Todos ficamos apreensivos diante de uma nova oportunidade ou novos modos de viver nossa própria vida e isso inclui mudanças bruscas como casamento e nascimento de filhos, pois há tanto para se organizar, que tudo parece ser de suma importância. Nesses casos, é sempre bom ter à mão uma lista de prioridades para que, de fato, se cumpra o que for importante e os itens secundários sejam deixados para depois.
Os itens prioritários para quem vai se casar, por exemplo, são variados, assim como aqueles de quem está prestes a ter um bebê. Todos são enxovais e carregam artigos que não podem faltar, tanto em uma situação, quanto em outra.
História
O termo Enxoval tem origem no árabe, “siwar”, cujo significado é mobiliário, utensílio. Ainda sendo conhecido como Troussesau, do francês Trousse, embrulho ou trouxa, em que a noiva levava seus pertences amarrados em um grande tecido para sua nova casa. A organização do enxoval era feita com a possibilidade de motivar o casal, especialmente as mulheres, em preparar tudo o que seria usado em seu novo lar, desde as peças íntimas até as toalhas que eram colocadas sobre a mesa.
Como sua origem remonta a própria história da humanidade, em cada local era cumprido um ritual para sua confecção, cujos termos, técnicas e preparações eram repassados de mãe para filha e se perpetuavam entre os povos. No Brasil Colônia, por exemplo, assim como em muitos outros países, a mulher só se casava mediante o oferecimento de um dote, dado por seu pai, e em tudo que era ofertado ainda tinha local de destaque o enxoval que ela levaria consigo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Oub6v3L0NMg[/youtube]
O enxoval usado pelas noivas era composto de inúmeros itens, especialmente bordados e preparados de acordo com a posse material de que cada uma delas dispunha. Dele faziam partes diversas peças como peças de roupas de uso diário, roupas íntimas, camisolas, roupas de cama, banho e mesa, enfeitadas com os mais diferentes adornos.
Nesses tempos idos, possuir um bom enxoval era fundamental para se fazer um bom casamento, além de ser obrigatório para a realização do mesmo, ainda que fosse básico e simples.
Vários documentos antigos indicavam que quanto maior o número de itens em um enxoval, mais abastada era a família da noiva, sendo que a quantidade média de peças recomendada era em torno de quarenta, bordadas com monogramas e o brasão da família. Todos os itens deveriam ser de linho, como guardanapos, toalhas e lençóis, mencionando ainda que todas as peças deveriam ser novas e todas brancas, sem que houvesse coloridas.
Além de tudo isso, a confecção do enxoval também servia como um rito de celebração da passagem da vida infantil para a fase adulta da mulher, a qual seria dona de seu próprio lar, juntamente com todas as responsabilidades da vida nova.
Tanto o enxoval era considerado dote, que em ocasiões em que havia uma separação do casal, ou mesmo um caso de viuvez, o mesmo voltava para a mulher e sua família, não era dividido entre o casal. Além disso, no contrato pré-nupcial, todos os itens do enxoval eram discriminados, para que não ficasse duvida alguma quanto à posse do mesmo.
Agora, com o passar do tempo, a organização do enxoval é muito mais prática e acessível, sendo feito de maneira rápida e pronta, sem a necessidade de se ficar por anos esperando que fique pronto. Basta ir até a loja e comprar o que mais gosta, mesmo que com a ajuda da mãe, mas com toda a praticidade e ainda dividindo o valor da compra no cartão de crédito.
Porém, há de salientar-se que o valor dos enxovais também não é o mesmo, ainda varia de acordo com a classe social e o tipo de material empregado em cada peça. Mas como os casamentos não duram muito, o conceito de enxoval para o resto da vida também caiu por terra, por isso as peças são compradas de acordo com a moda do momento, sem o medo de ficar démodé.
Exemplos de Enxoval Completo
- Lingerie
Quando alguém menciona que vai montar seu enxoval de lingerie, o primeiro momento de casado que salta à mente é, sem dúvida, a noite de núpcias. Entretanto, não é somente neste momento que se deve usar uma bela lingerie, mas ainda durante o dia a dia.
Os itens que compõem um enxoval de roupas íntimas são inúmeros, e não se baseiam apenas em calcinhas e sutiãs, por isso, saber escolhê-los de maneira adequada é essencial para que se tenha conforto ao usá-los.
Para a compra dos artigos, o mais prudente é encontrar uma loja de departamentos que venda todos eles, para que a escolha se torne mais simples e facilitada. Na hora da escolha leve alguém de confiança junto, para que a ajude a escolher o que fato vai usar, sem desperdícios ou exagero.
Artigos básicos de um Enxoval de Lingerie
- Um roupão de banho atoalhado
- Uma camisola curta e outra comprida
- Um baby-doll
- Dois pijamas para o frio
- Cinco jogos de calcinha e sutiã
- Dez calcinhas avulsas
- Jogos de meias esportivas
- Um par de chinelos
Enxoval Completo para Cama, Mesa e Banho
Todas as peças do enxoval são importantes, por isso, não deixe nenhum item de lado, pois fará grande falta em algum momento do casal. A qualidade dos produtos adquiridos varia de acordo com o tipo de tecido empregado e os detalhes acrescidos em cada peça, em razão disso, senão quiser gastar muito, fique atento aos detalhes.
Lista do Enxoval Completo
Quarto
- Um protetor para o colchão
- Três jogos de cama de casal
- Dois edredons
- Um coberto mais grosso
- Quatro travesseiros
- Duas colchas
Quarto de Hóspedes
- Dois jogos de cama para solteiro
- Um edredon de solteiro
- Uma manta de solteiro
- Dois travesseiros
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dbTPt57AlTc[/youtube]
Mesa
- Duas toalhas de mesa para servir
- Três toalhas básicas para uso no dia a dia
- Dois jogos americanos para servir 06 pessoas
- Uma dúzia de panos de prato
- Dois aventais
- Duas tolhas de mão
- Dois pegadores de panela
Banho
- Quatro jogos completos de toalhas
- Duas toalhas de banho e rosto avulsas
- Quatro tapetes