Gravata Branca para o Noivo

Dicas Para O Noivo Escolher Seu Look Para O Grande Dia

É muito comum que ao se pensar em um casamento o primeiro item que vem a cabeça é o vestido da noiva, item esse que sempre é rodeado por muito planejamento, busca de referências, decisões e cuidados na escolha, sendo necessário sempre várias provas e ajustes até que se chegue em um resultado final adequado. É por esse motivo que muitas vezes o look do noivo acaba sendo deixado de lado, mas o que aconteceria no mundo perfeito é que as atenções seriam equilibradas e assim o enfoque seria tanto para a noiva, quanto para o noivo, evitando assim possíveis gafes e desarmonias no grande dia.

Ainda que essa não seja a principal escolha do casamento, a roupa do noivo não deve ser deixada para ser decidida de última hora, principalmente pelo fato de os homens serem muito desligados nesse sentido, precisando na maioria das vezes de ajuda de outras pessoas – que em várias situações pode ser até mesmo a própria noiva – para irem atrás de suas roupas. Por não serem muito ligados a esse assunto, pode ser que os homens nem mesmo questionem as roupas que são sugeridas pelas pessoas que estão opinando, o que pode fazer com que as pessoas ganhem uma certa autonomia nessa escolha.

Assim sendo, é de extrema importância que o look não fuja muito da personalidade do noivo e que o deixe confortável e seguro, acima de tudo. Com a cultura que temos hoje em dia é normal que essa decisão da roupa do noivo fique somente com a noiva, ou quando muito positivo, essa é uma decisão compartilhada, mas raramente o noivo assume essa responsabilidade sozinho. Mas como já foi dito, é de extrema importância que ele seja sempre consultado e que seus gostos e opiniões sejam levados em consideração.

Para que a escolha da roupa do noivo seja feita da maneira mais adequada possível é importante que se leve em consideração alguns fatores, como por exemplo o estilo que o casamento e a festa carregarão – se eles serão formais, clássicos, informais, modernos, vintages, simples, etc. – bem como o local onde serão realizados – praia, campo, salão de festas – e também o horário nos quais eles acontecerão, se será na parte da manhã, da tarde ou da noite.

Os casamentos que seguem a linha mais tradicionais e clássicas acontecem na maioria das vezes em locais fechados e durante o período noturno e nessas circunstâncias eles geralmente solicitam um pouco mais de sofisticação e de glamour. Tendo isso em mente, as opções mais comuns de roupas para o noivo nessas ocasiões são: o meio fraque, o smoking ou as casacas. Já a respeito das cores, o terno mais coringa é aquele de cor preto, cinza ou chumbo e para completar esse look a camisa e o colete – sendo esse utilizado principalmente como parte do terno – deixam tudo muito mais incrível e especial para a grande noite.

Casamento na Praia

Casamento na Praia

Já para casamentos na praia, que é um cenário alternativo, mas absurdamente lindo, existem duas principais vertentes: os casamentos um pouco formais ou totalmente informais. No primeiro caso – casamento na praia um pouco formal – o look ideal a ser utilizado são aqueles ternos que seguem uma paleta de cores claras, compostos por paletós de algodão ou de linho, juntamente com uma camisa – mas sem gravata – e com uma florzinha na lapela. Já nos casamentos na praia totalmente informais – que são aqueles onde se segue uma vibe de lual, com o pé na areia realmente, o estilo de roupa pode ser bem mais leve, tanto para os noivos, quanto para os convidados, e assim o mais indicado é um look constituído por uma calça de linho branca e uma bata ou camisa da mesma cor, ficando assim descontraído e lindo.

Outra possibilidade de estilo de casamento são aqueles realizados no campo, que assim como os da praia, podem ser informais ou um pouco mais formais. Assim sendo, os casamentos no campo que são realizados no fim da tarde / ao anoitecer abrigam muito bem a utilização de ternos de cores azul marinho ou grafite e aqueles que são realizados no período diurno combinam muito com ternos de cinza claro a cinza médio.

Para casamentos de estilo vintage – estilo esse que tem ganhado bastante o coração das pessoas ultimamente – os trajes utilizados pelos noivos são bem mais estilosos, seguindo, como o próprio nome sugere, um estilo mais antigo e clássico. Desse modo, a roupa do noivo pode ser constituída por itens como colete, suspensório e gravata borboleta, além de detalhes compostos de tecidos de estampa xadrez ou listrada, por exemplo. Um estilo de terno que também cai muito bem nesse tipo de situação são os ternos de corte slim, que são um pouco mais acinturados e levemente mais curtos.

Diferença Entre Os Principais Estilos De Looks Para Noivos

Estilos De Looks Para Noivos

Estilos De Looks Para Noivos

Como foi apresentado anteriormente, as principais vestimentas utilizadas pelos noivos são o fraque, o meio fraque, a casaca, o fraquete, o smoking e o terno, e as principais diferenças entre eles serão apresentadas logo abaixo, para tentar auxiliar na escolha dos noivinhos de plantão.

– Fraque:

Fraque

Fraque

Tirando o terno mais tradicional e clássico, o fraque é a segunda vestimenta mais utilizada pelos noivos, principalmente aqui no Brasil. Porém, é necessário que ele seja utilizado com um certo cuidado, já que ele é indicado somente para casamentos bastante formais. Esse tipo de terno conta com uma longa cauda – indo até aproximadamente a altura do joelho –  e com um corte triangular na parte da frente. As cores mais típicas são preto ou cinza para a calça e paletó e branco ou cinza para o colete.

– Meio Fraque:

Meio Fraque

Meio Fraque

Essa é uma vestimenta que surgiu no Brasil, funcionando como uma adaptação do fraque, sendo utilizada principalmente em casamentos que não são tão formais ao ponto de se tornar necessário a utilização do fraque completo.

– Casaca:

Casaca

Casaca

A casaca é tão formal quanto o fraque, sendo possível ser observada até mesmo em cerimônias de óscar e outras cerimônias de gala, como apresentações de orquestras, etc. Por esse motivo ele deve ser usado somente em casamentos noturnos e bastante formais.

– Fraquete:

Fraquete

Fraquete

O fraquete é como se fosse a versão escura do fraque, onde todos os itens: calça, paletó longo e colete, são pretos. Já a camisa social a ser utilizada deve ser necessariamente branca e a gravata preta ou prata. Essa é uma versão muito utilizada nos casamentos brasileiros.

– Smoking:

Smoking

Smoking

O smoking é um traje um tanto quanto controverso, já que muitas pessoas o acham muito formal e outras apontam que ele é muito indicado para ser utilizado tanto pelo noivo, quanto pelos convidados. As principais características desse traje são o paletó na cor preta, juntamente com uma lapela de cetim e uma calça preta com uma faixa também acetinada. A gravata mais utilizada é a borboleta, mas existem noivos que utilizam a de modelo slim preta e que também são bastante interessantes.

– Terno:

Terno

Terno

O terno é o nome que se refere ao conjunto calça, colete e paletó. A gravata – que é o foco do artigo de hoje – também é utilizada e ela pode ser das mais variadas cores, sendo as pretas as mais clássicas, mas as coloridas as mais indicadas para os noivos moderninhos. Essa é a vestimenta coringa na roupa dos noivos, sendo inclusive o estilo mais utilizado, já que os ternos são muito versáteis e adaptáveis.

Como O Noivo Deve Escolher Sua Gravata

Conforme foi apresentado acima, a gravata é um item que muitas vezes está presente nas vestimentas tradicionais de casamento que foram apresentadas e por isso ela deve ser escolhida de maneira adequada e harmônica, deixando assim o look do noivo totalmente incrível para o grande dia. Para que não existam erros o ideal é que a gravata seja escolhida com antecedência.

Assim como todo o restante do look, a gravata escolhida deve ser compatível com o gosto e a preferência do noivo, deixando o sempre confortável e seguro, já que nesse dia tudo deve estar de acordo com o nível de importância que esse dia exige, e é claro que um noivo elegante é um noivo confortável.

Gravata do Noivo

Gravata do Noivo

Existem quatro principais estilos de gravatas existentes, sendo elas a standart, a slim, a borboleta e a reta. A gravata standart é aquele modelo mais tradicional que são encontradas nos mais diversos eventos, sendo uma ótima opção para casamentos tradicionais e formais. A slim – que também é conhecida como skinny – é uma gravata semelhante a que foi inicialmente citada, mas um pouco mais fininha. É mais indicada para casamentos descontraídos e que possibilitam uma maior liberdade do noivo. Já a gravata borboleta é a mais indicada para aqueles casamento mais clássicos que pedem trajes mais elegantes e de gala, seguindo uma linha mais sofisticada. Por fim, a gravata reta é um pouco mais rara de ser encontrada, sendo mais “diferentona”. Assim como a slim, ela é indicada para casamentos mais informais, sendo inclusive possível de ser encontrada em tecidos como o tricô.

Não existem muitas regras na hora da escolha da gravata, sendo necessário principalmente o uso do bom senso na hora da decisão, analisando o look como um todo.

Noivo Usando Gravata Branca

Noivo Com Gravata Branca

Noivo Com Gravata Branca

Muito já foi falado sobre os estilos possíveis de gravatas existentes, porém, o foco do artigo de hoje é a gravata branca. Ela pode ser utilizada pelo noivo? É claro que sim! Basta que ela se destaque perante a gravata dos padrinhos e que ela também seja harmônica com o restante do look do noivo. Levando em consideração todo o restante da composição, com certeza ficará incrível.

As gravatas brancas e off white podem ser utilizadas facilmente em casamentos na praia ou no campo, onde as cores mais leves predominam, deixando assim tudo bastante harmônico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noivo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *