A Lua de Mel
O casamento sempre é um evento envolto por muitos tipos de rituais e diversos estilos de tradições. Esses rituais acontecem tanto antes do casamento, como, por exemplo, a realização de vários chás de lingerie, chás de panela, despedidas de solteiros, entre outros, quanto durante o próprio casamento, que na maioria das vezes é realizado em algum templo religioso, mas indo também até o pós casamento, sendo que a tradição mais característica nessa etapa é a Lua de Mel, e é exatamente ela o foco do artigo de hoje.
A Lua de Mel nada mais é do que uma outra representação do amor de um casal que recém oficializou sua união perante a família e amigos e em alguns casos, perante a uma igreja, funcionando até mesmo como uma comemoração também, só que dessa vez mais íntima e romântica, onde o casal realiza uma viagem que foi planejada juntamente com todo o restante do casamento, complementando assim a realização desse sonho, então é por isso que ela acontece realmente logo após a cerimônia do casamento.
Atualmente, o termo Lua de Mel é extremamente popular e pode ser ouvido nos mais diversos locais, porém, isso não foi sempre uma realidade, e a origem desse termo também conta com várias versões. Uma delas diz que o termo Lua de Mel foi instituído na Babilônia Antiga, representando assim um costume existente lá, no século XVI. Esse costume era basicamente o cumprimento de um ritual onde as pessoas recém casadas eram fortemente incentivadas a beber um drink todos os dias durante um mês, e esse drink era composto somente de mel e aguardente, e por isso, ele ganhou o nome de Hidromel. Juntamente com a ingestão desse drink, o casal acreditava que também estava entrando em contato com muitas boas intenções e energias positivas.
Dessas boas intenções citadas acima, as principais giravam em torno da concessão de bênçãos ao casal, juntamente com a realização de todos os desejos dos mesmos e também de tudo o que foi desejado a eles no grande dia, acreditando sempre na intervenção dos deuses em cima de tudo isso. As maiores exemplificações dessas bênçãos era a felicidade, a união e até mesmo a fertilidade dos noivos, já que dessa forma eles estariam possibilitados de aumentar cada vez mais a família que foi criada ali no casamento. A tradição do hidromel se tornou tão importante que passou a se difundir em torno de todo o mundo, passando de geração em geração e de cultura em cultura.
Existe ainda outra possibilidade para a criação do termo “Lua de Mel“, sendo essa mais ligada ao catolicismo. Na Igreja Católica, o ritual realizado era bem parecido com o que foi citado inicialmente, possuindo pequenas diferenças, sendo que a mais significativa delas é o fato de que nessa tradição não era servido diariamente um drink alcoólico ao casal, mas sim, somente um pouco de mel. Para os cristãos o mel era uma ótima simbologia para representar o casamento, já que entende-se que os dois possuem qualidades importantes, como a união, a doçura e o amor eterno. Além disso, também era feita uma metáfora com o mel e o amor, que apontava que quanto mais os anos vão se passando, mais doce o mel fica.
As duas hipóteses apresentadas tem a ver somente com o consumo de algo, e ainda não envolvem nada do que conhecemos nos dias de hoje, que no caso é a realização de viagens, então entra o questionamento de quando esse costume se iniciou. Sabe-se que a realização de viagens após o casamento é algo um pouco mais recente, tendo sido implementada aproximadamente no século XIX, por meio dos burgueses que viviam na Inglaterra.
O principal objetivo de se realizar esse tipo de viagem é fazer com que logo de início o casal já pudesse ter um contato mais íntimo e próximo, possibilitando assim com que eles se conhecessem de verdade, já que antigamente era proibido que os noivos ficassem juntos e sozinhos antes do casamento, então uma viagem era a melhor saída para que esse vínculo mais profundo fosse criado. Além disso, outro ponto que contribuiu para a popularização da Lua de Mel é que ela também possibilitava que os noivos levassem seus cônjuges para apresentar a amigos e / ou familiares que moravam longe e que não conseguiram presenciar o casamento.
Atualmente a Lua de Mel já é uma tradição completamente firmada e é quase que uma extensão do casamento, fazendo inclusive, com que os casais que não viajam após o casamento sejam vistos até com uma certa estranheza. É natural que hoje em dia a motivação para a realização dessas viagens tenha se modificado, já que hoje em dia é muito comum encontrar casais que já moravam juntos antes de se casar e que assim, não precisam de nenhum pretexto para se conhecerem melhor. Porém, a Lua de Mel se tornou um proporcionador de relaxamento e comemoração, já que todos os preparativos para o casamento podem acabar gerando muito estresse.
Lua de Mel na Praia
Como já foi apresentado acima, a Lua de Mel é um momento muito importante na vida dos casais, e muitos deles tem o desejo de passar esse momento na praia, que é um local extremamente romântico e até mesmo afrodisíaco, proporcionando assim ao casal tudo o que eles desejam. Existem casais que são mais despojados e curtem algo mais naturais, podendo optar assim por um camping, ou aqueles mais tradicionais, que irão se identificar mais com um hotel a beira mar, que oferecerá uma bela vista, mas ainda assim bastante conforto. Independentemente da escolha, o casal terá a possibilidade de curtir juntos o nascer e o pôr do sol, entre várias outras lindas paisagens. Assim sendo, não é a toa que as praias são o destino dos sonhos da maioria dos casais.
Lua de Mel em Ubatuba
Ubatuba é uma cidade brasileira que se localiza em São Paulo, mais precisamente no litoral do estado, e esse é o principal motivo pela sua fama: as belas praias.
Para os casais do sudeste que não tem tempo ou orçamento muito alto para fazer viagens muito longas e distantes, passar a Lua de Mel em Ubatuba pode ser uma das melhores alternativas, já que é possível chegar lá facilmente de carro, tornando assim possível passar alguns dias em belas praias, sendo possível encontrar até mesmo algumas desertas.
Ainda que muitas pessoas conheçam Ubatuba como “a capital do surfe”, não são somente altas ondas que é possível encontrar lá, mas também imensas belezas naturais, já que a cidade tem cerca de oitenta por cento de seu território coberto pela Mata Atlântica, e é exatamente isso que dá a cidade a fama de local chuvoso, apelidando-a até mesmo de “Ubachuva”. A fauna da cidade também é incrível.
Vale ressaltar que Ubatuba é uma incrível opção de destino para a Lua de Mel, desde que o casal goste realmente da natureza e de praias como um todo, já que as atividades possíveis de serem realizadas lá estão muito ligadas a esse tema. Na cidade existem pouco mais de cem praias, podendo ser possível encontrar praias mais calmas, mais agitadas, mais afrodisíacas, etc. As praias mais queridinhas atualmente são a Praia de Santa Rita, a Praia do Português, Praia de Toninhas, Praia da Enseada, Praia do Lázaro, entre outras.. valendo muito a pesquisa para ver quais se encaixam melhor nas expectativas do casal.
Exemplo De Hotéis Românticos Em Ubatuba
Agora serão apresentados alguns dos melhores hotéis para os casais que irão passar a Lua de Mel em Ubatuba, sendo assim os mais românticos, que podem até mesmo oferecer alguma surpresinha para os pombinhos recém casados.
- – Pousada Peixes do Mar;
- – Itamambuca Eco Resort;
- – Pousada Torre del Mar;
- – Pousada Pataxó;
- – Hotel Porto Di Mare;
- – Pousada do Tenório;
- – Pousada Vovozinho;
- – Hotel Villa Di Rimini;
- – Pousada Remanso do Mar.
Obviamente existem várias outras pousadas e hotéis para serem pesquisados em Ubatuba, e a pesquisa possibilita o encontro de uma que seja compatível com o gosto e com o bolso do casal.