Bodas de casamento é a festa na qual celebramos os aniversários do casamento, as bodas mais tradicionais e comemoradas são as bodas de prata – vinte e cinco anos de casamento e bodas de ouro – cinqüenta anos de casamento. A palavra “boda” vem do latim “votum” e significa “promessa”, assim o termo é corretamente empregado quando falamos nas bodas de casamento, referindo-nos as promessas de casamento, celebramos as bodas de casamentos, os aniversários das promessas feitas um ao outro no dia do casamento.
Aniversários de Casamento
O casamento é uma data marcante na vida de qualquer pessoa, momento em que passamos a partilhar nossos sonhos, nossos desejos, nossa vida com outra pessoa, deixamos de ser uma pessoa para nos tornar um casal e como tal construir uma família. A partir do dia do casamento nossa vida muda drasticamente e passamos a compartilhar as alegrias e tristezas do dia a dia, e assim cada aniversário é uma conquista que deve ser celebrada. Os primeiros aniversários de casamento em geral são celebrados na intimidade do casal, depois partilhados com a família, com os filhos, até que chegam as datas mais tradicionais e que tem um peso em nossa vida pois vem carregadas de histórias, experiências e vivencias. As bodas de prata e de ouro normalmente tem um valor inestimável para os casais, e muitos celebram essas datas festivamente.
Bodas de Prata
25 anos de casamento, normalmente o casal já tem filhos e muitas experiências vividas juntos, momentos inesquecíveis e momentos difíceis, tudo partilhado. A maioria dos casais celebram as bodas de prata com uma festa em família e com os amigos. Na ocasião os “noivos” trocam novamente as alianças, agora com outra aliança sobreposta, e renovam as promessas do casamento, para os católicos essa cerimônia pode ser realizada na igreja, com a benção do Padre, numa bonita e tradicional celebração.
Bodas de Ouro
50 anos de casamento, 50 anos de vida em comum. Quem chega a este marco com certeza tem muitos motivos para comemorar, e está é uma das celebrações mais emocionantes que já tive a oportunidade de assistir até hoje. Para quem deseja festejar as bodas de ouro de maneira tradicional, os preparativos começam com os convites, que são no estilo dos convites de casamento. Os noivos também trocam alianças e renovam os votos do casamento, com a benção do padre. A noiva e o noivo podem entrar na igreja ou no local preparado com os pajens, que geralmente são os netos ou bisnetos, os filhos vem logo atrás dos noivos. A festa pode ser organizada como uma festa de casamento, com direito a bolo e valsa, numa oportunidade de celebrar com a família e com os amigos a história de uma vida.
A celebração das bodas de ouro é um momento muito especial na vida de um casal, talvez um segundo momento depois do casamento. No primeiro a expectativa do futuro, no segundo a satisfação de um sonho realizado, uma vida partilhada, uma família construída.
Para quem chega lá, parabéns, com certeza há muito o que comemorar!