Durante os momentos de escolha dos preparativos do casamento, como decoração e buffet, uma escolha muito importante que jamais deve ser deixada para a última hora é a escolha dos músicos que irão tocar na festa de casamento.
As opções são muitas e cada uma delas dará um tom diferente para a sua festa – por isso, a escolha do candidato final deve ser cuidadosa e bem pensada, para que a sua festa não acabe saindo de uma maneira muito diferente da que você esperava.
A opção mais comum nessas horas são, na verdade, os DJs. Eles podem tocar praticamente todos os tipos de música e a grande maioria deles pede uma lista com antecedência do que você espera ou quer que toquem durante o casamento. DJs tocam por hora, e sua festa pode durar até o dia amanhecer, com alguns custos adicionais, mas sem o problema dos músicos se cansarem e começarem a desafinar ou outros detalhes similares.
Para aqueles que desejam uma banda tocando, essa escolha deve ser ainda mais pensada, planejada e muito bem pesquisada – afinal, um DJ pode tocar de tudo, mas uma banda normalmente se especializa em um ou dois tipos de música e, então, os toca como seu carro chefe. Na hora de escolher a banda, garanta que você os tenha ouvido tocar previamente – seja em casamentos ou outro evento – e, também, que você sabe quais tipos de música eles tocam bem ou não.
Além disso, o estilo da banda deve ser o seu estilo de casamento: pense bem na hora de contratar uma banda, levando em consideração todos os detalhes que ela oferece, desde seu repertório musical básico, até o figurino que seus integrantes usam para as apresentações.
No caso de um casamento mais formal, menos jovem, uma boa escolha são quartetos de cordas, ou similares – algo que fica mais como música de fundo do que como atração principal, eles dão um ar elegante à festa, mas certamente não darão à festa um ar de algo jovial ou dançante.
A escolha dos músicos é crucial porque seu papel é exatamente manter a festa funcionando – uma banda ruim certamente fará a festa durar menos ou um DJ que não cumpre o que os noivos esperam pode acabar prejudicando o andamento da festa.
Certifique-se de deixar bem claro o que você espera da banda ou DJ que contratou, ouça-os tocar previamente, faça uma listagem das músicas que pretende que toque na festa e converse com toda a equipe responsável pela música antes da festa: essa preparação prévia vai garantir o sucesso da sua festa mais tarde!