Já vai longe o tempo em que casar era o melhor destino para as moças de família, que só aceitavam as uniões oficializadas formalmente. Hoje casar de papel passado não é mais a única opção e cada dia mais casais optam por simplesmente morar juntos, no entanto muitas pessoas ainda possuem duvidas sobre a união civil e a união estável.
União Estável ou União Civil?
União estável é aquela em que duas pessoas decidem morar juntos e se estabelece naturalmente, já a união civil é o casamento civil, um contrato formal ou um negócio jurídico. A diferença entre legal entre as duas formas de união são especialmente quanto ao direito de herança e sucessão e regime de bens. A escolha por uma das formas de união pelo casal geralmente leva em conta diversos fatores especialmente o conservadorismo do meio social e familiar em que vive e dos interesses patrimoniais do casal. O aspecto emocional também é importante, quando há a união civil para muitos é o reconhecimento público do compromisso, enquanto a união estável para muitos pode significar descompromisso.
O Que Levar em Conta na Hora de Escolher
Morar juntos ou casar perante a lei é quase a mesma coisa, uma vez que no direito civil ao casal ao passar a morar junto é considerado casado. As diferenças legais entre união estável e união civil ou casamento civil, no entanto, são maiores quando o assunto é o recebimento de herança e direito de sucessão, em que os casais com união estável tem direito a quota-parte menor do que os casados através de união civil. A união estável também não permite que um dos cônjuges adore o sobrenome do outro como na união civil, no entanto muitos casais que optam pela união estável formalizam essa intenção através de contratos em que estabelecem regras de convivência e de divisão patrimonial ou regime de bens. No caso da união estável, mesmo sem nenhum contrato ou formalidade, o casal passa a viver sob a égide da comunhão parcial de bens, ou seja, a partir do momento em que passaram a viver juntos todos os bens adquiridos são do casal, e aquilo que foi adquirido antes dessa data é parte do patrimônio individual de cada um.
Casamento Religioso, Celebração e União Estável
Cada casal deve escolher a forma de casar que lhe melhor aprouver, de acordo com seus interesses e anseios. Muitos optam apenas pelo casamento religioso e uma celebração com os amigos, outros apenas se juntam e fazem a festa de casamento, outros ainda literalmente apenas juntam as escovas de dentes e passam a viver sob o mesmo teto. Na verdade o que importa é mesmo os interesses do dois, que sob qualquer regime de casamento devem buscar a sua felicidade como casal.