O casamento na praia é ideal para aqueles que querem manter o romantismo e ao mesmo tempo se desvincular um pouco das tradições que estão ligadas há esse dia especial. Os noivos que escolherem celebrar o seu matrimônio em uma praia podem ter certeza que o que os espera são fotos, decorações e looks de tirar o fôlego de todos os presentes.
Praia: é uma Boa Escolha de Local?
Se você cogitou a possibilidade de se casar na praia, porém tem certos receios em relação à ideia, não fique com medo! A ideia é ótima e mesmo que dê um pouco mais de trabalho que reservar uma igreja, pode apostar que irá valer a pena.
Geralmente os noivos que escolhem casar na praia são aqueles que sentem uma conectividade com a natureza, o que acaba sendo principalmente os moradores de cidades litorâneas, porém, muitas pessoas do interior do país que tem encanto pela praia também cogitam a possibilidade, e já que é para realizar um grande sonho, os convidados podem fazer um esforço de viajar para ver o casal nessa data especial.
A praia é sim uma boa escolha de local para casar, porém com a grande beleza do local, também são tragas algumas dificuldades e responsabilidades. Se você não é de uma cidade litorânea, precisa dar uma atenção a viagem dos convidados, reservar o local com antecedência, entender que a decoração, o buffet e os convidados precisam se adaptar ao estilo da cerimônia, para que tudo seja harmonioso no final.
Decidi me Casar na Praia, e Agora?
O primeiro passo é atentar-se a parte burocrática de todo o evento. Como a praia é um local público, é importante ter certeza se o casamento pode ser realizado ali, o passo mais fácil é entrar em contato com a prefeitura e autoridades da cidade onde você deseja realizar o seu casamento, pois as leis relacionadas a eventos na praia variam de cidade para cidade. Como é um evento que demanda a ocupação do local, provavelmente será preciso um alvará autorizando que o local seja utilizado, e obviamente será cobrada uma taxa. Esse primeiro passo deve ser visto com antecedência, e se a escolha da data está na época de alta temporada, deve haver ainda mais atenção.
Outro detalhe muito importante a se ficar atento com relação às praias são as chuvas e o mau tempo. Por isso, mesmo se você deseja um casamento totalmente ao ar livre, é preciso ter uma tenda alugada para tais imprevistos, ou até mesmo outro local fechado, em casos de temporais.
O casal também deve ter atenção especial nos convidados. Se o casal mora na cidade onde será realizado fica tudo mais fácil, basta atentar-se ao número de pessoas, normalmente os casamentos na praia não possuem números muito altos de convidados.
Se o casal não mora na praia, a atenção aos convidados deve ser redobrada. Como a maioria das pessoas precisa se programar para viajar, os convites devem ser entregues com antecedência de no mínimo 60 dias, para que as pessoas se planejem. Se você pretende convidar bastante gente, converse com pousadas do local e veja se consegue preços especiais com desconto para os convidados. Além disso, devem-se indicar locais como supermercados, pontos de táxi, salões de beleza, para que a pessoa consiga se preparar para o casamento. Outra indicação importante é a de traje, para que os convidados não apareçam com saltos agulhas ou com biquínis.
Dicas de Traje
O traje é sempre algo muito pensado antes do casamento, e como o casamento na praia é algo um pouco novo para algumas pessoas pode surgir duvidas na hora de escolher o que vestir.
As convidadas devem sempre se atentar ao seu estilo, para que estejam confortáveis, dito isso, elas também devem se atentar ao convite, pois se lá foi pedido um tipo de traje especifico, basta adequar o pedido ao seu estilo. Se a escolha é livre, atente-se ao horário para saber qual o melhor estilo para se usar, o ideal é utilizar roupas leves, apostando em tecidos como o linho, a organza, o musseline, o crepe e também seda, pois são tecidos fluídos, além deles a renda e o tule também são ótimas opções. Na cor, as melhores são as mais claras, o que vale também para estampas, aposte nas mais suaves. O comprimento pode variar de acordo com a preferência da convidada, se o seu vestido for mais leve, o comprimento longo combinará perfeitamente.
