Casamento: O Que Significa O Anel Em Cada Dedo?
Os anéis de casamento ou como eles são mais conhecidos, as alianças de casamento são amplamente utilizadas em muitas diferentes culturas do mundo, principalmente nas culturas Ocidentais. O que antes era regra e símbolo de status social (afinal a função social da grande maioria das pessoas antigamente era casar), hoje é um símbolo muito mais verdadeiro de amor e compromisso, pois na sociedade atual, apesar de ainda ser comum o uso de alianças e remeter às tradições, não é mais um regra e obrigatoriedade, sendo assim cada casal é livre para adotar as suas próprias tradições relacionadas ao seu compromisso.
No entanto, não somente de alianças de casamento vivem os romances, há tradições de alianças de compromisso de namoro e também alianças de noivado, antigamente a sociedade Ocidental, incluindo a brasileira, utilizavam de maneira bem rígida todas essas alianças, por causa da força e das amarras sociais, hoje o uso é livre, tanto que grande parte dos casais atualmente sequer compra alianças, principalmente quando se trata de alianças de namoro.
Um dos motivos das alianças de namoro e noivado serem mais comuns no passado do que nos dias de hoje, é porque antes a obrigação do compromisso com uma pessoa, era algo para sempre e que normalmente envolvia muito a família das pessoas, sendo inclusive o casamento muitas vezes arranjado, sem que os noivos sequer se conhecessem ou se gostassem, então de certa forma os relacionamentos antigamente, eram em sua grande maioria uma forma de contratos, que por vezes beneficiava mais as famílias do que os próprios noivos, e as alianças por sua vez eram a forma de selar esse contrato social.
Atualmente é muito inviável uma aliança de namoro, pelo menos no que diz respeito à grande parte das pessoas, já que normalmente um jovem pode trocar de relacionamento muitas vezes e o compromisso mais sério, vem sendo adotado cada vez mais tarde, portanto, a aliança que ainda existe com muita força é a aliança de casamento, ao contrário dos outros anéis de compromisso, que já caíram em desuso para uma boa parte das pessoas.
Os Dedos Socialmente Escolhidos Para O Uso De Cada Anel
Vamos primeiro falar sobre os anéis de compromisso de namoro, que no Brasil são utilizados na cor prata, as tradições antigas determinavam que o anel deveria ser de prata, no entanto, por causa do alto valor da prata, que pode não ser acessível para a maioria dos brasileiros, é muito normal por aqui que se use um anel de aço para os compromissos de namoro. A mensagem do uso dessa aliança é que as duas pessoas querem assumir um compromisso bem sério, mas que ainda não tem planos em um futuro próximo de se casar oficialmente. Segundo o costume esse anel é usado no dedo anelar, mas ao contrário da aliança de casamento não se usa ele na mão esquerda, mas sim na mão direita. Outra tradição é de escrever os nomes dos namorados dentro das alianças, juntamente com as datas de início de namoro.
As alianças de noivado são em geral usadas no mesmo dedo dos anéis de compromisso de namoro, ou seja, elas são usadas no dedo anelar da mão direita, mas com a diferença que elas não são alianças de prata, elas são normalmente douradas (de ouro). No entanto, vale ressaltar que há algumas diferenças culturais em relação à tradição do anel de noivado em algumas culturas. Aqui no Brasil é muito comum que ele seja a mesma aliança que será usada posteriormente para o casamento, apenas mudando o dedo em que ela será usada, mas esse costume não se aplica por exemplo, na cultura norte americana, onde o mais comum é que o anel de noivado seja único e próprio para aquele período, sendo um verdadeiro grande presente para a noiva.
Explicando de uma maneira mais clara, o que acontece é que nos Estados Unidos, quando uma das duas pessoas do compromisso (normalmente o noivo) pede a outra pessoa em casamento, ele presenteia a pessoa que foi pedida com um anel “extravagante”, ou seja, um anel com uma pedra preciosa e cara, normalmente de ouro dourado, mas é bem comum que seja também de ouro branco. Esse anel não é o mesmo usado depois que o casal oficializa o casamento, ele é substituído geralmente pelas alianças douradas e o anel de noivado passa a ser usado em ocasiões especiais, jantares, festas, datas comemorativas, etc.
Uma outra diferença no uso das alianças de noivado nos Estados Unidos é que por lá somente a noiva usa o anel de compromisso antes da cerimônia, porque ele lhe foi dado como um presente, não como uma forma de selar a união, já no Brasil costume é que o anel de noivado seja usado pelos dois, como uma forma de mostrar o compromisso, não se sabe porque exatamente aqui existe essa obrigatoriedade, mas foi o que ficou definido ao longo do tempo e é o costume que foi passado pelas antigas gerações.
Agora por fim vamos falar do tão procurado anel de casamento, primeiramente esse anel é usado pelas duas pessoas do relacionamento e a troca de anéis é feita junto com os votos no momento da realização da cerimonia matrimonial, seja ela na igreja, na esfera civil ou em algum outro lugar. Há casais hoje que optam por não usarem alianças, assim como há casais que optam por usarem alianças de outra cor, como por exemplo, o ouro branco e o ouro rosê, atualmente essa escolha fica a critério do casal, no entanto, o que parece ser consenso entre quase 100% dos adeptos do uso da aliança é que elas devem ser usadas no dedo anelar da mão esquerda.
O que muitas pessoas podem se perguntar agora é porque o dedo anelar ficou conhecido dessa forma, porque ele ganhou esse nome e porque foi escolhido como o dedo oficial das alianças de compromisso. Para dar respostas à essas perguntas precisamos voltar muitos séculos e até milênios no passado, pois segundo as histórias antigas sobre casamento, esse dedo foi escolhido, por ser um dedo onde passa uma veia que é ligada diretamente ao coração das pessoas e o coração por sua vez ficou através do tempo, sendo conhecido como um dos maiores símbolos dos romances. Segundo as histórias contadas, esse costume começou com os povos egípcios a mais ou menos uns 5 mil anos atrás.
Vale lembrar também que depois, muitos anos depois, já em séculos mais recentes as alianças passaram a ser usadas pelos europeus por causa da igreja católica, quando esta passou a adotar a aliança como um dos ritos obrigatórios da realização dos casamentos na igreja, segundo histórias contadas, os romanos usavam alianças como uma forma de demonstrar a posse sobre suas mulheres, antes ainda desses anéis serem adotados pelos católicos.