Breve História Dos Casamentos
Há relatos há milhares de anos atrás sobre a celebração de eventos que se assemelham aos matrimônios, muitos desses relatos vêm da bíblia, onde as famílias eram quem determinavam quem seriam os noivos, muitas vezes os arranjos eram feitos considerando a estrutura social e econômica e por muito tempo para a efetivação do casamento o noivo deveria pagar dotes ou fazer acordos financeiros com a outra família.
Na Roma antiga, no período antes de Cristo, a celebração do matrimonio já era usual, mas a noiva casava por escolha própria, o casamento era voluntário ou por questões políticas e sociais e foi instituído em partes para instaurar a monogamia.
A celebração com vínculos religiosos surgiu com o governo de Carlos Magno por volta do ano 800 d. C. e foi quando se estabeleceu a carga social do casamento em um padrão próximo ao que ainda persiste nos dias atuais para os ocidentais.
Outras partes do mundo como o oriente também possuíam as suas celebrações a milhares de anos, mas com costumes e tradições diferentes aos difundidos pelos romanos e posteriormente pela igreja católica.
História Do Vestido De Noiva
O vestido é uma das peças mais importantes de um casamento e é escolhido com muita atenção pela noiva, a peça tem que ser especial, tem que ter um significado, afinal para muitas mulheres é o dia mais feliz de sua vida.
As Cores
Na cultura ocidental o mais comum é a utilização de vestidos em tons claros, na maioria das vezes branco, mas nem sempre foi assim, na época do império romano, antes e depois de Cristo, as noivas utilizavam seu melhor vestido, nem sempre era branco e naquele tempo não importava a cor.
Um tempo depois, segundo os registros históricos as noivas passaram a usar o vermelho que simbolizava a perpetuação do sangue das famílias, isso aconteceria através dos filhos que ela ia ter.
O vestido de noiva preto era costume entre as cortes católicas da Espanha que na época possuíam muito poder na igreja de Roma, tal fato que alguns italianos reprovavam, assim como Maria de Médici, cujo vestido branco ficou marcado historicamente como um ato de provocação.
Na época de Maria Antonieta na França, as noivas se casavam de diversas cores, entre elas o azul em seus tons pastéis. O colorido era um sinal de prosperidade financeira, pois se casavam com a cor da moda que por certo tempo naquele país foi o azul.
O vestido branco tal qual conhecemos hoje foi estabelecido através da rainha Vitória da Inglaterra que queria fugir dos costumes e ser diferente, portanto, escolheu a cor branca, desde então virou moda, foi instituído definitivamente como símbolo de pureza e é usado até hoje nos país ocidentais.
Casamentos Orientais
Há muitas variações de celebrações em culturas do Oriente, na maior parte dos países a noiva casa-se com vestimentas coloridas, entre elas, uma cor muito utilizada é o azul. Em alguns países as comemorações podem ser de vários dias, tendo várias etapas de celebração como na Índia. Em um desses dias é comum que se adote o azul, uma cor muito usada no país, mas vale lembrar que o vestido pode ter mais de um tom, assim como a festa, a regra são os ornamentos e jóias da noiva. Em países como a Indonésia, o vestido escolhido pode ser azul, não existe um padrão definido e geralmente está ao gosto da noiva, mas as vestes tradicionais indonésias nesse tom são apenas maravilhosas.
Vestido De Noiva Azul Nos Dias Atuais (ocidente)
O uso de vestidos coloridos é completamente aceito na sociedade atual, muitas pessoas famosas e formadoras de opinião decidiram abrir mão do branco, como a cantora Avril Lavigne. A escolha depende do gosto pessoal.
Nos desfiles de moda dos últimos anos, tem se observado muitos vestidos coloridos nas coleções de casamento, muitos estilistas apostam no azul e há opções maravilhosas de para quem optar por esta tonalidade. Os vestidos azuis também combinam muito com os casamentos à luz do dia e casamentos realizados no campo ou com tema de fazenda, as festas ao ar livre em geral.
Azul: A Cor Da Sorte Matrimonial
Há um ditado inglês que diz que para uma noiva ter boa sorte ela deve ter “something old, something new, something borrowed and something blue”, que traduzindo para o português significa, que deve ter “algo velho, algo, algo emprestado e algo azul”, esses são os elementos que segundo os ingleses uma noiva precisa ter consigo no dia do seu casamento, para tal, a escolha do vestido na coloração azul já contribui para um item da lista.
O azul segundo as histórias sobre tradição e casamento, transmite calma e tem significado de lealdade e tranquilidade. O seu uso traz bons agouros tanto para o compromisso tanto quanto para o dia do matrimônio e festa. Segundo a tradição proporciona um evento mais harmônico, sem imprevistos ou grandes problemas, além disso é a cor da pureza e a cor utilizada para afastar energias negativas e mau olhado.