Nos acessórios, as joias e bijuterias metalizadas e com pedraria são uma ótima pedida, como o ambiente é mais clean, procure não ser muito exagerada nos acessórios, e faça com que eles combinem com o restante do look. Já na hora de escolher o sapato surge uma dúvida devido ao terreno arenoso, uma boa opção para aquelas que não dispensam o salto é escolher uma sandália Anabela ou até mesmo uma plataforma que dê mais sustentação, as sapatilhas e rasteirinhas também são bem vindas, e pode trazer luxo a composição de forma simples.
Já os convidados homens podem apostar que o casamento na praia não exige total formalidade, dessa forma, camisas leves e calças de linho são uma boa opção, para aqueles com mais estilo, combinado a uma cerimônia bem informal, até mesmo as bermudas podem ser uma opção. Nos pés não é necessário um sapato social, um par de mocassins podem ser uma opção, para os mais despojados uma sandália de couro também combinam perfeitamente.
Paras os padrinhos e as madrinhas, é importante o casal dar uma orientação do que vestir, já que a cerimônia geralmente é algo novo para a maioria das pessoas. Por isso não há muita preocupação na escolha da roupa, basta seguir a orientação da noiva, adequando sempre ao seu estilo e conforto.
As noivas, que claramente são as principais estrelas desse grande dia, são importantes adequar a sua escolha de vestido ao ambiente. Assim como para as convidadas, a escolha do sapato deve ser bem pensada, rejeitando os saltos muito finos. Já o vestido deve ser pensado para que não haja uma cauda ou véu muito grande, que possivelmente iria se arrastar pela arreia e ficar todo sujo, não causando um visual bonito. O noivo geralmente utiliza o traje mais formal de casamento, com um terno completo e sapato social.
Dicas de Decoração
A decoração dos casamentos realizados na praia geralmente é mais simples e rústica, isso por que o local já é tão bonito e paradisíaco que não é necessário muito para conseguir um belo ambiente.
Na maioria das vezes, o mar é usado como plano de fundo do altar, fazendo parecer uma belíssima tela azul pintada atrás do romântico casal. Até mesmo o altar é algo que não precisa se destacar muito, uma mesa simples de madeira, ou até mesmo sem altar nenhum, somente o condutor da cerimônia e os noivos, nesses casos, os noivos optam por um arco onde eles ficaram embaixo, ele pode ser uma pequena tenda, um arco simples revestido de flores, ou até mesmo dois coqueiros.
No caminho até o altar, a decoração pode ir do mais simples ao mais exuberante. Um simples caminho de pétalas de flores é bonito e romântico, mas há aqueles que optem pelo tradicional tapete, podendo ser vermelho, branco ou até mesmo colorido. Alguns ainda gostam de enfeitar esse caminho com objetos do mar, como conchas, estrelas do mar, etc. Para aqueles que querem fugir do simples, um palanque é uma opção bonita e memorável.
O espaço para os convidados também não precisa ser muito trabalho, nesse tipo de casamento até o mais simples impressiona. Combine o local com o restante dos itens, se escolheu um altar de madeira, coloque cadeiras de madeira e arranjos simples de flores. Se o escolhido foi um tapete branco, as cadeiras podem ser em branco também, e as flores podem ser coloridas nos tons que você preferir. As flores secas nesse tipo de casamento também compõe uma bela decoração.
Para aqueles que faram a cerimônia seguida da recepção no mesmo local, mesas grandes que cabem vários convidados são uma boa opção, já que se enquadram no local. As lembrancinhas podem ter algo relacionado ao ambiente, sempre usando a imaginação, podendo variar desde potinhos enfeitados com itens do mar, ou até mesmo leques para o calor, chinelos para a praia, e comidinhas litorâneas.
Dicas para o Buffet
O buffet do casamento deve sempre agradar o paladar dos noivos, e apresentar certa variedade para agradar os convidados. Se a recepção da festa estiver sendo realizada no mesmo local da cerimônia, diretamente na praia, o serviço volante de comida fica difícil, por isso a melhor opção é fazer mesas com os alimentos, que podem ir sendo repostos no decorrer da festa.
Como o casamento é na praia, talvez seja legal servir um prato feito de peixe ou frutos do mar para combinar ainda mais com o ambiente. Talvez possa haver um prato principal, como salmão grelhado, camarão ou outro servido de maneira individual. No mais, coquetéis de camarão, bolinhos feito de peixe são uma boa opção. Além dos salgados, o doce pode seguir essa vibe mais litorânea, e haver, por exemplo, picolés para os convidados, e doces gelados, além de frutas frescas.
Nas bebidas, água de coco é quase indispensável, e combinará totalmente com a temática. Além disso, não é preciso fugir muito do tradicional, com água, refrigerante e/ou sucos naturais. Para aqueles que querem inovar, uma opção bonita e gostosa são aguas saborizadas. Na parte alcoólica, a cerveja é algo que é muito comum nas praias com os brasileiros, e também em qualquer festa no geral. Além disso, aposte em caipirinhas e drinks coloridos e bonitos, além de vinho e whisky.
Casamento na Praia à Noite, é Possível?
Não só é possível os casamentos na praia a noite, como é uma opção extremamente romântica e que com certeza possibilita mais luxo a cerimônia, porém a escolha também resultará em fotos não tão iluminadas e sem um aproveitamento total do ambiente. Pois durante a noite, mesmo que haja uma decoração com a iluminação bem forte, o mar não irá aparecer azul e se tornará um cenário bem comum.
Por isso, geralmente os casamentos na praia ocorrem durante o dia, mas se você sempre sonhou com um casamento realizado a noite, ele pode sim ser feito. Uma boa dica é escolher o horário do entardecer, quando o sol irá se por, dessa forma será possível captar uns momentos a luz do dia, e a grande obra de arte que é o sol se pondo próximo ao mar.
Para aqueles que escolherem casar na praia a noite, lembre-se de construir um caminho bem iluminado, com luzes e até mesmo tochas, isso dará um ar de luau e também formará um cenário bonito. Além disso, você deve estar atento à maré do local, pois em alguns lugares a maré sobe ou desce, podendo prejudicar a cerimônia.
O casamento na praia a noite irá permitir também um pouco mais de luxo na decoração, nos trajes e até mesmo no buffet. Casando-se a noite, o brilho nas roupas pode se tornar uma ótima opção, com vestidos mais luxuosos, porém mantendo o clima praiano. Ao mesmo tempo, o casamento pode se tornar uma espécie de luau, com tudo sendo ainda mais despojado.
Outro ponto importante a se ter atenção é a época em que você escolherá fazer o seu casamento, a melhor estação com certeza é a primavera, já que na estação o clima está ameno, e as chuvas são menos intensas.
Praias do Brasil – Ideais Para Casamentos
O Brasil é famoso por ser um país tropical, porém muitas pessoas acham que aquele cenário paradisíaco de praia só existe no exterior, mas engana-se, o país possuí uma infinidade de praias que deixam até o Caribe no chinelo, de norte a sul, o país está preenchido com belas praias, das mais centrais até aquelas que oferecem um reduto mais afastado. Vamos conhecer algumas delas:
Armação dos Búzios, Rio de Janeiro: Praias Geribá, Tartaruga e Manguinhos.
Armação dos Búzios, o balneário no litoral do estado do Rio de Janeiro, possui diversas praias bonitas, entre elas se destacam as praias do Geribá, praia da Tartaruga e a Praia Manguinhos.
A Praia de Geribá possui ondas fortes, por isso é uma das principais escolhidas pelos surfistas. Ela também é uma das mais conhecidas de Búzios, e por isso está sempre cheia de turistas. A praia se estende por 2 quilômetros de areia, sendo uma área de grande largura até o mar. Ela é ideal para aqueles casais que desejam casar na praia porém mantendo-se próximo do centro da cidade, com isso é possível sentir o abraço do mar numa parte da praia, mas se manter próximo dos comércios.
