O casamento é um conto de fadas, principalmente para as noivas. E a história que levou o casal até o altar é feita de descobertas como se ele sabe cozinhar, se é um homem romântico, que tem características de que será um bom pai e por aí vai. Mas, até mesmo o sonho mais romântico deve ter um lado racional, em se tratando de casamento, além da beleza da cerimônia e da expectativa dos lindos anos que o casal passará junto é preciso fazer os exames pré-nupciais para noivos e noivas.
Exames Pré-nupciais: Check-up Íntimo
Pouco se fala nos exames pré-nupciais, não existem números que comprovem, mas parece que poucos casais também os façam. Porém, o ideal é que antes de um casal assinar a documentação dentro de um cartório e terminar na igreja diante do padre ou em qualquer outra celebração religiosa, seria de grande importância fazer os exames pré-nupciais.
Pode parecer estranho sair fazendo exames para comprovar que estão “aptos” para casar, mas é bem simples, pois existe um pacote deles exatamente para esse caso. Não pense que essa é uma opção somente para as mulheres que deixaram para perder a virgindade na noite de núpcias. Os especialistas dizem que vale a pena fazer um esforço e se submeter a esses exames, mesmo depois de várias noites de sexo com o seu parceiro. Segundo eles, os exames podem evitar surpresas desagradáveis no futuro do casal.
O Motivo de Optar Pelos Exames Pré-nupciais
Os especialistas dizem que o casal pode encarar os exames pré-nupciais como uma forma de garantir a saúde, pois, pode sim, que um ou os dois tenham algum problema e não saibam. Todos sabemos que em medicina, o quanto antes se descobre, melhor é para encontrar a cura.
A consulta para os exames pré-nupciais deve ser feita em um clima de muita confiança entre paciente e médico. Um momento para que noivo e noiva, separadamente, possam tirar todas as dúvidas, desmistificar mitos.
No caso da noiva, por exemplo, algumas verificações que fazem parte desse “pacote” de exames pré-nupciais podem auxiliar para que no futuro ela passe por uma gravidez tranquila ou pelo menos, conhecendo os perigos ou distúrbios que possam ocorrer.
Por outro lado, alguns casais sustentam o medo de descobrir algo desagradável próximo ao grande momento da vida a dois, como por exemplo, uma doença sexualmente transmissível.
Não há dúvidas de que seria uma situação difícil de ser gerenciada pelos noivos, explicam os psicólogos especialistas em terapia de casal. Porém, é uma “guerra” que eles precisam a lutar juntos, já que resolveram assumir um compromisso de estarem juntos, vivendo um para o outro.
Como Se Comportar Diante dos Resultados dos Exames
Se tudo der certo é perfeito, isto é, se o resultados foram ótimos, sem nenhum problema, não há nada com que se preocupar. Porém, o casal não pode partir do princípio que terá o melhor resultado. Eles devem lidar com a possibilidade de resultados que indiquem um problema para um ou para outro e precisam apoiar um ao outro. Imagine que a noiva, por exemplo, recebe a notícia que terá grandes dificuldades para se tornar mãe.
Apesar dos resultados se tornarem um grande ponto de interrogação, o medo de que alguma coisa não dê certo, é muito importante fazer os exames e evitar algum tipo de complicação posterior. Eles devem ser vistos como uma forma de evitar problemas futuros ou já se previnir para lidar com eles.
Exames Pré-nupciais: Quais São?
É um check-up íntimo e com exames específicos para o noivo e para a noiva. São os seguintes:
1- Exames pré-nupciais para a noiva
-
Papanicolaou ou Colpocitologia oncológica (o médico irá decidir qual, segundo ele, é mais indicado com base no seu histórico de consultas)
-
Hemograma completo que servirá para analisar: células da coagulação (plaquetas), se existe alteração dos glóbulos brancos e se a paciente apresenta anemia. O resultado pode apontar para uma determinada doença ou alguma coisa que pode ser transmitida pela mãe para o filho durante a gestação.
-
Tipo sanguíneo servirá para identificar a que grupo você pertence e com o tipo do marido é possível saber se isso acarretará em riscos para a gravidez e ou durante o parto.
-
Reações sorológicas para sífilis: caso a mulher tenha a doença e não sabe, pois não apresenta sintomas. Com o resultado, o médico indicará um tratamento imediato, que permitirá a cura.
-
Sorologia para rubéola: caso a paciente não seja imune a doença deverá ser vacinada e esperar que passem 3 meses para engravidar. É um modo de proteger o feto quando ela ficar grávida.
-
Exames para identificar se existe a presenção do vírus B ou C da hepatite. Caso o exame dê negativo ela deverá tomar a vacina para evitar a doença, se for a hepatite B. Porém, no caso do vírus C não existe vacina.
-
Teste do HIV que para ser feito o médico deverá ter o aval do paciente. Quanto antes for detectada a doença, melhor será, pois é importante dar início ao tratamento o quatno antes. Além disso, a noiva deverá, em caso de gestação no futuro, ser orientada pela médico.
-
Para identificar se existem infecções que não apresentam sintomas e podem ser tratadas, a noiva deverá fazer exame de sedimento urinário.
-
Várias doenças causadas por parasitoses e que são assintomáticas podem ser descobertas através de um simples exames de fezes. Apesar de parecerem inofensivas são doenças que podem causar graves problemas no futuro.
2- Exames pré-nupciais para homens
Assim como as noivas, os noivos também devem se submeter a alguns exames, que são basicamente os mesmos que os da noiva, com pequena diferenças. Veja quais são!
-
O hemograma completo para detectar as mesmas doenças que foram citadas para as noivas.
-
Exames de sedimento urinário cujo objetivo também é o mesmo do que busca no caso da mulher.
-
Exames de fezes também para identificar se existem parasitoses.
-
Exames para identificar se o noivo é portador do vírus HIV, da sífilis ou de uma das hepatites.
-
A tipagem sanguínea para comparar com a da noiva.
-
Espermograma que é fundamental para o casal que pretende ter filhos. Com ele o médico conhecerá a capacidade de fertilidade do paciente.
Antes da realização do casamento, o noivo e a noiva devem passar por uma série de exames médicos, para que possam entrar nessa nova fase de seu relacionamento sem preocupações. Para a mulher, é interessante fazer um acompanhamento ginecológico com seu médico de confiança, além de testes preventivos de DSTs e similares.
Já para o homem, testes também são uma boa ideia – isso garante que nenhum dos dois estará colocando seu parceiro em risco. Para os casais que pretendem ter filhos logo, é bom também que façam um acompanhamento no sentido de verificar a fertilidade do casal, e quais complicações podem vir a surgir através de uma gravidez.
Esses testes são mais do que apenas algumas seguranças a mais: eles são para a proteção do casal, e para que os dois iniciam essa nova etapa de sua vida felizes e saudáveis.