O casamento é um momento único e mágico na vida de um casal, mas além dos preparativos, da cerimônia emocionante, da alegria da celebração, existe o peso da responsabilidade, pois esta é uma das mais importantes decisões de uma vida. Seja uma cerimônia discreta ou uma festa de casamento, só na igreja ou só no cartório, com ou sem papéis assinados, de qualquer forma ele representa a união de duas pessoas que desejam nesse momento permanecer juntas pra sempre. Então é fácil entender porque a decepção dos dois quando as coisas não dão certo, pois na maioria das vezes ainda existe amor quando as crises conjugais se instalam, e se não houver boa vontade elas podem tornar o casamento insustentável.
A Vida de Casados
Muitas pessoas afirmam que os primeiros tempos do casamento tudo é maravilhoso e perfeito, no entanto para muitos esses podem ser os tempos mais difíceis da vida de casados, os primeiros tempos. São nos primeiros meses de casados, quando a vida começa a entrar na sua rotina própria, cada um atendendo seus compromissos, com seu trabalho, seus estudos e tudo mais que envolve uma rotina, que a vida de casado começa a exigir mais dos esposos. É no dia a dia, dormindo e acordando juntos, nos dias de bom humor e nos outros também, acordando e tomando café da manhã juntos diariamente, tomando banho no mesmo chuveiro, lendo o mesmo jornal que as pequenas diferenças individuais vão apontando e exigindo que cada um se acomode nessa nova vida, encontrando seu espaço. Na vida de casados deixamos de ser duas pessoas que tem duas vidas, e passamos a ter uma vida em comum, onde nossos atos e nossas decisões também afetam o outro. Precisamos reaprender a viver, abrir mãos de pequenos hábitos, aceitar outros, enfim, é uma transformação maravilhosa, mas que exige de cada um o melhor de si, e que para alguns pode ser bem penosa.
A Decisão de Fazer o Outro Feliz
A vida de casados pode ser muito boa e é possível manter a chama do amor por toda a vida, existem muitos casais que nos provam isso com o seu próprio exemplo, e segundo eles o segredo dessa felicidade no casamento é justamente o da opção pelo casamento: devemos casar para fazer o outro feliz e não para sermos felizes, pois quando os dois trabalham para fazerem o outro feliz com certeza o casamento será uma fonte de realização e felicidade. Não existe casamento sem crise conjugal, mas quando existe essa disposição pelo bem comum do casal com certeza os dois irão achar um jeito de superar as crises, com diálogo franco e acima de tudo boa vontade de ambas as partes. O casamento é reciprocidade e cresce com os dois, tem que ser cuidado e avaliado, um dos grandes caminhos da convivência a dois é aprender a respeitar as diversas características daquela pessoa com a qual resolvemos partilhar a nossa vida. Viver a dois é bom, é gratificante, é através dessa relação que os seres humanos se completam, constroem suas famílias, geram filhos, elos sagrados entre sí, prolongamento da sua existência, e seu sucesso depende da sua disposição de fazer o outro feliz.
Com certeza as celebrações e festas de casamento tem um motivo muito forte para serem eventos tão especiais e tradicionais, que perduram através dos séculos, pois talvez seja esse o momento mais importante na vida de uma pessoa, um passo para o resto de suas vidas.