A lua de mel de duas pessoas é um dos momentos mais importantes da vida delas, isso porque na grande maioria das vezes as pessoas acabaram pelo momento especial de união matrimonial com alguém que se ama muito, geralmente a lua de mel acontece no momento em que o casal está no auge da paixão, do amor e da empolgação, isso porque ela acontece na maioria das vezes no começo da vida de um casal.
É claro que existem alguns casais que deixam para realizar o seu sonho de lua de mel já depois de algum tempo de casados e isso pode acontecer por diversos motivos, seja por causa dos filhos, seja por causa de dinheiro, seja por causa de compromissos profissionais, de qualquer forma o mais importante é que a relação e a viagem sejam de muito amor e respeito, sendo a primeira lua de mel, a segunda lua de mel, seja ela quando for.
Uma dica antes de escolher o destino da sua lua de mel, é que o casal decida por viajar para algum lugar que seja do gosto dos dois e que tenha a ver pelo menos um pouco com cada um, afinal é uma viagem compartilhada, uma viagem para se viver momentos inesquecíveis. Hoje em dia algo muito interessante no mundo dos recém-casados, é que não existem mais regras do que é certo ou errado, por esse motivo a sua lua de mel definitivamente não precisa ser romântica e cheia de momentos clichês, você pode optar por um estilo mais aventureiro, um estilo mais descolado, mas se vocês de fato gostarem do que é romântico se joguem de cabeça.
Pernambuco
Inicialmente vamos falar um pouco mais da história do estado de Pernambuco, desta forma você terá a oportunidade de conhecer um tanto mais sobre o lugar onde estará visitando. Sabendo da cultura e de fatos históricos do estado, é possível ver que Pernambuco é muito mais do que praias e que seu acervo e carga cultural são riquíssimos. Esse é um estado que tem muito a oferecer para o casal e que poderá fazer com que a sua lua de mel seja muito mais interessante, considerando também o quesito de imersão cultural e aprendizado.
Pernambuco é uma unidade federativa que pertence à região Nordeste brasileira, ele está localizado ao lado dos estados de Alagoas, ao lado da Bahia, ao lado do Piauí, do Ceará e também faz fronteira com o estado da Paraíba. A sua principal cidade é também a sua capital Recife, lugar onde moram aproximadamente 1 milhão e meio de pessoas, enquanto que no estado todo vivem mais ou menos 9 milhões e meio de habitantes. Pernambuco ainda conta com dois grandes arquipélagos, que são os arquipélagos de São Pedro e São Paulo e também o famoso arquipélago de Fernando de Noronha.
Pernambuco tem uma história muito rica desde a época do Brasil colônia e seu descobrimento. Para começar o estado foi um dos maiores polos de produção de cana de açúcar em todo o mundo, isso se deu na época das capitanias hereditárias, inclusive a capitania de Pernambuco era a mais rica de todas. Uma informação muito interessante é que ao contrário do que estudamos na escola, não foi na Bahia, mas sim em Pernambuco o lugar onde chegou o primeiro explorador europeu.
O nome desse navegador era Vicente Yanez Pinzon, ele não era português como Pedro Alvarez Cabral, mas sim espanhol e pelo que tudo indica, tanto arquivos históricos, quanto relatos antigos, ele desembarcou no Brasil no dia 26 de janeiro do ano de 1500, no local chamado de Cabo de Santo Agostinho, mais especificamente na Praia de Calhetas, o que faz com que ele tenha chego por aqui mais ou menos uns 3 meses antes do famoso português que tem fama de descobridor do Brasil.
A cidade de Cabo de Santo Agostinho existe até os dias de hoje, ela faz parte da região metropolitana de Pernambuco e é a primeira localidade onde parou um navio europeu no Brasil. Apesar de tudo isso a colonização e fundação oficial de Pernambuco aconteceu por volta do ano de 1536 e inicialmente haviam franceses e holandeses por ali, eles possuíam muitas terras na região, no entanto, posteriormente foram expulsos de toda a capitania.
O estado ao longo do tempo foi o berço de muitas pessoas que fizeram história tanto no Brasil, quanto no mundo, tal como Romero Brito, o grande Paulo Freire um dos intelectuais mais admirados no mundo todo e que é estudado até mesmo na grande universidade americana de Harvard, tem também os importantes e reconhecidos escritores, tal como Clarice Lispector, Manuel Bandeira e Nelson Rodrigues.
Em Pernambuco também nasceu alguns personagens considerados históricos no nosso país, como o político Luís Inácio Lula da Silva, o cangaceiro Lampião, o Cardeal Arcoverde e ainda para completar são pernambucanos os músicos Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos e Bezerra da Silva, esses são somente alguns dos nomes, mas há muitos outros cidadãos proeminentes que fizeram história ao longo de suas vidas, como artistas, matemáticos, físicos, escritores, diretores e etc.
Atrativos do Estado
Pernambuco é um estado que lhe fornece muitas incríveis opções de passeios, de divertimento, de cultura, de hotéis, de belezas naturais e construídas, por isso é um estado muito eclético quanto a programação que você pode fazer. Não só de praia se vive o casal de lua de mel, até porque o estado também conta com o imponente Rio São Francisco.
Em Pernambuco como todo mundo sabe há um extenso litoral e muitas praias, no entanto muitas delas não são próprias para se nadar e isso não tem nada a ver com a limpeza das águas, mas sim com o fato de haver tubarões na região do estado, principalmente na capital Recife. Inclusive Recife é um dos locais no mundo onde acontecem mais ataques de tubarões.
É muito importante mencionar esse fato, pois muitos turistas que vão até lá simplesmente ignoram as placas de que existem tubarões na região, no entanto quem é da cidade já sabe que isso é comum e tratam de se proteger contra esses perigos. Em decorrência do aumento do aparecimento de tubarões pela área, as novas gerações de algumas cidades pernambucanas, sequer tem o costume de tomar banho de mar.
Na capital do Recife o que se vê são muitas pessoas irem para a beira mar para ver o fim de tarde, para conversar ou beber alguma coisa, mas nunca entrar no mar. Quando nós mencionamos que as novas gerações perderam o costume do banho de mar nas praias da capital, nós dizemos isso, pois considerando algumas décadas atrás esses ataques definitivamente não eram comuns, eles começaram a acontecer principalmente a partir da década de 90.
O motivo para esse aumento de tubarões na costa não se sabe ao certo, há muitas teorias e até pesquisas quanto a isso, mas o que parece ser o principal culpado desta característica é um porto que foi construído próximo à capital, afinal em uma região portuária há muita matéria orgânica, peixes, entre outros elementos que afetam os padrões do mar na região, isso também mudou os locais de berçários de tubarões e esse é apontado de ser um dos fortes motivos de ter atraído predadores para mais perto do continente.
Apesar disso, o estado conta com outras praias maravilhosas e de grande beleza e que não oferecem o risco de ataques de tubarões, principalmente no seu litoral Sul onde estão localizadas as belíssimas Praia de Carneiros e Porto de galinhas, que são algumas das praias mais procuradas em todo o nosso país.
Onde Visitar
O roteiro adotado pelo casal pode variar de acordo com o estilo particular de cada um, então a seguir daremos algumas dicas de lugares imperdíveis onde vocês podem querer passar um pedacinho da sua viagem.
Recife
A capital do estado com certeza é uma parada imperdível para todos aqueles que estão de passagem por Pernambuco, isso porque Recife é uma capital multicultural que entrega aos seus visitantes lindas paisagens e muitos pontos históricos belíssimos.
Praia de Boa viagem: Esta praia fica na capital do estado e com certeza é uma das mais famosas da região, ela é uma praia bem extensa sendo que chega a ultrapassar os seus 7 quilômetros de extensão, essa praia conta também com águas bem verdes e cristalinas, que encantam aos olhos de todos os turistas que passam por ali. A praia de Boa Viagem inclusive deu o nome ao estado, uma vez que em uma parcela de sua área ela apresenta uma grande barreira de recifes bem próximo a costa, inclusive as pessoas podem ir caminhando até a barreira, mas sempre com muita precaução.
O problema nessa praia é que por ali já aconteceram muitos ataques de tubarão, é uma praia perigosa embora muitas medidas de segurança em relação à isso já tenham sido tomadas, atualmente muitos tubarões possuem chips para monitoramento à distância, há em algumas partes redes de contenção para afastar os animais perigosos, entre outros, no entanto o mais importante é sempre respeitar as placas que apontam onde é permitido e onde não é. Apesar de ter alguns lugares que se pode entrar no mar com muitas ressalvas o melhor é prevenir e não se arriscar de maneira alguma.
A praia de Boa Viagem é uma praia urbana e a sua orla é bem movimentada, ela conta com muitos bares, restaurantes, lanchonetes, então boas opções para lazer é o que não falta por ali. Muitas pessoas vão para a orla durante a noite, mas muitas vão também ao entardecer do dia, para pegar os maravilhosos tons do por do sol ao som do mar pernambucano.
Praia do Pina ou Praia do Sport: Essa praia também fica dentro da área considerada urbana da capital pernambucana, ela é uma bela praia, não tanto quanto a sua vizinha Praia de Boa Viagem, mas é também um local muito interessante e agradável. Ela está normalmente cheia por causa de sua localização, mas em compensação conta com uma ótima infraestrutura.
Praia da Piedade: Outra praia vizinha da Praia de Boa viagem é a Piedade, no entanto, ela já está praticamente em outro município da área metropolitana de Recife, um cuidado que se deve ter aqui é os tubarões, sim novamente eles, essa praia está em uma localidade onde eles costumam estar sempre por perto.
Praça do Marco Zero: Essa praça tem muita história e é uma das mais importantes do Brasil, afinal foi neste lugar onde a hoje grande cidade do Recife nasceu a séculos atrás. A praça possui lindas construções históricas e fica próxima à um cais da cidade. Em muitas épocas do ano ocorrem eventos culturais, festas, festivas, entre outros acontecimentos nesta praça. Além disso, o centro de artesanato pernambucano está de frente com a praça.
Paço do Frevo: O frevo é um tipo de dança e expressão cultural brasileira, ele tem suas raízes em Pernambuco, o frevo tem muitos passos influenciados pelos movimentos da capoeira, além de ter sido também moldado por outros tipos de musica tal como o maxixe, é uma dança animada e que conta com roupas bem coloridas em suas apresentações. O Paço do frevo é exatamente um lugar onde acontecem apresentações, mas também um local de pesquisas, de histórias, um local onde guardam imagens importantes, etc. A entrada é paga, porém o valor da inteira não é alto e fica por volta dos 15 reais.
Museu Cais do sertão: Esse museu tem como inspiração um dos maiores artistas que já existiram no nosso país, é o pernambucano Luiz Gonzaga, além disso uma das propostas é mostrar mais sobre a cultura do sertão nordestino. O local geralmente tem um dia da semana em que a entrada é gratuita, mas nos outros o ingresso custa por volta de 10 reais.
Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal: Essa rua é uma das mais bonitas de Recife, isso porque ela conta com muitas construções coloridas, pintadas em uma grande variedade de cores vivas no melhor estilo colonial. Essa rua mais parece um cenário de novela ou de filme, é um lugar super bonito e inspirador, que com certeza não pode ficar de fora do roteiro do casal. Além de tudo, ao da rua ainda existe uma praça belíssima, um lugar excelente para tirar algumas fotos.
Instituto Ricardo Brennand: Esse lugar se trata de um espaço cultural onde você paga o valor da entrada que costuma ser de 30 reais a inteira, mas você entra em contato com um grande acervo histórico e cultural não somente nordestino, mas também brasileiro.
Oficina Francisco Brennand: Esse espaço cultural é muito próximo do espaço citado acima, ele também conta com peças artísticas e culturais, mas muito mais no ramo das artes plásticas e das esculturas, onde muitas delas tratam da mitologia grega.
Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda: Os bonecos gigantes fazem parte da cultura popular pernambucana, principalmente a cultura de Olinda e de Recife. Eles são uma das principais atrações das festas de carnaval na região, além do que os bonecões fazem parte da arte popular, afinal para construir os bonecos é realizado um verdadeiro trabalho artístico, desde a sua montagem, até a sua pintura e por ai vai.
Parque Dona Lindu: Esse parque é um excelente espaço de lazer da cidade, ele foi projetado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemayer, por esse motivo é um parque muito moderno e inovador, além disso a grande curiosidade é que Dona Lindu é a mãe do ex presidente Lula e o nome do parque foi dado em homenagem a ela que é pernambucana e é conhecida por ter sido uma pessoa muito boa.
Museu da cidade do Recife: Esse museu é muito importante na cidade, porque neste lugar é possível verificar e conhecer mais de perto a história do estado que já foi citada até mesmo aqui neste texto acima. Tem um grande acervo que se encaixa nos ramos histórico e também cultural.
Rua da Aurora: Essa rua é uma das mais bonitas de todo o estado, ela conta com uma arquitetura colonial e com construções de cores bem vibrantes e fortes. Além disso, quando se olha para essa rua a partir do outro lado do rio em um dia de sol é possível ver também o reflexo das coloridas construções nas suas águas.
Galeria Joana D’Arc: Esse lugar é destinado às pessoas que tem um estilo mais alternativo, isso porque ela conta com bares, lanchonetes e lojas onde o estilo alternativo e descolado é muito forte.
Garage Food Trucks: este é mais um lugar interessante para comer, porque por ali estão localizadas algumas boas opções de alimentação, se você não sabe onde ir a noite para comer, lembre-se desta opção.
Largo de Santa Cruz: Esse lugar reúne muitos estabelecimentos, com certeza um dos principais pontos para encontro na noite de Recife, ele possui uma noite animada e cheia de cultura, que podem ser experienciadas nos bares, restaurantes, lojinhas, lanchonetes e outros comércios que existem por ali.
Pátio de São Pedro: Neste lugar existe uma bela praça cheia de belas construções antigas e além disso, por ali se vê também uma igreja que é do período colonial, ainda existem no local alguns museus nos entornos da praça, essa localidade definitivamente vale a sua visita.
Outras Atrações
Olinda: Olinda é uma cidade vizinha à Recife, mas ela está muito próxima à capital, são mais ou menos uns 9 quilômetros de distância, por isso ela é considerada parte da grande área metropolitana da cidade. Olinda tem muitas construções históricas, muitas casinhas coloridas, seu centro histórico é um verdadeiro charme, além disso, ela é também muito famosa pelos bonecões artesanais e gigantes que são feitos por ali e são vistos nas festas locais da região, mas principalmente nas festas que acontecem no território de Olinda.
Porto de Galinhas: Porto de galinhas é uma das praias mais visitadas do estado, assim como também é uma das praias mais procuradas de todo o Nordeste brasileiro, ela ficou famosa por causa dos seus corais e as variações de marés, que podem formar belas piscinas de águas cristalinas onde os turistas podem nadar nos períodos de maré baixa. Hoje Porto de Galinhas é um verdadeiro polo do turismo brasileiro, sendo composta por muitos resorts e uma excelente infraestrutura. Porto de galinhas está na região do litoral Sul de Pernambuco.
Praia de Carneiros: Essa famosa praia pernambucana está localizada na cidade de Tamandaré, que fica no sul do estado, quase na divisa com Alagoas. Essa praia é uma das mais bonitas de todo o Brasil, ela é composta por muitos coqueiros e um mar de um verde cristalino, é um lugar completamente paradisíaco e bonito, a alguns anos atrás ela não era tão conhecida, mas hoje já um polo turístico da região, seus coqueiros e a sua charmosa igrejinha, hoje são cartões postais do estado.
Cabo de santo Agostinho: Esse local é famoso por ter sido o primeiro lugar no Brasil onde atracaram navios europeus, apesar da Espanha não ter reivindicado as terras brasileiras “descobertas” por um espanhol, ele chegou por aqui antes mesmo do explorador português Pedro Alvarez Cabral. Esse lugar conta com belas praias, inclusive a praia de calhetas, local do descobrimento, é muito bonita, apesar de ter um acesso difícil e ficar no fim de uma trilha de 45 minutos, tente olhar pelo outro lado, pode ser até muito romântico fazer uma trilha e ir para um lugar mais sossegado durante a sua lua de mel.
Bezerros: Esse lugar frequentemente é chamado de uma Veneza pernambucana, isso porque ele é um lugar de muito artesanato local, onde muitas peças e máscaras carnavalescas são produzidas por artesãos locais. A festa da cidade realmente remonta as festas carnavalescas da Veneza italiana, mas não pense que o resto do ano a cidade fica sem atrações, pois há por lá muitos artistas que fazem a arte da xilogravura e com isso a cidade torna-se um polo cultural durante o ano todo.
Fernando de Noronha: A ilha de Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco, apesar de estar a mais ou menos 500 quilômetros da sua costa, exatamente pelo motivo da grande distância, a única maneira de chegar até lá é de avião, não existem embarcações que fazem esse trajeto. Para chegar até Fernando de Noronha é possível pegar um avião que sai da capital pernambucana e vai direto para a ilha. Essa é uma das ilhas mais famosas do mundo e não somente do Brasil e toda essa fama se deve pelas suas lindas praias, suas águas cristalinas em tons verdes e azuis, aos muitos golfinhos que cercam o local, assim como a grande preservação ambiental que acontece por lá.
A ilha de Fernando de Noronha é uma das ilhas que possui mais áreas de natureza preservada em todo o mundo, atualmente ela conta também com um programa de plástico zero, que visa exatamente diminuir o lixo e a sujeira pelo local, além disso, o seu território é todo preservado e foi convertido em reserva ambiental, por esse motivo todas as pessoas que passam pela ilha devem pagar uma taxa de conservação, essa taxa de fato é aplicada para preservação das florestas nativas, assim como para a manutenção e proteção dos animais que vivem na ilha.
Culinária
A culinária típica do estado de Pernambuco é muito rica, cheia de cores e sabores, tem a marca da comida nordestina brasileira. Ela teve fortes influencias tanto das culinárias indígenas e europeias, como também da culinária africana, no meio de toda essa mistura se desenvolveu uma culinária típica da região e que é devidamente brasileira.
Entre as comidas mais famosas estão a tapioca, a feijoada a brasileira, o arrumadinho, o escondidinho, a caldeirada, a famosa moqueca pernambucana, o sarapatel, a peixada pernambucana, bolo de macaxeira, o doce nego bom e muito mais, isso porque ainda nem citamos as comidas típicas da festa de São João que acontecem em todo o estado.
A festa de São João, é o que conhecemos principalmente por festa junina em outras localidades. É uma das festas mais tipicamente brasileiras e mais ainda tipicamente nordestinas, é uma festa de muita comida boa, muita animação, a decoração e as danças também são bem típicas, a festa de são João é uma das expressões culturais mais popularmente conhecidas no nosso país.
A Lua De Mel
Se o casal gosta de festas dê preferencia para ir para Pernambuco durante os períodos do carnaval e da festa de São João, agora se vocês preferem uma viagem com mais calmaria é indicado fugir dos meses de fevereiro, junho e julho. De qualquer forma Pernambuco é um estado sempre muito interessante e muito fascinante, é um estado que cativa a qualquer um que passar por lá, independente do roteiro que vocês escolherem, tenho certeza que será uma viagem linda e inesquecível.