espere ser completamente feliz todos os momentos, situações difíceis existem, mas não são definitivos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a Dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *