Noivinhos Diferentes de Bolo

A História dos Noivinhos de Bolo

No decorrer da Idade Média, teve início o uso dos bolos para casamento com etapas ou andares, suprindo o costume da época no qual cada convidado trazia para a festa um bolo, e os mesmos eram empilhados uns sobre os outros. Há época, esse costume representava uma boa fortuna, assim que os noivos tinham a habilidade beijar-se em cima dos bolos, sem com isso os mesmos fossem derrubados.

A partir do início do século XVII o bolo de casamento passou a ter aparência que conhecemos atualmente. Hoje, essa tradição está refletida num bolo repleto de andares, contando no mínimo com três deles, sempre contando com uma representação dos noivos no topo, fazendo a substituição da cena em que os noivos se beijavam sobre o amontoado de bolos.

Os bonecos em cima dos bolos surgiram no ano de 1840, na Inglaterra, durante o enlace do Príncipe Albert e da Rainha Vitória. O casal resolveu trocar os tradicionais enfeites por um lindo casal de noivos em miniatura, simbolizando união e amor do casal real. A partir disso, a Rainha, mesmo sem intenção, acabou lançando uma tendência que não se perderia com o passar do tempo. Assim se deu uma tradição secular e bela nos casamentos.

A réplica dos noivinhos do Rei e da Rainha acabou se tornando um artigo bastante procurado nos Estados Unidos e no decorrer de décadas, os noivinhos reais passaram a ser usados pelos norte-americanos. O seguimento responsável pelos casamentos sempre ligado nas tendências buscou inovar nesse quesito, aprimorando e criando diversos e diferentes modelos para chamar a atenção das noivas que estavam à procura de novidades.

Apenas na década de 90 é que esses detalhes do bolo aportaram em terras brasileiras,  e chegaram com ares de novidade que traria encanto e animação aos olhos das já estressadas noivas. Tinha inicio a era dos noivinhos de biscuit, a famosa porcelana fria.

Assim, artistas plásticos e artesões passaram a se especializar na fabricação de diferenciados artigos que fossem ao encontro das noivas brasileiras. O sucesso foi tão estrondoso que até atualmente os noivinhos  conseguem encantar e divertir os convidados por todo o Brasil.

Hoje, o mercado de noivos de topo de bolo conta com inúmeros estilos, desde aqueles mais tradicionais até os mais inusitados, despojados e divertidos. E, da mesma maneira que aconteceu no casamento da rainha Vitória, os noivos do século XXI querem ver sua união e seu amor representados sobre seu bolo, açúcar a mais em suas vidas.

Ainda que a tradição seja tradicional, a utilização dos noivos sobre o bolo, apenas nos mais modernos enlaces é se passou a difundir e a usar os “noivinhos” como destaques no bolo de casamento, e não apenas como uma coisa a mais. Atualmente a diversidade de modelos de casais no bolo é bastante grande, sendo que os mais pedidos e usados são aqueles feitos à base de resina, porcelana fria, e Lladró, todos fabricados com bastante cuidado e requinte, e com especial atenção aos detalhes, que fazem toda a diferença em qualquer ocasião.

Podemos até salientar que a utilização dos topos de bolo não é apenas privilégio de bolos de casamento, o costume acabou se estendendo a todos os tipos de comemorações, temas e festas.

Os Noivinhos no Brasil

Como já mencionamos anteriormente, os noivinhos de topo de bolo passaram a ser usados no Brasil a partir de 1990, chamando a atenção para o bolo e seus personagens. Antes eram feitos de porcelana comum, mas depois passou a ser usado na fabricação o biscuit e a imaginação dos artesãos ganhou força, encantando a todos que viam os bonequinhos.

As pessoas passaram a trazer inovação, fugindo assim da mesmice clássica e romântica daqueles bonequinhos estáticos e sem vida, como se fossem estatuetas diminutas. Mas nada comparável a hoje,  que podemos observar noivinhos impressionantes, que vão de figuras super-realistas a divertidas caricaturas que podem ser impressos em 3D, confeccionados a partir dos noivos reais.

Noivinhos de Topo de Bolo

Geralmente os modelos dos bonecos têm a ver com a vida do casal, demonstrando aquilo que eles gostam de fazer ou têm o sonho de fazê-lo. Isso pode ser bem especificado quando assistimos ao programa Entre Tapas e Beijos, exibido pela Rede Globo. Na abertura logo se vê vários tipos de noivinhos de bolo, um mais divertido que o outro, e fazem referência ao tipo de vida amorosa que o casal leva.

Muitos fazem topo de bolo com menção a esportes radicais, ambos numa bicicleta, com a noiva trazendo o noivo pela gravata; um com o computador na mão e o outro com o celular, fazendo clara referência sobre a influência da tecnologia na vida conjugal e muito mais. Claro nesse meio todo há os modelos clássicos, que somente apresentam o noivo e noiva numa posição de glamour, com ela no colo dele ou de mão dadas.

Fato é que, de um jeito ou de outro os noivinhos acabaram se tornando parte integrante da festa, e não podem ficar de fora de modo algum, e com isso contam os artesãos que são especializados nessa arte. Os noivinhos, em sua grande parte, são confeccionados de modo artesanal e feitos com biscuit, moldados em seus detalhes mais simpáticos e originais, dando para reconhecer logo de cara nos bonecos, os noivos.

Mas como são bonecos originais, precisam ser feitos com antecedência. Então, se você pretende se casar é quer fazer parte do fã clube das noivas que enfeitam o bolo com noivinhos, é bom encomendar seus bonecos logo, senão o artista não terá tempo hábil para confeccionar o seu.

Caso não tenha ninguém em sua cidade que possa fazê-lo, na internet há inúmeras pessoas que podem fazê-lo, a um preço justo e muito bonito. Mas antes de contratar o serviço procure se certificar de que a pessoa é confiável, pois em se tratando de internet, todo cuidado é pouco.

Aproveite sua festa e mande fazer um lindo boneco para enfeitar seu bolo, mas não precisa casar para isso, pode ser festa de aniversário, chá de bebê ou de cozinha, o que vale é a brincadeira e a diversão.

Em praticamente todo bolo de casamento há os tradicionais noivinhos, no entanto há alguns muito diferentes e até mesmo engraçados. Se você é bem humorada e procura algum diferencial para seus bonequinhos de bolo de casamento, aqui vão algumas sugestões de noivinhos diferentes para se colocar em bolos, alguns irreventes outros bizarros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noivinhos de Bolo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • oi eu busco um noivinho deitado e a noivinha com o pe (com sapato) em cima da barriga do noivo, a perna da noivinha está um pouco a mostra, se possivel gostaria de receber essa imagem no e mail pra que se eu gostar possa encomendar um, obrigada

    tamires 17 de Maio de 2010 23:16
  • A ideia que tenho é de um noivo dentro de um caminhao tanque puxando pelo veu da noiva que esta embaixo de costas para ele, tb gostaria de receber a imagem por e-mail, no intuito se gostar de encomedar, obrigada!

    Selma Bezerra 22 de setembro de 2010 19:47
  • Queria saber por quanto ficaria o o enfeite 05 do noivo arrastando a noiva seria para enviar para o cep 35190-000 me responda o mais rapido possivel

    fernando 4 de Maio de 2012 17:10
  • Ola gostaria de saber quanto fica o numero 12 para o cep: 04191-190
    Preciso para sábado dia 28/09/13.

    paulo cesar 25 de setembro de 2013 17:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *