Gravata Fina
Típica do passado, daquela época em que as fotos antigas ainda retratam homens com ombreiras e gravatas finíssimas, as gravatas finas voltam com tudo nesta época, provando que até mesmo na moda masculina tudo é cíclico, por mais que não acreditemos nisso.
Este tipo de gravata, que tem apenas alguns centímetros de espessura total de um lado a outro, e que também já não costuma ser tão longa quanto a gravata tradicional, começou alcançando as ruas em looks femininos – como peça de acessório com um ar mais divertido – mas foi tomando as ruas também com os homens que tem muito estilo.
Para usar a gravata fina, no entanto, é preciso observar algumas regras, para que ela não pareça deslocada ou simplesmente atirada com o resto das roupas, sem preocupação.
Se a gravata fina for ser usada com terno, dê preferência aos ternos skinny – aqueles com lapelas mais finas e corte mais ajustado ao corpo. Com um terno tradicional, com lapelas médias ou grandes, ou mesmo com os ombros marcados por ombreiras, a gravata fina fica deslocada e estranha, dando um ar assimétrico que prejudica o efeito final mais clean que esse tipo de gravata tenta proporcionar.
Mas, é claro, a gravata fina não precisa ser usada apenas com terno: quanto mais fininha ela for, mais versátil ela se torna e, assim, pode ser usada, por exemplo, com jeans e uma camisa. A gravata aqui, em vez de dar um ar mais formal ao conjunto dá sim um ar despojado e jovem, por ser diferente e interessante, sem que a pessoa fique desarrumada.
Usar a gravata fina com uma jaqueta e camisa por baixo também é uma ótima ideia. A gravata quebra o ar comum do conjunto e dá uma graça diferente ao estilo já mais despojado, ajudando a criar um look diferente e elegante.
É importante lembrar, no entanto, que para usar a gravata fina precisa-se ter cuidado com as outras peças na roupa. Por ser fininha e, por isso, sem volume, a gravata fina pode simplesmente desaparecer em uma composição se as peças tiverem muito volume ou forem de tamanhos comuns. Aposte em um look clean e skinny para todas as peças, com calças de cortes retos ou ajustados às pernas, camisas mais justas, jaquetas ajustadas e ternos skinny com lapela pequena. Ou seja, use sempre elementos que mantenham a simetria de medidas pequenas e cortes retos, para que a gravata não se perca em meio ao volume das outras peças.
Cores discretas são sempre uma boa dica para as gravatas mais finas se a camisa usada por baixo for de cor clara. Para inovar nas cores da gravata, dê preferência a camisas de tons mais escuros.