A Igreja Presbiteriana tem apresentado um aumento significativo de fiéis no Brasil nos últimos anos e muitos casais tem escolhido essa igreja para a cerimônia religiosa de casamento. Um dos momentos mais bonitos de um casamento presbiteriano com certeza é o do sermão em que o pastor fala a respeito desse momento de comunhão em que o casal está se preparando para iniciar a sua caminhada lado a lado.
Conhecendo Melhor a Igreja Presbiteriana
Para quem ainda não conhece bem, a Igreja Presbiteriana, é de origem protestante e pode ser conhecida também como igreja reformada. Essa igreja tem como base os ensinamentos propostos por João Calvino que foi um dos principais líderes da Reforma Protestante. Essa igreja teve início na Inglaterra e na Escócia, atualmente está em todo o mundo.
Organização da Igreja Presbiteriana
A organização fica a cargo do grupo de presbíteros que são anciãos ou líderes escolhidos para governar a igreja. Nesse grupo de presbíteros são escolhidos alguns indivíduos para se tornar pastores e assim poder pregar a palavra. A reunião de presbíteros de diferentes igrejas recebe o nome de presbitério. Há algumas igrejas presbiterianas que contam ainda com o diácono que é um indivíduo que realiza algumas tarefas na igreja sob o comando dos presbíteros.
Crenças da Igreja Presbiteriana
As igrejas presbiterianas podem apresentar diferenças pontuais entre si, contudo, boa parte delas aceita a Confissão de Fé de Westminster crendo em:
– Trindade
Há apenas um Deus que além de ser o criador de tudo o que há também é uma trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
– Bíblia é a Palavra de Deus
Para os presbiterianos a Bíblia é a palavra de Deus sendo a base para toda a sua crença.
– Pecado e Castigo
Para essa igreja todos os indivíduos são pecadores que merecem passar pelo castigo eterno.
– Salvação
A salvação vem da fé em Jesus como sendo o único Salvador.
– Jesus Voltará
A crença é a de que Jesus retornará para julgar os mortos e oferecer salvação para os eleitos.
– Predestinação
Deus já escolheu aqueles que serão salvos, chamados de eleitos, sendo que ninguém pode se desfazer de tal graça.
– Sacramentos
Essa igreja acredita que o Batismo e a Santa Ceia são sacramentos que oferecem graças para aqueles que creem.
Cerimônia de Casamento na Igreja Presbiteriana
Casamento Não é Sacramento
Para a Igreja Presbiteriana o casamento não é um sacramento e não pode ser encarado também sob o prisma de um evento meramente social. A união de duas pessoas diante de Deus deve ter como motivação a busca pela sua benção e não satisfação de interesses da sociedade ou das famílias dos noivos. Essa cerimônia é realizada como um momento de adoração a Deus e pedido sincero de iluminação para o seu caminho.
De maneira geral as igrejas presbiterianas se preocupam também com a realização legal do casamento, sendo importante comprovar que os trâmites legais foram realizados. Cada templo tem suas próprias regras quanto a organização, decoração e tempo de antecedência de reserva sendo necessário informar-se a respeito para não ter problemas com a sua cerimônia.
Sermão Inspirador
O pastor da Igreja Presbiteriana deve fazer um sermão inspirador que leve os noivos a refletir sobre o que significa estar diante de Deus pedindo a sua benção para construir uma vida juntos. Os noivos podem conversar com o pastor para direcionar esse texto para algo que tenha um significado profundo para o casal.