Búzios
Búzios é a maneira como é conhecido popularmente om município de Armação do Búzios, que e localiza em uma micro região do Rio de Janeiro chamada micro região dos lagos. Essa cidade faz divisa em sua região oeste com Cabo Frio, município o com o qual Búzios se tornou autônomo há pouco tempo, mais especificamente no ano de 1995. Búzios se localiza a pouco mais de cento e setenta quilômetros de Rio de Janeiro, a capital do estado.
A cidade é uma península – formação geográfica de um espaço de terra onde há água por quase todos os lados, exceto um, que é o que liga todo o território ao restante do continente. – que conta com vinte e três praias e assim conta com oito quilômetros de extensão territorial. De um lado, a península de Búzios recebe correntes marítimas do polo sul e de outro correntes marítimas do equador, o que faz com que seja possível encontrar tanto praias com águas mais geladas, quanto praias de águas mornas.
Dentre as vinte e três praias que a cidade possui, as mais famosas são as de Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Tucuns, Marina, Ossos, Manguinhos, Brava, Tartaruga e Olho de Boi, sendo que essa última apresentada é destinada para a prática do naturismo, que é toda a ideologia, juntamente com os comportamentos e padrões éticos onde se preza pelo estilo de vida onde o ponto mais forte seja a natureza, fazendo assim com que as pessoas se sintam a vontade para viver ao ar livre, comer somente alimentos naturais e até mesmo praticar o nudismo.
A cidade de Armação de Búzios é altamente explorada nos aspectos turísticos e até mesmo de moradia e isso teve inicio principalmente quando a atriz da França Brigitte Bardot visitou a cidade no ano de 1964, dando a ela uma grande fama. A partir disso, até nos dias de hoje a cidade é imensamente visitada por turistas de todo o mundo, sendo que alguns a apelidaram até mesmo de “Sain Tropez Brasileira”, comparando – a dessa forma com uma comuna (cidade) da França.
Por possuir ventos bastante fortes, a cidade de Armação de Búzios é bastante procurada para se praticar voo livre e iatismo. Além disso, outro ponto bastante positivo do local é que lá existe um grande número de moradores estrangeiros, e isso faz com que a quantidade de culturas distintas seja muito alta, possibilitando assim uma grande riqueza nesse aspecto.
A temperatura média da cidade durante o ano fica em torno dos vinte e quatro graus, e a cidade conta ainda com o índice pluviométrico mais baixo do Rio de Janeiro, sendo que esse é um ponto extremamente positivo para o assunto do artigo de hoje: O casamento em Búzios.
Com tantos pontos interessantes na cidade e por possuir tantas incríveis e belas praias, muitas pessoas que tem o sonho de se casar na praia encontram lá uma das melhores alternativas. A partir de agora isso será mais abordado, mas inicialmente é necessário entender o máximo possível sobre casamento na praia de maneira geral.
Casamentos na Praia
Muitas vezes, antes mesmo de se pensar a respeito de convite, vestidos, decoração, buffet, entre vários outros detalhes do casamento, é importante saber o local onde ele será realizado. Muitas pessoas possuem o sonho de se casar ao ar livre, principalmente na praia, que é um local que pode se tornar altamente romântico e que pode render um álbum fotográfico belíssimo. Mas antes de tudo é necessário que se saiba alguns detalhes a respeito do casamento realizado na praia.
Antes de mais nada é de extrema importância que se coloque os pontos mais importantes no papel, e essa etapa é bem interessante que seja realizada em conjunto, com o auxilio do parceiro ou da parceira, pra que todos consigam de fato colocar todas as expectativas sobre o grande dia em cima da mesa, possibilitando assim haver uma discussão a respeito disso. Tudo isso irá refletir também no orçamento no qual os noivos irão disponibilizar para esse momento.
Um ponto que é opcional, mas que pode facilitar imensamente a vida dos noivos nessa fase de preparativos é a contratação de um assessor ou de uma assessoria completa, já que essa equipe funcionará como o braço direito de um casal, tendo como papel a execução da ponte entre os fornecedores e o casal, além de resolver todos possíveis problemas com relação a isso. Caso se opte por essa escolha, a assessoria contratada deve ser qualificada, e mais especificamente, ao se casar na praia, é necessário escolher pessoas que já tenham o costume de trabalhar no litoral.
Casar na praia, por mais que não pareça, é um processo bastante burocrático, já que para se realizar a cerimônia com os pés na areia exige a resolução de algumas questões, pois na grande maioria das vezes, para se utilizar praias públicas é necessário obter a autorização da prefeitura da cidade e em alguns casos é necessário até mesmo pagar uma taxa, que é calculada de acordo com a quantidade de metros quadrados que serão utilizados. Um preço médio de taxa é de cerca de mil e duzentos reais para cada trezentos metros quadrados.
Uma coisa para se levar em consideração é a comodidade dos convidados já que, caso a maioria dos convidados não more no litoral, para que eles estejam presentes nesse grande momento é necessário que se ofereça possibilidades de hospedagem para cada um deles. Porém, isso não quer dizer que é responsabilidade dos noivos arcar com esses gastos, mas sim, mostrar as possibilidades que a cidade como um todo oferece.
Para os noivos que querem se casar em um hotel a eira mar, e não diretamente com os pés na areia, é possível negociar as acomodações para os convidados. Muitos hotéis oferecem a possibilidade de os noivos pagarem de modo antecipado os quartos dos convidados e depois retornar esse valor.
Como pode ser observado, casar na praia não é o estilo de casamento mais barato e contando com os principais itens como espaço, festa e toda a cerimônia, é muito provável que esse casamento não saia a menos de seiscentos reais por pessoa e esse valor pode variar cerca de trinta por cento, de acordo com cada cidade escolhida.
Melhor Época Para Se Casar Em Búzios
Um outro ponto bastante importante é que ao se realizar um casamento na praia, se leve em consideração a época do ano mais adequada para isso, já que um casamento ao ar livre demanda que o tempo esteja firme, para que chuvas e ventos não atrapalhem todo o clima da festa. O mais indicado é que não se escolham datas próximas a mudanças de estações, como a época próxima a vinte e um de março e a próxima a vinte e um de setembro, já que o risco de chuva nesse período é mais alto. Porém, como foi apresentado, a cidade de Búzios é uma das com menores índices pluviométricos e isso contribui bastante.
Porém, é de extrema importância que as pessoas que sonham em se casar na praia contem ainda com um plano B, para que caso aconteça uma chuva de repente, todo o casamento não vá por água abaixo. Por isso, a seguir será apresentada uma lista de locais interessantes em Búzios para se realizar o casamento:
- – Brava Casa – possui acesso direto as praias de Ferradurinha e Geribá;
- – Casa da Praia – é possível casar com os pés na areia;
- – Club La Plage – fica de frente para a praia e da uma vista para um por do sol incrível;
- – Costa do Sol Boutique Hotel – oferece vista panorâmica para a península de Búzios;
- – Espelho das Águas Búzios;
- – Ferradura Inn Exclusive – oferece uma belíssima vista da praia;
- – Ferradura Private – Fica na própria Praia da Ferradura e é ideal para quem quer casar pertinho do mar;
- – Insólito Boutique Hotel – fica na beira da praia e oferece uma proposta sofisticada de contato com a natureza;
- – Pedra da Laguna Pousada e Spa – fica a duzentos metros da praia e oferece muito charme e conforto.
Essas são as principais opções, mas existem várias outras. Ainda vale a maior pesquisa a respeito deles, principalmente para se saber o preço corretamente, a época na qual eles estão disponíveis para serem reservados bem como o limite de duração das festas..