Bem-Casado

Bem casado é um doce tão gostoso que deveria ter ali na padaria da esquina para vender, mas como ele carrega significados tradicionais, convencionou-se que fosse servido apenas em casamento. Pensando bem, por que será que um doce tão simples faz tanto sucesso?

A Arte do Bem Casado

Dentre as lembranças mais escolhidas pelas noivas está o bem casado, sendo sempre distribuído nos matrimônios e constitui um simbolismo forte de união, especialmente  em razão de seu sugestivo nome. Além de serem perfeitas lembranças ainda acabam se enquadrando em enfeites adoráveis e deliciosos.

O bem casado representa o compromisso e a união do casal que se comprometem em ter uma vida feliz, juntos. De acordo com a tradição, para que se consiga uma feliz união, é necessário que se ofereça a cada convidado um bem casado.

Já na tradição bíblica, quando o homem foi criado por Deus, o Adão, e posteriormente a Eva, após uniu-os como se fossem apenas um só. O bem casado simbolicamente exemplifica essa união, a junção de duas partes que se completam.

Saboroso e simples une com doce de leite duas partes de um macio pão de ló que, ainda recebe uma calda de açúcar, para adocicar mais ainda. Mesmo sendo um clássico de anos, acaba sendo a favorita lembrança dos convidados, sendo muito apreciado seu sabor e por isso, ninguém se contenta em levar para casa apenas um.

Então, jamais faça conta exata de seus bem casados, deixe que seus convidados fiquem à vontade para levar mais de um, e saboreá-los no dia seguinte. Deixe-os a disposição numa mesa de saída, assim, conforme a festa for acabando, os convidados se servirão do bem casado.

O saboroso recheio, a doçura da massa, e a criatividade no momento da apresentação, acabam fazendo do bem casado a lembrança ideal para a sua comemoração. São bem-vindas as inovações do doce, como usar nozes na massa e recheá-los com ovos moles, e além dessas, outras que conferem ao doce um sabor especial.

Além de ser muito gostoso, há outra vantagem nesse delicioso petisco. Usando-o, você também pode proporcionar belíssimos toques belíssimos à sua recepção. Faça uso de toda sua imaginação para confeccionar embalagens lindas, desta forma os bem casados também poderão deixar sua festa ainda mais bonita, a partir de detalhes na decoração.

Reza a lenda que todos aqueles que comerem um bem casado terão serão abençoados coma mesma felicidade e sorte que os noivos. Por isso, antes de morder um bem casado, faça um pedido bem especial!

Bem Casado Fora do Casamento

O bem casado é mais que uma tradição nos casamentos e mesmo comum, é chique e requintada, mas ao contrário do que se pensa, ele não é oferecido somente em festas de casamento. Veja logo abaixo outras ocasiões que em que são ofertados os bem casados:

  • Aniversários: Eles são oferecidos como forma de comemoração aos anos bem vividos;
  • Empresas: Fortuna e Prosperidade;
  • Nascimento: Para as boas vindas à nova criança, desejando-lhe saúde e uma vida feliz;
  • Debutante: Como forma de compartilhar de uma eterna juventude;
  • Bodas: Como maneira de compartilhar o amor eterno e a feliz união.

Receita de Bem Casado

Ingredientes

Para a Massa

  • 10 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
  • 04 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 04 ovos inteiros
  • 01 colher de chá cheia de fermento em pó

Para o Recheio

  • 01 lata de Leite Condensado, pode ser aquele de seu gosto, desde que seja em lata

Para a Calda

  • 02 xícaras de chá cheia, com açúcar de confeiteiro

Preparando a Massa:

Numa batedeira, em velocidade média, bata o açúcar e os ovos por aproximadamente cinco minutos, até que consiga uma massa de consistência fofa e leve. Ponha o fermento e depois desligue a batedeira.

Aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo, mexendo com a ajuda de um batedor até que massa se torne homogênea. Ponha toda a massa num saco de confeiteiro e, numa assadeira untada e enfarinhada pingue porções, deixando um pequeno espaço entre uma e outra.

Coloque assar em forno médio, mais ou menos 200° C, durante oito minutos ou até fique levemente dourada e firme. Assim que assar retire da assadeira e reserve.

Preparando o Recheio:

Remova da lata o rótulo e a cola. Numa panela de pressão, ponha o leite condensado em lata (a mesma deve estar fechada) com bastante água até cobrir toda a lata. Feche a panela, e deixe no fogo por aproximadamente 30 minutos, contados depois de pegar a pressão.

Aguarde até que saia toda a pressão, e somente depois abra a panela. Com cuidado retire a lata e aguarde até que esfrie totalmente para somente depois abri-la.

Retire todo o doce que se formou e misture até que fique bem homogêneo. Com a ajuda de uma espátula ou um pão duro, espalhe um pouco de doce de leite em cima do pão de ló, cobrindo com a outra metade da massa. Deixe reservado.

Fazendo a Calda:

Em meia xícara de água bem morna, dissolva o açúcar até conseguir uma calda bem consistente. Cada doce pronto apoie num garfo e, com a ajuda de uma colher de sopa, jogue a calda para banhá-lo. Deixe numa grelha para secar, até que se forme uma cobertura de açúcar branca.

O processo de embalagem:

Para embalar os doces, primeiro deixe os papeis preparados: corte o papel crepom e o em quadrados com 20 cm. Depois que os bem casados estiverem totalmente secos, primeiro embrulhe-os no celofane, e então no crepom. Para arrematar use um bonito laço de fita.

Dicas Legais:

  • A massa aerada e fofa precisa ser levada ao forno logo depois de batida, nada de ficar esperando a morte da bezerra. Senão demorar a assá-la a chance de ela ficar fofa depois de assada é bem maior.
  • Tome bastante cuidado com o tempo de forno, um minuto pode fazer toda a diferença, caso contrário os pingos de massa se tornarão biscoitos. Em fornos com maior potência, a massa deve ficar menos tempo.
  • Lembre-se que ao manusear a calda, faça-a morna, tudo fica mais fácil assim.

Os bem-casados são docinhos que representam a união dos noivos e são tradição em algumas famílias. Eles são jeitos de uma massa parecida com a de pão-de-ló e com rechi de doce de leite. Esses docinhos podem ser usados como lembranças de casamento e existe muita arte em cima deles. Veja algumas sugestões de como usá-lo como lembrancinha!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lembrancinhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber os preços das lembrancinhas para casamento pois tenho interesse em adquiri-las.

    claudia 3 de dezembro de 2009 16:45
  • Por favor, gostaria de saber os preços dos bem casados.
    Desde já,
    Grata!

    IRIS MARTINS 17 de junho de 2012 14:39

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *