Algumas pessoas quando decidem se casar, querem espalhar a felicidade que estão sentindo a todos a sua volta. Em geral, os noivos que assim se comportam possuem um histórico anterior de filantropia, em que doavam parte de seu tempo a alguma causa nobre, como cuidados com enfermos ou ajuda à instituições de caridades, ou ainda, eram preocupados na preservação do meio ambiente.
Filantropia no Templo Religioso
Um exemplo de como o casal pode ajudar as outras pessoas mesmo no momento mais importante de suas vidas, é fazer a cerimônia do casamento em um templo religioso que faça uma doação da taxa que os noivos devem dar para celebrar o casamento para comunidades ou instituições que abrigam crianças ou jovens carentes.
Outra maneira de contribuir para ajudar ao próximo é oferecer um coral de crianças de algum organização beneficente para cantar no evento, ao invés de contratar um profissional especializado em música. Desse modo, a pessoa consegue economizar e ainda auxilia os jovens, pois o dinheiro que é pago pelo casal vai inteiramente para os necessitados.
Contratação de Fotógrafos
Para os que querem se casar e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente, uma boa opção é selecionar os profissionais que irão fotografar a cerimônia de casamento que trabalhem preocupados com a preservação do meio ambiente, evitando a utilização de materiais poluentes ou o desperdício. O ideal é contratar os fotógrafos que utilizem álbuns confeccionado com material biodegradável ou reciclado. Vale ressaltar que atualmente já existem alguns estúdios fotográficos que oferecem esses serviços aos seus clientes.
Decoração de Flores e Doação
Uma iniciativa bastante interessante que alguns casais já vem realizando no item de decoração da cerimônia, é a seguinte: os noivos contratam uma ONG (Organização Não Governamental) especializada em decorações de flores para eventos que, após enfeitarem todo o local do casamento com flores frescas, as transformam em lindos buquês e depois os distribuem para vários asilos espalhados pela cidade.
Para contratar esse tipo de serviço, basta entrar em contato com a ONG e agendar com alguma antecedência, para que depois do evento as voluntárias da organização possam confeccionar os arranjos. De acordo com os que já realizaram o trabalho, os arranjos são entregues toda semana para uma média de dez asilos. Esse tipo de trabalho, além de preparar as pessoas que confeccionam os buquês para uma nova profissão, ainda serve para criar um vínculo com as instituições de caridade e alegrar várias idosas com os belos arranjos que são feitos.
Todos que optarem por qualquer tipo de cerimonial de casamento voltados para a consciência ecológica ou para o auxílio às instituições de caridades sentirão, com certeza, além da alegria do momento que estão vivendo, uma felicidade ainda maior, por poderem auxiliar as pessoas que necessitam. Essa iniciativa é muito proveitosa e demonstra que o casal já começa bem uma nova vida, com consciência e responsabilidade social.
Salete Dias