O Vestido De Noiva – Como Escolher?
A partir do momento em que se opta por realizar um casamento completo, ou seja, com cerimônia e festa, possivelmente uma das primeiras coisas que as pessoas pensam e se preocupam é com o vestido da noiva. E é esse o fato que faz com que toda a escolha e o planejamento do mesmo seja uma etapa tão importante de todo esse processo pré casamento, já que ele é um item muito marcante e que ficará por muito tempo na mente tanto dos convidados, quanto dos próprios noivos, além de também existirem registros – como fotografias e filmagens – para eternizarem esse momento maravilhoso na vida de um casal.
Uma das primeiras – e talvez uma das mais importantes também – coisas a serem consideradas para que se possa fazer a escolha de um vestido de uma maneira segura e certeira é estipular um limite de orçamento para ser utilizado nesse item. Tendo esse valor em mente se torna possível buscar o vestido desejado em cima disso, afastando assim frustrações e quebras de expectativas, como por exemplo, se passar por situações chatas onde se experimenta e acaba se gostando de um vestido pelo qual não se pode arcar com os custos. Isso acarreta em uma desilusão e se evitado não existirá nenhum clima tenso nessa etapa dos preparativos.
Quando não se tem nenhuma base do quanto do orçamento do casamento deve ser direcionado para o vestido de noiva, muitas pessoas indicam que se reserve cerca de quinze por cento, porém nesse valor também estarão inseridos gastos com os acessórios que a noiva utilizará, além também de possíveis ajustes que o vestido possa vir a precisar, entre outras coisas.
Porém, obviamente é possível fazer uma economia bastante considerável nessa parte da organização do casamento, ainda que muitas noivas escolham sempre investir um alto dinheiro em seu look. As principais maneiras de se economizar é alugando o vestido, ao invés de compra-lo ou de fazer sob medida, ou ainda, adaptar um vestido já existente, seja ele da própria noiva, um vestido que já tenha sido utilizado em uma outra ocasião de casamento por alguma outra mulher da família, como mãe ou avó.
Tendo sido resolvida toda a parte de orçamento e de gastos, começa o momento de realmente se pensar no estilo e no modelo de vestido que se deseja, sendo extremamente importante que se opte por um vestido que “converse”, ou seja, harmonize com todo o estilo e com toda a temática que foi escolhida para o casamento. Por exemplo, caso os noivos tenham decidido por fazer o casamento em um local aberto, como em uma praia ou no campo, é fundamental que o vestido também siga essa vibe. Ou então, caso o casamento tenha um estilo mais tradicional e seja realizado em algum local mais clássico e requintado, como, por exemplo, um salão de festas chique, o vestido utilizado deve ser totalmente diferente.
Porém, as coisas que sempre devem ser levada em consideração são o estilo e a personalidade da noiva, itens esses que devem ser totalmente respeitados, pois, além de estar linda, a noiva também deve estar confortável, segura, e se sentindo bem nesse dia. Por esse motivo, é fundamental que antes de se tomar a decisão se pesquise bastante e que se busque variadas referências, além de, é claro, a noiva conhecer seu próprio corpo e entender o que mais a agrada visualmente.
O prazo mínimo para escolher o vestido da noiva é de nove meses, ou seja, é necessário o planejamento com bastante antecedência. Tudo isso faz com que possíveis problemas e correrias não aconteçam e que caso algum problema surja, ainda tenha tempo suficiente para resolvê-los sem desespero e nervosismo.
Como já foi dito, as referências de outros vestidos de noiva são muito importantes para ajudar na decisão, e elas podem ser encontradas nos mais diferentes locais, como por exemplo nas redes sociais (principalmente pinterest e google) ou ainda em programas de TV ou canais de youtube que tenham essa temática, bem como revistar especializadas. A principal função das referências e fazer uma espécie de filtro na noiva, já que na hora da escolha real, muitas opções lhe serão apresentadas, e isso pode acabar atrapalhando, gerando confusão e dúvidas.
Após já ter se delimitado o orçamento, o estilo e o tipo de vestido escolhido – com o auxilio das referências – chega o grande momento de fazer a prova dos mais diversos modelos, visando sempre escolher a melhor opção. Nessa etapa, é muito interessante que a noiva tenha alguém de confiança para lhe acompanhar, como é o caso de amigas e familiares próximas, e é importante que elas sejam sinceras e realmente conheçam a noiva, para que opinem e aconselhem nesse momento. É imprescindível que as pessoas chamadas para participar da escolha sejam positivas e não devem passar nenhum tipo de insegurança pra noiva, muito menos devem desrespeitar o gosto da mesma.
Por fim, mas não menos importante, vale ressaltar que fazer um contrato no momento da compra ou do aluguel do vestido é uma dica de ouro, já que isso faz com que problemas relacionados ao pagamento, ao prazo de entrega, ou outros itens do tipo sejam evitados, sendo sempre assegurados por uma proteção com validade legal.
Os Principais E Mais Usados Modelos De Vestidos
Hoje em dia é possível se encontrar uma ampla gama de modelos e de estilos diferentes de vestidos, e como já foi dito acima, a coisa mais importante é que no grande dia a noiva se sinta linda, confiante e extremamente confortável, para que dessa maneira consiga aproveitar cada momento.
Um modelo muito utilizado em nosso país, é o vestido que possui mangas, item esse que na maioria das vezes é feito de renda ou de algum outro tecido que siga essa linha mais ornamentada, conferindo assim ao vestido todo um ar mais romântico. Os vestidos com manga são altamente indicados para noivas que irão se casar a noite, e nesse caso, o vestido pode até mesmo conter itens mais brilhantes, o deixando ainda mais charmoso.
Existe também vestidos de modelo ombro a ombro, que a principal característica é evidenciar e valorizar todo o colo da noiva, oferecendo um estilo ainda mais elegante e até mesmo sensual a ela, porém, tudo com um forte tom de delicadeza. Nesse vestido também é possível inserir brilhos e rendas e é muito indicado para casamentos que acontecerão entre o fim de tarde e a noite.
Os vestidos de noiva que possuem fenda na saia também estão inseridas nessa categoria de algo mais sensual, porém, é extremamente necessário que se tenha bom senso ao utilizá-las, para evitar vulgaridade ou sensualidade extrema. Um ponto positivo desse tipo de vestido é que além de dar toda a sensualidade, ele também faz com que a noiva tenha maior mobilidade e assim, fique mais fácil para ela caminhar e por esse motivo é altamente indicado para casamentos no campo e na praia.
Outro estilo de vestido que continua na linha da sensualidade, é o que possui decote nas costas e na frente, sendo que o primeiro está cada vez mais em alta. Os dois modelos podem ser utilizados nos mais diferentes tipos de casamento, porém, sempre com cautela, para que não deixe de ser apropriado para a situação, ou seja, é sempre importante usar os decores na medida.
Esses são os principais tipos de vestidos, mas ainda é possível citar vários outros modelos. Porém, o foco do artigo de hoje são os modelos com estilo grego, e é sobre eles que será apresentado abaixo.
Vestidos De Noiva Com Estilo Grego
Os vestidos de noiva com estilo grego são modelos que nunca saem de moda, já que eles fazem um combinado entre simplicidade e elegância, sendo esses os principais pontos para que se caracterize um vestido nesse corte. Esses modelos contam com esse nome exatamente pelo fato de serem baseados nas túnicas usadas na Grécia Antiga, ou seja, por serem sutis, mas ainda assim bastante impactantes.
Esse é um modelo de vestido que favorece todo o tipo de corpo, tendo um belo caimento independente de detalhes como peso, altura, formato do corpo, tamanho de quadril, tamanho de busto, entre outros, já que eles são compostos de tecidos finos que conseguem diminuir coisinhas indesejadas, como a barriga e o culote, e valorizar as curvas de maneira geral.
Além dos pontos apresentados, o vestido estilo grego também dão a noiva um toque de sensualidade e de elegância, já que se inspiram nas deusas do Olimpo e protagonistas da Antiga Grécia como um todo, que usavam vestidos esvoaçantes e fluidos.
Nesse modelo o decote favorito é aquele assimétrico e os outros itens que podem compor esse look são a utilização de tecidos plissados e até mesmo o uso de capas. O decote V nas costas – que já foi falado acima – também é algo muito presente nesse tipo de vestido.
Como foi possível observar esse é um ótimo estilo de vestido, principalmente por ser simples e democrático. Vale a pena a pesquisa e a busca por maiores ideias nesse estilo.