Um dos momentos mais bonitos de uma cerimônia de casamento é aquele em que entram as daminhas e os pajens a frente da noiva. Muitos casais preferem ter um par de crianças para desfilar na frente da noiva. Uma das crianças deve abrir caminho para a noiva enquanto a outra criança deve levar as alianças.
Contudo, quem não deseja essa configuração tradicional pode contar com alternativas. Para te ajudar a definir como tornar esse momento mais especial e único vamos dar dicas sobre as daminhas de honra. As dicas a seguir vão te ajudar a escolher melhor as crianças e também vão abrilhantar o casamento. Tire as suas dúvidas a respeito da escolha das roupas, da idade das daminhas e dos pajens.
Dicas Para Escolher Daminhas de Honra e Pajens
A Idade Ideal
A idade da criança é muito importante, a escolha de crianças muito pequenas pode ser prejudicial para o andamento da cerimônia uma vez que os pequenos podem “travar” no momento de entrar na igreja, pois podem ficar muito nervosos ou mesmo tímidos com todos os convidados os olhando. A dica dos especialistas em cerimônias de casamento é escolher daminhas e pajens que tenham entre 5 e 12 anos de idade.
As crianças também devem ter um grau de intimidade razoável com os noivos para que não fiquem assustados quando tiverem de entrar na igreja. Convide crianças que já tenham a compressão da importância do casamento, pois assim dificilmente desistirão no momento de cumprir o seu papel.
Como Escolher?
Para alguns casais fica difícil escolher o pajem e a daminha de honra por terem muitas crianças na família ou muitos amigos com filhos pequenos. Nessa situação é necessário conseguir escolher, para começar você pode selecionar as crianças por nível de intimidade que tem com os noivos. Escolher as crianças pela afinidade e proximidade que tem com os noivos é uma maneira de não deixar os pais chateados.
Quantidade
Outra dúvida que é frequente entre os casais diz respeito a quantidade de pajens e daminhas que podem ter na cerimônia. De uma forma geral não existe uma regra que determine uma quantidade X, mas os noivos devem levar em consideração o espaço que a igreja fornece assim como o local da cerimônia para que se possa ter uma harmonia visual e de estrutura para o evento. O mais interessante é contar com um pajem e uma daminha ou então um pajem e duas daminhas. É possível ainda optar por ter somente o pajem ou somente a daminha.
Roupas dos Pajens e Daminhas – Quem Paga?
Quando os noivos convidam as crianças para serem pajens ou daminhas devem oferecer o pagamento dos trajes, isso é de bom tom de ser feito. Contudo, se os pais das crianças tem boas condições financeiras não tem problema deixar que eles custeiem as peças. O que é regra é que os noivos paguem as despesas do cabelo, almofadinha (ou outro objeto que o pajem carregue) e buquê.
Ensaio das Crianças
O mais indicado é fazer um pequeno ensaio com as crianças no dia da cerimônia. Para isso peça aos pais das crianças que cheguem com 45 minutos de antecedência para que os pequenos possam ensaiar com a cerimonialista. Pode ser que ao ver a igreja cheia as crianças se assustem, mas se tiverem ensaiado antes os problemas já tem menos chances de acontecerem.
Uma dica bem importante para evitar que as crianças chorem no momento de entrar na igreja é manter a mãe delas posicionada na frente perto dos noivos. As mães podem chamar de forma discreta os filhos de maneira que eles percorram a igreja com mais segurança.
Pajens e Daminhas Adultos – Pode?
Alguns casais desejam convidar para fazer o papel de pajem e daminha de honra adultos ao invés de crianças. Em geral os noivos que escolhem adultos o fazem porque essas pessoas acompanharam o relacionamento desde o início e o pajem trazendo as alianças e a daminha abrindo caminho para a noiva tem grande representatividade. Ter pessoas que são importantes para o casal é o que mais importa então é válido escolher adultos.
Em países como Estados Unidos e da Europa é muito comum escolher adultos para essas funções. Um exemplo bem interessante é o do casamento do Príncipe William e de Kate Middleton em que os noivos escolheram os seus respectivos irmãos para ser pajem e daminha. Quando são adultos a cumprirem essa tarefa o papel ganha mais importância já que o pajem pode ajudar o noivo e a daminha a noiva nos preparativos da festa e até mesmo na escolha das roupas. Alguns casais aproveitam para fazer uma homenagem aos avós, por exemplo.
Escolha da Roupa Ideal
A escolha das roupas do pajem e da daminha é muito importante, pois eles não devem chamar mais atenção que os noivos e não parecem caricatos para a função. A dica para não errar a mão nas roupas é preferir tons pastel e mais discretos em particular para os casamentos realizados durante o dia. Nos casamentos que são realizados a noite é possível escolher peças que tenham bordados, brilhos e rendas.
As roupas devem ser confortáveis para as crianças já que depois da cerimônia os pequenos vão querer se divertir. É interessante que as roupinhas do pajem e da daminha combinem com a roupa doa noiva e também com os tons da decoração e também do buquê. Procure ter detalhes nas roupas que conversem com a decoração para que fique mais harmonioso. Os pajens podem usar uma roupa igual ao do noivo.
Conversa
Quando os pajens e daminhas são crianças é interessante que os noivos conversem com os pequenos antes da cerimônia para lhes dizer qual a importância do casamento e porque eles tem uma função chave. As crianças gostam de saber que são uma parte importante de um grande acontecimento, só tenha cuidado para não assustar os pequenos. Ressalte que as pessoas que estarão na igreja são amigos e familiares então eles não estarão sendo observados por pessoas estranhas.
Antes da troca de alianças entre os noivos a igreja inteira se vira para ver a entrada das daminhas de honra. Portanto é importante que ela esteja bem preparada para essa entrada, bem como linda. Existem diversas opções de vestimenta para daminhas de honra, algumas coloridas e outras na brancas, na cor do vestido da noiva. Confira algumas opções.