A Praia da Tartaruga é um local para aqueles que procuram um grande contato com a natureza, sem a interferência constante de turistas ou até mesmo barulho da cidade. O local é mais frequentado por famílias, já que seu mar é bem calmo. É um cenário bonito para aqueles que procuram um local mais rodeado de vegetação, a água do mar possui um tom esverdeado, que complementa a paisagem paradisíaca.
A Praia de Manguinhos é um destino alternativo para quem se encontra no meio termo entre as duas citadas acima, o local é calmo, porém esta próxima da avenida principal da cidade, e com isso não é exatamente isolada. A paisagem dos três locais são igualmente bonitas e especiais cada uma da sua forma.
Porto Seguro, Bahia: Praia do Espelho
A Praia do Espelho, localizada em Trancoso, cidade de Porto Seguro, é um dos destinos mais famosos da Bahia, e uma das praias mais famosas do Nordeste brasileiro. A praia possui águas extremamente cristalinas, que durante alguns momentos do dia, na maré mais baixa refletem a areia abaixo da água. Por ser um local muito famoso, até mesmo internacionalmente, o cenário combina o mais esplêndido da natureza, e também uma área rodeada por pousadas e hotéis, facilitando o casamento no local.
Mata de São João, Bahia: Praia do Forte
A praia do Forte está localizada no município de Mata de São João, a mais ou menos 80 quilômetros de Salvador, capital do estado. Assim como a praia do espelho, ela é um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil. A praia é considerada um resort a céu aberto, possuindo 12 quilômetros de extensão, possui belos coqueiros, lindos recifes de corais, vegetação bonita e um mar com água azulada. O local conta com diversas pousadas e hotéis, sendo um bom local para a realização de um casamento.
Ilhabela, São Paulo: Praia do Curral e Praia do Bonete
O Litoral norte de São Paulo conta com as praias mais bonitas do estado, grande parte delas estão localizadas em Ilhabela, uma ilha bem próxima do continente em relação a cidade de São Sebastião, sendo de fácil acesso por balsa.
A Praia do Curral é uma das mais conhecidas da ilha, por isso ela é ideal para aqueles casais que querem se manter próximos do centro, com hotéis, pousadas e restaurantes. O local possui uma longa faixa de areia, com mar calmo e água extremamente limpa, possuindo uma linda vista para o pôr do sol. Os casamentos realizados no local podem ter uma aproximação do mar, que é quase como uma piscina natural.
Mais ao sul da ilha encontra-se a Praia do Bonete, que é considerada por muitos a praia mais bonita da ilha. Ela é o destino perfeito para aqueles que procuram um local afastado do grande centro da cidade, sendo um reduto isolado em meio a vegetação e o mar calmo e límpido. O local é cercado por uma vila caiçara.
Imbituba, Santa Catarina: Praia do Rosa
A Praia do Rosa está localizada no sul do país, em Santa Catarina, e é um local ideal para a realização de casamentos. A praia é considerada uma das 30 mais belas praias do mundo todo. O local possui natureza preservada, e é todo sustentável, o acesso de carros é controlado, e é palpável a calmaria que o ambiente apresenta. O local possui bela vegetação, mar de tirar o fôlego, e pousadas com vista para o mar, em sua maioria.
Jijoca de Jericoacoara, Ceará: Praia de Jericoacoara
Esse é um dos destinos mais procurados do Nordeste brasileiro. O local possui o mar considerado um dos mais bonitos do país, com água esverdeada e cristalina, além da praia que por si só é um show, a cidade possui lindas lagoas, e é muito famosa por suas dunas que mudam de cor ao longo do dia, a praia também conta com redes sobre o mar. É um destino ideal para quem quer realizar o casamento dos sonhos na praia.