Música de Casamento Entrada da Noiva Gospel

Marcha Nupcial

A música mais tradicional para a entrada da noiva em um casamento é a marcha nupcial. A maioria dos casais de todo o mundo  optam por seguir essa linha mais clássica, e escolhem essa trilha sonora para o grande momento. Existem duas marchas nupciais mais conhecidas, sendo a versão de Wagner, que faz parte da ópera de Lohengrin e a de Medelssohn, que é uma inspiração da peça “Sonho de uma Noite de Verão”.

A primeira marcha nupcial que foi citada é a de Wagner, e ficou conhecida por esse nome pelo fato de ter sido composta pelo músico Richard Wagner. Ela tem uma relação com uma peça teatral chamada Lohengrin, que é bastante dramática e trágica. A história dessa peça acontece ao redor do casamento entre uma heroína chamada Elsa, e Lohengrin. Na cerimônia, o noivo acaba matando cinco pessoas entre os convidados, e foge deixando a noiva que algum tempo depois morre de tristeza. Nesse contexto, é muito irônico que uma música que fazia parte de uma peça teatral tão pesada, seja até hoje uma das versões mais tocadas nos casamentos dos dias de hoje.

Já a marcha nupcial de Mendelssohn, chamada Sonho de uma Noite de Verão (ou em alemão “Sommernachtsatraum”), foi composta por Felix Mendelssohn, um compositor e pianista que vivia na Alemanha na época do romantismo. Essa composição foi inspirada na peça de mesmo nome escrita por William Shakespeare. A obra foi composta em duas fases da vida de Mendelssohn, a primeira no ano de 1826 e a segunda em 1842, poucos anos antes de seu falecimento. Nessa segunda fase que foi criada sua música incidental – popularmente conhecida como “música de fundo” – que tem como objetivo ambientar peças e/ou programas de televisão e rádio. A marcha nupcial que conhecemos nos dias de hoje se inicia aos quarenta minutos e trinta e quatro segundos dessa obra incidental.

A peça de Shakespeare que serviu como inspiração para a composição, conta a historia de um Rei das Fadas que tinha muitas incompatibilidades com a Rainha, e desejando se vingar da mesma, ele transforma o Duque em um homem que possuía orelhas de jumento, e ainda assim a Rainha acaba se encantando por ele. A Rainha foge para se casar com o Duque, e no momento do casamento, ele volta a seu estado original, representando assim, o poder do amor. A marcha de Mendelssohn toca no final do casamento, encerrando e confirmando a união, ao contrário de como é usada nos dias de hoje, no início da cerimônia.

A Tradição das Marchas Nupciais Hoje em Dia

A origem das marchas nupciais já foi apresentada detalhadamente acima, mas o fato do que as tornaram tão populares e famosas nos dias de hoje também é bastante curioso. Tamanha tradição se deu quando uma princesa da Inglaterra chamada Victoria se casou. Seu noivo era o príncipe prussiano Frederick William, e essa união se tornou tão memorável por ter sido uma das primeiras vezes na historia que a união entre um príncipe e uma princesa acontece por vontade própria e sentimento, e não por uma imposição familiar, visando apenas o futuro do reino.

As inovações que a princesa Victoria fez, aconteceram desde as vestimentas, já que ela foi a primeira a se casar de vestido branco, já que naquela época as noivas costumavam usar vermelho ou dourado. Mas a principal mudança foi na trilha sonora do casamento, já que o casal escolheu colocar a marcha nupcial de Wagner na entrada da noiva e a de Mendelssohn na saída dos noivos.

Todos esses feitos fizeram com que o casamento da princesa Victoria com o príncipe Frederick virassem um marco, tornando-se tendência e influenciando nos casamentos até os dias de hoje.

Música de Entrada de Casamento Para Noiva Gospel

Ainda que o mais comum e tradicional seja a entrada da noiva acontecer com as músicas que foram citadas acima, existem pessoas que escolhem por sair dessa linha e quebrar os padrões. Como pode ser o caso de noivas evangélicas, por exemplo, que desejam adentrar na cerimônia com uma música gospel.

Abaixo serão apresentadas algumas músicas que podem servir de inspiração para noivas que desejam fugir do tradicional e entrar com músicas gospels nesse dia tão importante.

  • Amar você – Fernanda Brum
  • Beijo no Altar – Willian Nascimento
  • As cores do amor – Fernanda Brum
  • Cada instante de nós dois – Cassiane e Jairinho
  • Amor pra valer – Marina de Oliveira
  • Coração com coração – Pamela
  • Desde o primeiro momento – Pamela e Willian Nascimento
  • Deus me escolheu para você – Fernando Iglesias
  • Dia do casamento – Betânia Lima e Willian Nascimento

Todas essas músicas carregam mensagens de amor genuíno e verdadeiro e demonstram a importância da religiosidade e de Deus na vida de um casal e de uma família.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *