Lua De Mel – De Onde Vem a Tradição?
Como já se sabe, o casamento é caracteristicamente um evento cercado por muitas e muitas tradições e até mesmo rituais, que vão desde a época pré casamento, que no caso são as festas de noivado, e os diversos chás que podem ser realizados – como chá de panela, chá de lingerie, chá bar, etc – além das despedidas de solteiro e outras comemorações. E essas tradições também chegam a época pós casamento, que é o caso da Lua de Mel, por exemplo.
Falando por cima a respeito do significado da lua de mel – que será definido com maiores detalhes abaixo – essa tradição é basicamente uma forma de simbolizar a alegria que os noivos sentem por estarem vivendo os primeiros dias de uma vida toda oficialmente com a pessoa amada e escolhida. Na maior parte das vezes a lua de mel é realizada em uma viagem planejada e esperada com muito cuidado e carinho, que acontece logo após a cerimônia de casamento propriamente dita.
O termo que é extremamente famoso e conhecido hoje em dia, que é “Lua de Mel”, foi originado na Babilônia Antiga (século XVI), baseado em alguns costumes da época, já que lá era comum que os recém casados fossem incentivados a tomar um drink chamado Hidromel, que nada mais era do que uma bebida alcoólica composta de aguardente e mel. Essa bebida era servida juntamente com um fortíssimo significado, já que ela simbolizava o ciclo completo que a lua percorre, e exatamente por isso, o casal deveria tomar doses dessa bebida durante trinta dias seguidos (que corresponde ao período total).
A bebida utilizada nesse ritual era o hidromel, porque existia a ideia que ele poderia oferecer ao casal todas as bênçãos que os deuses estavam enviando naquele grande dia, sempre visando que a união do casal resultasse em algo de muito sucesso, sendo um casamento duradouro e feliz. Além disso, as outras principais bênçãos que eram transmitidas estavam ligadas a sorte, companheirismo e fertilidade, e daí em diante esse costume foi se difundindo e ganhando proporções maiores. Na Igreja Católica o costume era basicamente igual, mas o drink servido não possuía aguardente, mas sim, somente o mel, já que ele é um alimento que simboliza a união, o amor eterno e a doçura.
Porém, até o que foi citado agora, nada da tradição tem a ver com as viagens que conhecemos hoje, sendo que elas foram implementadas um pouco mais tarde, no século XIX, pela classe da burguesia inglesa. Essa viagem era realizada com o principal objetivo de que os noivos conseguissem se conhecer melhor e mais verdadeira e profundamente, já que nessa época os noivos não podiam ficar sozinhos até que oficializassem a união, ou seja, muito certamente eles nunca teriam ficado sozinhos até aquele momento. Nessa época a viagem de lua de mel também tinha o papel de fazer com que os cônjuges conhecessem parentes distantes um dos outros, já que acabava que muitos deles não conseguiam ir até o casamento.
Como se sabe, a tradição de viagens de lua de mel se mantem até os dias de hoje, mas os objetivos e as motivações se modificaram um pouco, já que atualmente, a ideia da lua de mel é fazer com que as comemorações do casamento se prolonguem, e que os noivos possam aproveitar ainda mais a companhia um do outros, podendo curtir o momento e relaxar, já que todos os preparativos para o casamento podem acabar sendo bastante estressantes.
Como Escolher O Destino Perfeito Para a Lua De Mel?
Já foi possível perceber que a lua de mel é um momento extremamente importante para um casal, e que ela deve ser sem preocupações e somente divertida e incrível para os noivos, por isso, o destino escolhido é tão importante, sendo necessário agradar os dois de forma igualitária. Para tomar a decisão perfeita, é necessário que se leve em consideração o estilo que o casal deseja que a viagem possua, juntamente com o orçamento disponível para a mesma e os gostos de modo geral dos dois.
Por ser tão importante, é necessário que a lua de mel seja pensada e planejada com bastante antecedência, para que tudo possa ser resolvido com calma. Mas antes de se estudar o roteiro, os possíveis passeios e outros detalhes, é importante decidir e consolidar o destino da lua de mel, e para isso os questionamentos importantes a serem feitos são: Os noivos desejam uma viagem no próprio Brasil ou para o exterior? Os noivos querem ir para o campo, pra um lugar mais urbano ou para a praia? Querem fazer um cruzeiro? Entre outras coisas que o casal julgue importante.
