Casamento
São celebrações religiosas ou civis entre duas pessoas que se amam. Atualmente não há em quase nenhuma cultura o casamento arranjado pela família, apenas em alguns países islâmicos e asiáticos. Em geral, é uma celebração do amor e da paz, cujos noivos decidiram passar toda a suas vidas juntos.
História
Os casamentos são datados de milhares de anos atrás, nas histórias das antigas civilizações as celebrações matrimoniais estão sempre acompanhando os registros de eventos importantes. Muitas vezes aconteciam por causa de fatores sociais como dinheiro, poder social e status. Por um período da história não era preciso consentimento dos noivos para a realização das cerimonias, apenas a autorização dos pais era o suficiente.
Com o passar dos séculos, a igreja católica ocidental instituiu que a noiva deveria consentir, mas por trás dessa determinação ainda existiam muitas famílias que arranjavam os matrimônios e isso aconteceu por muito tempo, até cerca de 100 anos atrás ainda era certo de acontecer.
No entanto, no último século houve uma grande evolução na questão dos casamentos, a mulher adquiriu poder de escolha, passou a escolher seu próprio noivo ou o poder de optar por permanecer solteira, os divórcios passaram a ser mais comuns e sem tantos impedimentos legais e houve a liberação do casamento gay na esfera civil, isso na grande maioria dos países, principalmente os do ocidente.
Os Vestidos de Casamento
Os vestidos de casamento mudaram muito ao longo da história e até hoje ainda variam muito de país para país. Na antiga Grécia as noivas casavam-se com seu melhor vestido em conjunto com uma coroa de plantas e ervas para trazer prosperidade, isso também acontecia no antigo Império romano, principalmente a tradição da coroa com ervas medicinais e que atraiam bons fluidos. No antigo Egito as noivas eram cobertas de ornamentos, pinturas, muito ouro e pedras preciosas, isso para mostrar todo o seu poder ou de sua família.
Durante a idade média na Inglaterra era muito comum as noivas usarem vermelho, cor que por muito tempo foi a cor da realeza. Na França geralmente casava-se com a cor da moda atual, por algum tempo tendo se usado azul para os casamentos. O vestido branco como conhecemos veio apenas com a rainha Vitória da Inglaterra que inovou e popularizou essa tendência.
Nas culturas orientais, ainda hoje é usual que as noivas de casem com vestes coloridas, principalmente na Índia e em alguns países tropicais da Ásia, como a Indonésia.
Madrinhas de Casamento
As madrinhas de casamento na história inicialmente tiveram sua origem na Roma antiga, onde para afastar os maus espíritos, as madrinhas ou amigas da noiva, tentavam se vestir igual a própria noiva, para assim espantar qualquer energia negativa direcionada a ela.
Depois no século XVI, quando a igreja católica passou a exigir testemunhas na hora dos casamentos, passaram a ser consideradas pessoas para ajudar os noivos e registrar o momento. Muitas damas de companhia tornavam-se as madrinhas e os cavaleiros ou homens importantes da corte, os padrinhos.
A tradição das roupas combinando também teve um auge na era vitoriana, pois além de inovar com seu vestido branco, a rainha Vitória combinou a roupa dos seus padrinhos e madrinhas com a mesma cor, tudo isso exibindo trajes altamente luxuosos, assim também passou a ser moda a combinação da cor dos vestidos. Essa tradição se firmou principalmente na Europa e nos países falantes do inglês.
No Brasil, até pouco tempo atrás não tinha regra nem costume quanto aos vestidos das madrinhas, sendo assim cada uma escolhia o modelo e a cor que desejasse. Atualmente os costumes vem mudando e em muitas celebrações o que se vê é todas as moças combinando a cor escolhida pela noiva.
Vestidos De Madrinha Na Cor Roxa
De uns anos para cá a cor roxa tem voltado aos desfiles de moda e às capas de revista, assim voltou fortemente às vitrines de todo o mundo. O roxo pode ser combinado com diversas outras cores como o azul claro e o verde, que contrastam e dão mais destaque ainda a esse tom.
O roxo é uma cor muito lembrada quando se pensa em espiritualidade. Segundo as tradições, o roxo significa a limpeza de impurezas e de sentimentos não desejáveis, tais como o ciúme e o medo.
Há muitas flores nas cores roxas, portanto muitas noivas que escolhem combinar as flores da sua decoração com os vestidos das suas madrinhas escolhem o roxo, principalmente em celebrações realizadas na praia ou na fazenda, que pedem temas alegras e com muitos itens da natureza em sua composição.
Todos os modelos de vestidos ficam bem com essa cor que pode ser escolhida em seus tons mais escuros ou mais claros, tal como o lilás que é um roxo bem clarinho e delicado.