Um casamento é um momento muito importante, que normalmente exige certa formalidade nas vestes usadas tanto pelos padrinhos quanto pelos convidados, sendo bem comum que os noivos exijam um dress code, ou seja, um estilo que deve ser seguido para que todos estejam em harmonia durante a celebração.
Apesar de algumas vezes ser complicado seguir o dress code, é importante lembrar que o casamento é um momento único e especial para pessoas queridas, e que os noivos investiram muito nessa celebração, tanto financeiramente quanto gastando o seu tempo pensando na decoração e estilo para que o casamento fosse exatamente da forma que eles imaginam, e não é nada agradável quando um ou alguns dos convidados não seguem o que foi pedido.
Alguns casais não exigem um dress code, porém, as informações fornecidas sobre o casamento podem dar uma ideia do que os convidados devem usar, tal como: o horário da festa, o local onde a cerimônia será realizada, o estilo dos convites, etc. Outra boa opção é confirmar com os noivos se existe uma preferência do estilo de roupa, sendo assim bem mais fácil escolher o que usar. Em última opção deve ser usado um traje coringa, conhecido como passeio completo, que combina com diversas ocasiões.
O Que Usar Em Casamento: Trajes Masculinos
No geral, o casamento é um evento formal e consequentemente deve ser usado um terno para participar desse evento, até mesmo para os convidados, apesar disso, com o tempo os protocolos têm sido alterados, abrindo a possibilidade de investir em composições diferenciadas para participar do evento. Existe uma regra que torna mais simples a escolha do traje para o casamento: quanto mais formal for o evento, mais sóbrio deve ser o traje, porém, os casamentos mais despojados permitem certa flexibilidade tanto no estilo das peças quanto nas suas cores.
Para ser mais simples a escolha do traje para participar do casamento, é possível elencar os principais estilos que são exigidos no dress code, sendo possível encontrar qual se adequa mais a cerimônia em questão:
Black Tie: Traje Muito Formal
O traje conhecido como black tie é composto por um smoking preto, uma gravata borboleta preta, uma camisa social básica branca e um cummerbund preto, que é uma faixa que vai na cintura, essa faixa pode ser substituída por um colete, dependendo do estilo de quem estiver usando o traje, e o sapato social deve ser um Oxford preto.
O Black Tie é o traje mais formal possível, ele é usado normalmente em celebrações que ocorrem durante a noite e que tem o estilo mais clássico e tradicional. Já que é um traje extremamente formal, não é possível adicionar muitos acessórios a ele, sendo os mais comuns às abotoaduras douradas ou prateadas, um lenço branco ou colorido em tons sóbrios no bolso do paletó, ou um relógio, que possua a pulseira em couro, sendo possível escolher outro modelo caso ele não seja muito chamativo.
Black Tie Opcional: Opção Com Terno Convencional
Existem duas opções do Black Tie, o formal é o com smoking, já o opcional é composto pro um terno convencional, que pode ter o corte escolhido pelo usuário, sendo um modelo que tem sido bastante cobiçado o terno com corte slim. Assim como o Black Tie formal, o Black Tie opcional exige peças sóbrias, por isso, deve ser combinada com camisa social branca lisa. A dica é que o terno esteja em boas condições para compor um bom visual.
Quando se trata da gravata, o preferível é que ela seja feita em seda preta e lisa, porém, em alguns casos é possível escolher uma gravata colorida. O cinto deve ser de couro, e o sapato ideal é um Oxford de couro preto. Caso o convidado deseje usar acessórios, os recomendados são abotoaduras mais discretas, bem como um relógio mais sóbrio e formal. Também é possível adicionar um lenço de seda no bolso do paletó.
Passeio Completo: Traje Social Ou Semi-Formal
O traje chamado de passeio completo é ideal para ser usado nas cerimônias que não exigem um dress code, pois, ele combina com diversas ocasiões. Ele é composto por um terno escuro, que pode ser cinza escuro, grafite, azul marinho ou preto, uma camisa em um tom bem claro, que pode ser lisa ou com listras finas e uma gravata que também seja lisa ou que possua padrões discretos. O sapato deve ser social, de preferência um Oxford, já o cinto deve ser feito em couro. Caso queira dar uma diferenciada no estilo, uma ótima opção é usar um colete na mesma cor do paletó (caso seja em um tom diferente ele precisa ser parecido).
Já que esse traje é um pouco menos formal, é possível combinar ele com acessórios diferentes, como um relógio mais chamativo, com pulseira de aço ou de couro e um lenço colorido no bolso do paletó.
Esse traje pode ser considerado o padrão para os casamentos noturnos, sendo possível variar um pouco na sua composição caso o convidado deseje, como por exemplo, combinar um paletó azul marinho com uma calça preta ou marrom escura.
Esporte: Traje Casual
Esse traje é usado nos casamentos mais despojados, permitindo várias combinações a partir do estilo do convidado, sendo sempre importante manter sempre certa elegância. O comum é que seja usada uma mais sóbria, mas, o tecido da mesma pode variar entre calças de alfaiataria e até mesmo jeans com uma lavagem escura. O ideal é usar o blazer, que pode ser de algodão leve, sarja, rami, lã fria ou linho, a cor dele pode variar de acordo com o horário do casamento. Já a camisa pode ser mais despojada e possuir padrões diferenciados, em alguns casos, é possível substituir a camisa social por uma camisa polo mais discreta, que irá ficar muito elegante combinada com um blazer.
O traje esporte pode ser combinado com tênis mais discreto, mocassim, Oxford mais casual ou um monk strap. Nesse tipo de traje também é possível dispensar a gravata, a não ser que ela combine com o estilo do convidado e ele deseje usar. Já os acessórios podem ser mais ousados, como relógios com mais detalhes e até mesmo coloridos, pulseiras masculinas, cintos diferentes, lenços coloridos e estampados no bolso do blazer, dentre outras variações.
Já que a composição de esse dress code é bem flexível, é importante sempre ficar atento ao horário em que o casamento será realizado para adaptar melhor as peças de roupa.
Pode Ir De Camisa Polo Em Casamento?
Essa é uma dúvida muito recorrente entre os convidados de casamento, como foi mostrado acima, quando a camiseta polo é combinada com itens que dão elegância ao traje, é possível sim que ela seja usada, desde que o dress code não seja extremamente rígido, ou seja, em casamentos clássicos e tradicionais a camisa polo não tem vez, porém, caso o evento seja mais despojado, ela pode sim ser cogitada.
Esse estilo de camisa combina perfeitamente com os casamentos realizados durante o dia, é importante destacar que esse horário é o momento perfeito para usar peças em tons mais claros, principalmente durante o verão, dessa forma, a camisa polo pode ser combinada a um terno cinza claro, areia ou bege, por exemplo.
Outro evento em que as camisas polo são permitidas são os casamentos no campo ou na praia. Esse tipo de casamento normalmente ocorre durante o dia, e durante o verão a alta temperatura é ideal para usar uma camisa que não seja tão quente. Nesse caso é possível acrescentar acessórios para deixar o traje ainda mais interessante, como os suspensórios o até mesmo um chapéu Panamá, para se proteger do sol, além de óculos de sol.
Outro estilo de casamento que pode ser considerado mais despojado são as cerimônias realizadas apenas no Civil, mesmo que não hajam muitos convidados, é importante que todos que compareçam estejam elegantes, portanto, a camisa polo pode ser combinada com um blazer.