Para os noivos que desejam ir pra um local de praia, o Brasil está recheado de opções incríveis, não sendo necessário planejar uma viagem internacional para isso. Abaixo, será apresentada uma dessas alternativas, a da lua de mel em Búzios.
A Cidade de Armação de Búzios
Armação de Búzios – popularmente conhecida somente como Búzios – é uma cidade que se localiza no estado do Rio de Janeiro, mais especificamente na Microrregião dos Lagos. Búzios divide fronteiras com a cidade de Cabo Frio na região oeste, e é ume península – território ligado ao continente em uma parte e com todas as outras cercada por água – que possui oito quilômetros de extensão e conta com vinte e três praias, que possuem tanto águas mornas, quanto águas geladas, já que recebe diferentes correntes marítimas.
As principais praias de Búzios são: Tucuns, Ferradura Marina, Manguinhos, Ossos, Olho de Boi (praia de naturismo), Brava, Tartaruga, Armação, Ferradurinha, João Fernandes e Geribá. Assim sendo, o turismo é algo muito relevante na cidade atualmente, sendo que essa exploração se iniciou quando uma famosa atriz da França chamada Brigitte Bardot visitou a cidade no ano de 1964 e deu a ela fama internacional, sendo que hoje em dia Búzios é conhecida ao redor do mundo como a Saint Tropez brasileira, já que Saint Tropez é uma cidade francesa.
Lua de Mel em Búzios
Como foi presentado, Búzios é uma cidade que possui belíssimas praias e é por isso que ela é um excelente destino para casais que desejam passar uma lua de mel em contato com a natureza sem sair do Brasil. O mais interessante é que Búzios pode atender os mais variados estilos de casais e que desejam as mais variadas coisas, desde aqueles mais baladeiros e que prezam por vida noturna e por festa, até aqueles mais tranquilos, que só querem relaxar e curtir a sombra e água fresca, ou seja, é um local totalmente democrático e equilibrado.
Outra vantagem imensa para quem deseja passar a lua de mel em búzios, é que essa é uma cidade extremamente fácil de chegar, principalmente por ficar somente a cento e setenta quilometro de distância da capital carioca, o que dá aproximadamente duas horas de viagem, que podem ser feitas tranquilamente tanto de carro, quando de ônibus. Búzios é ainda próximo de tudo, já que de São Paulo e de Belo Horizonte é possível chegar até Búzios com sete horas de viagem e de Vitória com seis horas de viagem, tudo isso de carro e ônibus. Além disso, sempre surgem descontos e promoções em passagens aéreas, o que torna tudo ainda mais tranquilo e fácil para todos os casais.
O clima de Búzios é incrível e possibilita visitas durante todo o ano, as águas das praias são cristalinas e muito ricas, o que deixa tudo muito mais romântico, já que os casais podem se interessar em fazer mergulhos juntos, ou pelo menos, só curtir as praias mesmo, apreciando o pôr do sol, e para os casais mais aventureiros é possível fazer trilhas, esporte radicais, entre vários outros atrativos.
Durante a noite a cidade de Búzios transforma suas cores e a Rua de Pedras ganha todo o destaque, reunindo vários outros pontos maravilhosos da cidade, como a gastronomia, a moda e a arte, que estão reunidas em uma rua que tem seu calçamento todo irregular, o que confere um ar rústico ao local. Lá é ótimo para o casal tomar um chopp na calçada, comer ótimos pratos, conversar, namorar e ser feliz.
Muitas pessoas indicam que os casais não deixem de conhecer todas as praias, para que dessa forma possam escolher a favorita e ir nela mais vezes. Outra ótima ideia é contratar um taxi para fazer um tour completo em Búzios, já que os turistas e os moradores locais de maneira geral conhecem demais o local, e podem apresentar muitas coisas interessantes. Outro ponto que é indispensável que os casais em lua de mel conheçam é a Rocka Beach, que é uma das praias mais vazias onde é possível alugar uma espreguiçadeira e ter um serviço de restaurante e bar a disposição, contando até mesmo com champanhe, que é super romântico!
Bons Hotéis Para Ficar Em Búzios
Os hotéis mais ideais para se ficar em Búzios em lua de mel, que possuem um clima todo especial para o novo casal unido são:
Hotel Le Relais La Borie;
Costa do Sol Boutique Hotel;
Aquabarra Boutique Hotel e Spa;
Pousada Santorini;
Insólito Boutique Hotel;
Chez Pitu Praia Hotel;
Pousada Casa de Pescador;
Telhado Verde;
Sunshine Turismo;
Pousada Costa do Sol.