A Madrinha de Casamento
Ser convidada para ser madrinha de casamento sempre é motivo de muita alegria, felicidade e honra, mas também deve ser encarado como uma responsabilidade, já que dentre tantas pessoas, os noivos optaram por escolher uma, e isso provavelmente diz respeito ao carinho, confiança e admiração que eles sentem.
O conceito e a função da madrinha são os mesmos, falando tanto sobre casamento, quanto sobre batismo de crianças, e ela é: ajudar e cuidar. Desse modo, quando uma pessoa é chamada para ser madrinha de um casal, ela deve entender que será seu papel ajudá-los e cuidar deles, visando sempre a harmonia e o amor dos noivos. Ela funcionará como uma espécie de guardiã.
A madrinha deve ser bastante presente na vida dos noivos, tanto na época do casamento, quanto no futuro, pois eles servirão como um ombro amigo do casal, seja nos bons momentos, ou nos mais difíceis. Na época do casamento, a madrinha deve ajudar no que os noivos precisarem a respeito dos preparativos do grande dia e até nas comemorações prévias, como por exemplo a despedida de solteiro, chá de panela, chá de lingerie, entre outras coisas. Auxiliar a noiva na escolha do vestido e do penteado e até mesmo o noivo na escolha de seu terno também pode ser função da madrinha, desde que seja solicitado, já que algumas pessoas podem preferir manter uma surpresa.
Já no dia do casamento em si, a correria pode ser ainda maior, principalmente para os noivos, que quase não veem o casamento passar, devido a tantos protocolos a serem cumpridos, como cumprimentar todos os convidados, resolver problemas de última hora, entre outras coisas. Por isso, também pode ser papel da madrinha acompanhar o casal nessa jornada, fazendo com que cada segundo do grande dia seja inesquecível.
Para o noivo, não só as madrinhas, mas sim os padrinhos de modo geral, podem tentar auxiliar em suas vestimentas e dar o nó na gravata, por exemplo. Já no altar, eles são responsáveis por eliminar o nervosismo e a ansiedade do noivo, distraindo-o e o deixando mais descontraído. Já na festa, os padrinhos e as madrinhas podem ajudar a passar a gravata coletando dinheiro e até mesmo a animar a pista de dança.
No caso da noiva, as madrinhas podem estar presentes em todos os momentos, desde a preparação da cerimônia até o fim da festa. A tradição de colocar os nome das amigas solteiras na barra do vestido da noiva deve ser executado por elas. Além disso, é fundamental que as madrinhas se atentem a todo instante na maquiagem e no penteado da noiva, observando se tudo está no lugar como o planejado, mantendo a noiva sempre belíssima. Nos momentos em que a noiva precisar ir ao banheiro, as madrinhas também devem auxiliá-la, pois o vestido de noiva e bastante pesado, e ela pode não conseguir ir sozinha. As madrinhas também devem ajudar a noivinha no momento de jogar o buquê e a animar a pista de dança e a festa como um todo.
Após o casamento as madrinhas também pode ajudar bastante, pois os noivos acabam tendo muita coisa para fazer e ainda precisam curtir a lua de mel. Por isso é muito interessante que as madrinhas se proponham a devolver o vestido de noiva – caso seja alugado – mandar mensagens de agradecimento as pessoas, entre outras coisas.
Vestido de Madrinha de Casamento
Além de todos os afazeres para ajudar os noivos no casamento – que foram citados acima – as madrinhas também precisam pensar na sua própria roupa e penteado para estar ao lado dos amigos no grande dia. Elas devem estar muito elegantes e bem vestidas, mas não podem chamar mais atenção que a noiva e nem tirar o brilho da mesma no altar.
Por isso, para não errar, a madrinha deve estar de olho nos itens que a noiva pode ter exigido, e também estar atenta ao horário, estilo e local da cerimônia. Tem se tornado comum a noiva restringir uma cor ou uma paleta de cores para os vestidos da madrinha, então caso isso exista, também deve ser respeitado. Caso não exista nenhuma restrição, cores como o branco e o preto devem ser evitadas, por uma série de regras de etiqueta. As madrinhas também devem evitar usar a mesma cor que as mães dos noivos.
Os vestidos das madrinhas devem ser feitos com tecidos nobres e requintados, como crepe de seda, mousseline ou gazar, que são tecido fluidos e leves. As rendas também podem ser utilizadas. Os brilhos e paetês muito intensos devem ser deixados preferencialmente para casamentos que acontecem na parte da noite. Já os vestidos curtos só devem ser usados em casamentos diurnos, mas mantendo sempre a classe.
Decotes muitos profundos e fendas muito grandes também devem ser evitadas, principalmente se o casamento for acontecer em um local religioso. Além disso, a noiva é a grande protagonista desse dia.
Vestidos Tomara que Caia Para Madrinhas
Os modelos tomara que caia, ou seja, aqueles que não possuem alças, são totalmente liberadas para as madrinhas, desde que ele não possua outros exageros, como fendas ou outros tipos de decotes. Para esse estilo também devem ser evitadas cores nudes, pois podem não deixar harmonioso com o ambiente. Caso a madrinha não se sinta tão segura e a vontade para usar esse tipo de vestido, ela pode usar uma segunda peça – pelo menos no casamento religioso – como echarpe ou um tipo de lenço nos ombros, deixando assim um look bem equilibrado.