Como Agir Quando Descobrir Que o Pai Tem uma Amante

Existem muitas situações familiares que dizem respeito única e exclusivamente ao casal e os filhos não devem se intrometer no assunto. Porém, existe um caso muito delicado e que merece uma atenção muito especial: o que fazer quando um filho descobre que seu pai esta tendo um caso com outra mulher? Ele deve contar para a mãe que seu pai tem uma amante?

Dificíl Decisão

Dificíl Decisão

Relacionamento dos Pais

A relação familiar deve ser baseada no amor e respeito entre seus membros. Cada um ocupa uma posição dentro desse núcleo familiar. A função dos pais é educar seus filhos e fazer com que eles se transformem em cidadãos felizes.

No entanto, em relação ao casal o tipo de relacionamento é diferente, pois é de um homem e uma mulher que se amam, independente do amor que eles sentem pelos filhos. Dentro desse contexto, quando um dos filhos descobre alguma traição por parte de um dos pais, eles ficam magoados e tristes como se a traição fosse com eles. Mas, por que será que isso ocorre?

Existem vários relatos de casos nos quais, os filhos descobriam que o pai tinha uma amante e eles agiram de modo diferente: em um dos caos o filho contou a mãe, e na outra situação o filho preferiu ficar calado, e não falou sobre a traição do pai para sua mãe. Veremos as implicações de cada uma dessas situações.

Quando o filho Não Diz a Mãe que o Pai Tem uma Amante

Quando um filho descobre que o pai tem uma amante e decide não contar a sua mãe ele pode ter duas razoes para proceder dessa forma: em primeiro lugar ele não gostaria de magoar sua mãe, ou então ele acredita que essa mulher com quem o pai está tendo um caso é somente uma diversão passageira e tudo voltará ao normal.

Quando o filho ama demais sua mãe e decide não contar a traição do pai, pode surgir nele um sentimento de revolta contra essa situação, pois ele acredita que a mãe não merece ser traída dessa forma pelo marido.

no images were found

Nesse momento pode ser criado um conflito familiar ainda pior do que se ele tivesse dito a verdade para a mãe, pois o filho pode passar a não respeitar mais seu pai, e o ambiente familiar pode assim se tornar bastante desagradável.

Por outro lado quando o filho acredita que o pai só está se divertindo com outra mulher, e que essa situação é passageira pode estar subestimando esse relacionamento extraconjugal que no futuro poderá se tornar algo de muito sério, e a mãe acabar sendo abandonada pelo marido, sofrendo ainda mais.

Quando o Filho Decide Contar a Mãe que o Pai Tem uma Amante

Existe uma situação na qual os laços afetivos entre a mãe e seus filhos são muito fortes, e por isso, quando eles descobrem qualquer traição por parte dos pais com certeza irão contar para suas mães. Nesse caso dois aspectos devem ser considerados:

Em primeiro lugar se o filho contar a mãe ela pode ter uma discussão muito séria com seu marido e o casamento terminar em divórcio, ou no segundo caso, se a mãe em questão for uma mulher passiva ela pode aceitar esse fato, mas ficar profundamente magoada com o marido, preferindo continuar casada mesmo sabendo que está sendo traída.

Para os filhos, ambas as situações são muito difíceis de enfrentar, mas algumas questões eles devem levar em consideração, no momento de decidirem se pretendem ou não contar à mãe que o pai a esta traindo com outra mulher. Veremos agora quais aspectos importantes são esses.

Aspectos a Serem Considerados Pelos Filhos no Momento de Decidir Contar Sobre a Traição do Pai

– Em primeiro lugar talvez seja o caso do filho conversar com o pai sobre ao assunto, se ele tiver uma educação baseada no diálogo entre os membros familiares. Talvez o pai tenha alguma explicação convincente par aquela situação e prometa acabar o relacionamento extraconjugal, caso o filho não conte nada para a mãe.

Talvez a amante não signifique nada para ele e assim, se o filho decidir não contar a traição, as coisas podem voltar a ser com eram no passado, antes da existência da outra mulher.

– Outro aspecto importante nessa situação é quando o filho decide não contar para a mãe, a fim de não magoá-la, mas passa a sentir muita raiva do pai, pelo que ele vem fazendo com sua mãe.

