A subcultura gótica surgiu no final da década de setenta e no início dos anos oitenta, iniciando-se no Reino Unido, sendo mais difundida no mundo por volta dos anos oitenta. A maior influência para essa subcultura é o rock gótico, que vindo do punk, foi o que deu o início a esse estilo, porém ele vai muito além da música, tendo relação com a literatura e o cinema por exemplo. Além disso a ideia de ser gótico representa um estilo de vida, e uma das grandes características é o tipo de vestimenta usado por eles. No Brasil a cultura também é chamada de dark. A cultura é toda influenciada por uma temática sombria e noturna, com bastante presença do preto, e também cores vivas como vermelho, verde e roxo. As pessoas que vivem nesse cultura não seguem uma religião específica, sendo cada um simpatizante de uma religião e alguns se consideram laico. Atualmente as maiores características dos góticos estão em escutar músicas com o estilo rock, punk. as vestes, em sua maioria preta e um estilo um pouco mais juvenil, além de uma maquiagem pesada. A ligação com a melancolia, com uma certa tristeza está muito ligada a arte, as pessoas gostam ligados a subcultura gótica tem um apreço pela noite, pela solidão, são muito ligados a cemitérios, é um ambiente onde eles se sentem confortáveis, porém não há uma definição formal, como foi dito antes, cada gótico se comporta de uma forma, tendo mais em comum o seu estilo e seu gosto musical.
Alguns podem achar que por seguirem esse estilo de vida, os góticos não pretendem se casar, porém há diversas pessoas que sendo simpatizantes dessa cultura optam por realizar um casamento gótico. Esse tipo de casamento geralmente não é realizado em igrejas, porém há casos em exceção, como em dois mil e quatorze. Um casal católico de Rubim, cidade pequena de Minas Gerais, decidiram inovar no seu casamento, e pediram autorização para o padre de sua igreja para realizaram um casamento um pouco diferente. Com a aceitação do padre, realizaram uma cerimônia católica normal, porém com vestes pretas, o que gerou certo preconceito na cidade. Esse preconceito é algo muito difundido na nossa sociedade, pois muitas pessoas relacionam a cultura gótica com satanismo ou coisas ditas como “obscuras”, porém a realização da cerimônia de casamento está relacionado com o amor do casal, com o direito compartilhado entre eles, e com a crença do casal específico. e somente o que há de diferença é a decoração e as vestes usados pelo casal.
As pessoas que decidem optar com por um casamento gótico, geralmente são as que já seguem esse estilo durante a sua vida, e pretender organizar um casamento diferente, seguindo o seu estilo.
As Roupas
Por mais que estejamos acostumados com as noivas vestidas com branco, no casamento gótico na maioria das vezes vamos nos surpreender. As noivas optam geralmente por vestidos preto, vermelho ou tons de rubi e roxo. O modelo varia muito, mas muitas escolhem os vestidos mais rodados, naquele estilo tradicional de princesa, mas isso pode variar muito, cabe a noiva escolher o modelo que irá mais lhe agradar e também aquele que irá combinar com a sua cerimônia. Aquelas que optam por vestido em tons claros como champagne, dourado e até mesmo branco, colocam algum detalhe diferente como uma faixa em preto ou vermelho, bordados coloridos, enfim, as opções são variadas, sendo sempre algo mais inovador que os casamentos tradicionais, muitas inovam no sapato colorido, ou nos acessórios como brincos e colares. Outra coisa bastante característica das mulheres góticas é o uso de espartilho, que pode-se ficar muito bonito num vestido de casamento. Além disso, a maquiagem escolhida sempre é mais carregada, com olhos pretos por exemplo, com lápis de olho e também delineador, o batom geralmente é um mais escuro, como tons de vinho, vermelho, algumas inovando ainda mais com cores por exemplo preta e verde. O buquê é outro ponto em que as noivas góticas decidem inovar, as preferidas dela são as rosas vermelhas, rosas negras, flores em tons escuros, há também quem opte por um buquê de flores secas, que fica muito bonito e chamativo.
Os noivos digamos que tem menos opções de inovar, porém também há opções para que eles sejam inovadores, alguns escolhem ternos todo em preto e incrementam com uma capa, o uso de acessórios pode também inovar, por exemplo pode-se utilizar um roupa com caraterísticas medievais, podendo usar capas e espadas para deixar o visual mais inesperado.
As damas de honra que vão carregar a aliança também não ficam de fora da temática gótica, vestidos coloridos também são escolhidos para elas. Os padrinhos também podem entrar na inovação, pode-se pedir para as mulheres escolherem vestidos em tons escuros, ou ainda indicar a cor e o modelo que deseja que elas usem, isso dará uma harmonia ao casamento deixando-o ainda mais atrativo.
A Decoração
Geralmente os casamentos góticos não são realizados em igrejas, sendo escolhidos salões para a cerimônia. Como os góticos preferem a noite, o ambiente geralmente está escuro, a decoração pode ser mais digamos divertida, ou ainda mais clássica. As decorações possíveis são variadas, alguns optam por usar figuras como caveiras e cruzes, outros mais clássicos preferem elementos dourados como a toalha da mesa bordada, flores pelo ambiente. castiçais também agradam os góticos, e são um belo elemento de decoração para casamentos. Manter o ambiente com luzes escuras dá um ar sombrio para a cerimônia e um sentimento de conforto aos noivos. Se você pretender realizar um casamento gótico, tente inovar em sua decoração, escolha um tom e invista nele.
O Bolo e as Comidas
O bolo do casamento pode ser uma atração a parte, dispensando aqueles bolos branquinhos e com chantilly, bolos decorados com rosas em preto, decorações em preto, são várias as opções. Contratar uma boa boleira para ficar responsável por isso, para que o bolo seja bem feito e se destaque na mesa central. O topo do bolo pode ser de caveirinhas, os noivos vestidos de preto, até mesmo usar figuras do cinema como o casal do filme “noiva cadáver” entre outros. Os docinhos também podem ter enfeites em preto, para deixar a mesa do bolo ainda mais bonita.