A Holanda é um país entre muitos outros países ocidentais que faz com que o comissário que realiza o casamento (juiz de casamento), não possa ter a liberdade de expressar a sua opinião perante as leis que permitem os casamentos ou as uniões civis de pessoas do mesmo sexo.
Em Amsterdã/Holanda, em junho de 2011, comissários de casamento de um distrito foram obrigados a passar por uma avaliação anual onde possa através dessa atitude garantir que os mesmos apoiem os casamentos do mesmo sexo. Isso foi determinado depois que veio à tona a discriminação que duas comissárias fizeram ao se recusar a celebrar as cerimônias.
No dia 1º de abril de 2011, foi realizado pelo prefeito de Amsterdã, que foi o Juiz do casamento de dois homens, sendo realizado para lembrar as comemorações do décimo aniversário do primeiro casamento gay no mundo, na cidade holandesa. A Holanda tornou-se o primeiro país do mundo a legalizar a união entre duas pessoas do mesmo sexo, dando sequência a mais 9 países seguindo seu exemplo.