Nesse caso o filho deve refletir até que ponto ele pode se intrometer na vida de seus pais e, principalmente ele deve arrumar um jeito de resolver a revolta e a raiva que sente do pai, mesmo que precise de uma ajuda psicológica, pois fatalmente em algum momento a mãe irá perceber que algo não está muito bem entre os pais e o filho e ficar desconfiada, sendo muito pior que ela descubra a traição por ela mesma, pois nesse caso ela poderá se sentir duplamente traída pelo marido que arrumou outra mulher, e pelo filho que não lhe contou nada.

– Alguns filhos são mais cautelosos na hora de tomar as suas decisões e preferem ficar a parte desse conflito, pois acham que ele só diz respeito aos seus pais. No entanto, alguns filhos são habilidosos e começam a conversar com a mãe, dando algumas pistas que o marido pode estar tendo um caso com outra mulher.

Dessa forma os filhos se sentem aliviados, pois eles não contaram sobre a traição, mas também não deixaram sua mãe ficar totalmente enganada, pois eles despertaram nelas com algumas questões, várias dúvidas sobre a fidelidade do marido.

Os filhos devem avaliar com muita cautela se contar para a mãe que o pai esta tendo um caso com outra mulher, irá beneficiar o ambiente familiar e trazer paz a todos eles. Na realidade o relacionamento do casal só deve dizer respeito aos dois, apesar dos filhos serem parte dessa relação.

Toda e qualquer decisão sobre essa questão deve ser muito bem avaliada para que mais tarde os filhos não se arrependam do que fizeram, e os pais separados ou não, não venham a sofrer por um momento de fraqueza que um deles teve.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a Dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Estou muito abismado com a situação vendo fotos e conversas com outra mulher e não sei oq fazer…obs : minha mãe acabou de tirar um tumor cerebral e esta se reabilitando !!! Mto obg

    João Victor 22 de setembro de 2013 21:05
  • Tô passando por isso é muito difícil…Meu pai fica conversando até altas horas da noite com outra mulher…E ñ tenho coragem de contar pra minha mãe…Tô muito triste e decepcionada com ele 🙁 🙁

    Taina 2 de outubro de 2014 16:52
  • Estou passando por isso..Li as conversas do meu pai e fiquei bem decepcionada com ele,ñ tenho coragem de falar pra minha mãe tá muito difícil conviver com ele 🙁 🙁 Estou arrasada

    Taina 2 de outubro de 2014 16:57
  • Eh muito triste passando por isso tbm fotos do porco no motel.traicao algo serio nao tem perdao,falar pra minha mae nao tenho coragem.tenho mais vontade de descarregar um oitao na cara dele..:-)

    diego 14 de dezembro de 2014 21:37
  • Eu tava tomando banho aí eu ouvi um barulho suave aí eu disse o meu pai nunca falou suave aí na hora que entrei no quarto ele desligou o cll mas acho q já apagou a chamada

    Neto nobre 24 de Maio de 2015 15:43
  • Eu sou uma adolescente em crise. Recentemente cortei eu mesma o meu cabelo e minha mãe ficou preocupada, estou me vestindo de preto e estou mais anti-social. Hoje descobri uma troca de mensagens do meu pai com outra, ele dizia q ela o deixava excitado e coisas impróprias para menores de 18. Eu descobri isso pois ele deixa seu face aberto e simplesmente vai em bora. Eu não sei se conto ou não para minha mãe, eu como uma pessoa sensível tenho medo de começar a chorar e não conseguir contar, se não conto e passo a ser fria e odiar o meu pai ou mandar mensagens anônimas para o meu pai até ele revelar se está traindo e depois ameaçar a puta “bjs no seu pau duro” ela mandou ISSO para ele ou até dar uma de arqueiro (arrow) “você falhou com essa cidade” ok isso é exagero, mas ele está iludindo a minha mãe eles já têm 14 anos de casados! Pf me ajudem.

    Helena 15 de julho de 2015 4:54
  • homens são todos lixos

    homem é tudo lixo 5 de Janeiro de 2016 15:03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *