Exigente Demais no Amor? Dicas Para Estar Bem Mesmo Sem o Príncipe Encantado

Ele é lindo, inteligente, educado, sincero, mas tem um cabelo horrível. Ela é romântica, apaixonada, econômica, mas tem um mal gosto para roupas imenso. Por um motivo ou outro você acaba dispensando uma pessoa bacana por um defeito. Se você é adepto deste comportamento, considere-se uma pessoa difícil de agradar, uma pessoa exigente no amor.

Boa Aparência

Ser exigente no amor não é uma características compartilhada por poucos. Muita gente quer selecionar a dedo o seu companheiro, ter a pessoa dos sonhos do lado e acaba escolhendo tanto que se torna bem exigente. Você quer alguém mais bonita, alguém mais charmoso e sempre acha que o seguinte pode ser melhor e acaba ganhando a fama de exigente demais. Será que vale a pena escolher tanto e acabar sozinha?

Quando Ser Exigente Demais é Mais Que Direito

Com relação à escolha do parceiro, podem existir dois tipos de pessoas: as que escolhem bastante seu parceiro e as que não escolhem. Algumas simplesmente acreditam que merecem o que está na sua frente. É o famoso ‘conformismo’, no qual as pessoas acreditam estarem tendo o melhor da vida com o companheiro escolhido.

Escolher demais pode ser um problema, mas não escolher pode ser um maior ainda. Acreditar que aquela pessoa que tem tantos defeitos e você odeia é tudo o possível na sua vida é pensar por uma vertente tão negativa que pode tornar uma vida inteira infeliz.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gG4-HqNWFW8[/youtube]

Todos podemos escolher o mais agradável aos olhos a nossa vida. É normal, é comum, é aceitável e necessário. Viver com alguém ou uma características de personalidade não agradável a você só poderia ser pior se fossem mais de um defeito. As vezes é preciso sim escolher um pouquinho e dosar o quanto você consegue viver com aquele parceiro, seja ele homem ou mulher, e o quanto é aceitável fechar os olhos para alguns pontos.

Será que Estou Sendo Intolerante?

Você não precisa escolher o primeiro ou primeira que surge, mas ser intolerante demais a pequenos defeitos do outro é um ponto negativo. A exigência não é vista como um ponto positivo na vida nem dentro e nem fora do relacionamento por ser bastante associada a intolerância.

Todos precisamos ser um pouco mais relevantes com os defeitos do outro. Todos possuímos defeitos exigir demais não é apenas ir em busca da perfeição, mas procurar um ser humano em padrão talvez nem existente na sociedade. É também não admitir os erros do outro e os seus próprios, saindo em busca de um conto de fadas mas sem possuis você mesmo as características de uma princesa.

Pense sobre isso antes de dizer não ao outro ou rejeitar um grande relacionamento. Se encontrar algo desagradável, pense:

  • Posso conviver com isso?
  • Também tenho defeitos que ele não aceita.
  • Todos somos seres em constante aprendizado e mudança. Ele ou ela pode mudar e eu terei me arrependido de ter dispensado por algo tão bobo.

Cuidado com as Exigências Durante a Relação Estabilizada

Todo mundo quer ter o ser perfeito ao seu lado. Quer ir aos locais que curte, sair apenas com quem deseja e ter uma pessoa bem vestida ao lado sempre. Este são apenas alguns dos pequenos mimos exigidos por alguns companheiros. A lista pode ser bem grande de exigências de um parceiro para outro. Mas seria certo isso?

Antes de mais nada, não pense que com a relação estável você poderá mudar todos os defeitos do outro. Será seu grande erro pensar assim. Já pensou em alguém te dizendo como vestir, como andar e como falar? Seria mais ou menos assim a forma de tratar sua obra de tarde. Ninguém merece ser moldado ou tratado como uma obra em eterna construção.

Cuidados com as Exigências

Parece um conselho estupido, mas muitas pessoas pensam que defeitos e exigência fazem parte do relacionamento. Grande engano. É maldoso estar investindo em alguém desejando ter alguém como nos seus sonhos. Cada um deve ser respeito como é, como pensa e como age. Ter mudar isso é faltar com o respeito do livre arbítrio do outro de estar com quem deseja e quando deseja.

Ter um Companheiro Perfeito Pode ser Cansativo

Algumas pessoas, de fato, consegue moldar tanto o parceiro que este com a estabilização da relação não é nem sobra do seu ser solteiro. Mas pode não ser bacana agir assim. Ter um boneco ao lado moldado e perfeito pode parecer bacana, mas com o tempo cansa. Você terá um humano adestrado para pensar como você, agir como você deseja e, na hora de ter uma opinião, qual seria a real forma de pensar?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pJK6AIN9W8I[/youtube]

Pense na situação a ser narrada a seguir. Você vai viajar para a cidade sonhada por anos. Quer o companheiro do lado. Este sabe do seu inconformismos de ser contrariado e sempre vai dizer sim a tudo. Foi adestrado para isso por anos. Vocês saem juntos, divertem-se bastante. Curtem a vida. Ele sempre mostrando um sorriso. A felicidade do outro é mesmo verdadeira ou ele está fingindo para lhe agradar?

Estar com alguém adestrado tem seus contras em relação a uma frustração pessoal. Você compra um presente que acredita que ele vai gostar. Entrega com todo carinho e sempre vai encontrar uma resposta afirmativa. Ele gostou mesmo ou não?

Certas exigências na relação podem ser desvantajosas e uma delas é inibir a personalidade própria do outro. Algumas pessoas são tão exigentes que apagam o parceiro com completo, inibindo sua vontade própria. Pode parecer satisfatório ter tudo o desejado nos primeiros meses, mas com anos de relação você pode estar casado com uma sombra, um reflexo no espelho de você mesmo e seu poderio vai embora.

Dando a Liberdade de Tentar a Si Mesmo

O outro não é tudo o que você sonhou, mas quem é perfeito, não é mesmo? Pense sempre nisso quando for descartar uma boa amizade ou um namorado bacana. Você possui defeitos, ele também. Tolerância é mais admirada por um parceiro que força para exigir suas vontades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a Dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *