Além de toda a festa e fotos, um pequeno objeto será um dos principais quando o assunto é casamento. São elas, pequenos círculos em joias, que farão a simbologia durante toda a vida de uma união de carinho e amor ao longo dos anos.
As alianças são a parte fundamental da relação, queira você aceitar ou não. Você pode não casar no cartório, não fazer festa, não convidar muitos amigos, não noticiar para ninguém, mas é ela quem vai diferenciar você do status de solteiro para o de casado. É muito raro casais dispensarem tal símbolo durante uniões estáveis, até porque é o primeiro artefato a ser comprado quando se começa uma relação.
Há séculos, quando foi criada a simbologia, a aliança era usada apenas para identificar noivado, na mão direita. Seria trocada de lado e passaria para a mão direita apenas no momento do casamento, indo para a mão esquerda, onde permaneceria até a eternidade, como símbolo do matrimônio a olhos vistos.
Atualmente, as coisas andam bem modernas, entretanto, o gosto pelos arcos dourados não diminuiu em nada. Por que esperar anos para colocar a joia no dedo se pode ser comprada em qualquer local? Cada vez mais cedo casais presenteiam-se com anéis para simbolizar uma união. Há cerca de uma década eram apenas namoros estáveis, agora um simples ‘gostar’ pode significar anel na mão direita.
Alianças: Joia Exclusiva
Era tradição na antiguidade as joias serem únicas e guardadas por séculos entre parentes, uma forma de manter a tradição familiar. As alianças eram enviadas para confecção em joalheiros que derretiam direto do ouro para os moldes, ajustados de acordo com a mão de quem receberia primeiro o artefato.
O anel era um artigo de família a ser passado de mãe para filha e para neta, sucessivamente. Com os anos, essa tradição perdeu um pouco a força, pelo alto custo do ouro e ganhou outras formas, mas sempre com ar de diferencial. É comum casais mandarem personalizar o par de alianças para eles com símbolos, nomes um do outro ou a data do matrimônio. Vemos ainda frases declarativas de amor, palavras significativas ou mesmo desenhos com simbologia apenas para o casal.
Aliança de Ouro, Prata ou Metal?
As alianças douradas nunca saem de moda, entretanto, não é mais obrigatoriedade. Isto vem de um tempo remoto em que ostentar ouro era sinal de boa vida e sucesso familiar e financeiro, então quanto mais grossa, mais ouro tinha.
Atualmente, as joalherias têm opções para todos os bolsos. Há em ouro puro ou misturado. As pratas estão bem na moda por serem diferentes. Para quem gosta da simbologia mas quer aderir a algo diferenciado, há as de metais diversos, como aço inoxidável, com a vantagem de nunca ficar escura e ser anti alérgica.