A celebração do casamento é dos eventos mais importantes de qualquer religião, não sendo diferente da religião evangélica, nela a celebração do casamento é um ato de amor entre homem e mulher, além de uni-los ao Deus que eles acreditam. Para se realizar uma cerimônia evangélica não é necessário que ambos sejam evangélicos. A cerimônia existe para mostrar a família, amigos, a igreja e a sociedade a realização do contrato matrimonial.
Se você deseja ter uma maior organização do seu casamento, se for um evento muito grande por exemplo, o ideal é que se contrate um cerimonialista, dessa forma ele ficará incumbido a realizar todas as tarefas relacionadas a realização do matrimônio, claro que sempre lhe passando as informações necessárias, agora se você não pretende gastar com um profissional da área, há alguns passos que devem existir em um casamento evangélico.
Deve-se manter atento há alguns pontos, como por exemplo o fato de que uma cerimônia de casamento não é um culto comum, porém nela também será Deus cultuado. A cerimônia em si não é uma festa, nem mesmo uma reunião informal, ela reúne todos aqueles que acreditam naquele ato de amor perante um mesmo Deus, para que todos desejem bênçãos ao casal que está se unindo.
Um ponto importante da celebração do casamento é a trilha sonora, para que nada ocorra de forma errônea é necessário escolher antecipadamente as músicas que tocaram durante a cerimônia, dessa forma poderá entrar em contato com o pastor que irá celebrar ou algum membro da igreja, para que esse possa aprovar ou não as músicas escolhidas. Nos ritos de casamento evangélico deve se escolher uma música para a entrada do pastor, uma música para a entrada da Bíblia, uma para a entrada do noivo, outra para a entrada dos padrinhos, outra para a entrada dos pais (tanto os do noivo como os da noiva), uma música para a entrada da noiva, uma para a entrada da noiva e uma para a saída e despedida do casal. Ao consultar a igreja em que o casamento será realizado eles mostram opções de músicas que podem ser usadas, também podendo inovar principalmente quanto as músicas de entrada e saída do casal.
Os primeiros a entrarem na igreja durante o casamento são os convidados, o cerimonialista já está lá e já verificou coisas como luz, som, decoração do ambiente, etc.
Depois dos convidados já acomodados em seus assentos, acontecerá a entrada do pastor, pode haver uma mensagem introdutória como por exemplo: “Senhoras e senhores, boa noite, que a paz do senhor, seja convosco. As famílias de (Nome do noivo) e (Nome da noiva), agradecem a sua presença neste momento tão importante na vida destes dois jovens. Sejam todos bem-vindos!” Após essa mensagem de boas-vindas pode falar brevemente sobre o casal, como por exemplo “É com alegria que iremos celebrar essa união hoje, entre (nome do noivo) e (nome da noiva). Esse casal passou por todos os desafios que surgiram em suas vidas, e mantiveram-se unidos perante Deus, sempre apoiando e cuidando um do outro. Por isso nesse dia especial que é o (data do dia) iremos confirmar a escolha de se tornarem marido e mulher, para que juntos possam começar a sua própria família, onde irão sim enfrentar outros desafios, porém se desejarem viver no amor e na confiança de Deus, poderão superar todas as barreiras que existirem. De pé agora iremos acolher o pastor (nome do pastor).
Nesse momento o pastor entra pela igreja e nessa hora ele irá dizer algumas palavras que ele escreverá se baseando no que conhece do casal. A entrada da bíblia é feita depois da entrada do pastor, podendo também pular essa parte e a Bíblia já se encontrar posicionada no altar da cerimônia, porém as leituras serão realizadas depois do casal já estar perante o altar, após a entrada do noivo, noiva, pais e padrinhos.Algumas leituras que podem ser usadas no casamento:
Eclesiastes 4,12: Alguém sozinho é derrotado, dois conseguem resistir e a corda tripla não se rompe facilmente.
Gêneses 2, 18-24: «E os dois serão uma só carne» Não somos criados para vivermos sozinhos, somos um para o outro, uns para os outros. Por isso, esta leitura apresenta ao casal, homem e mulher, o caminho da unidade e da comunhão, na igual dignidade e na complementaridade da missão de cada um, homem e mulher.
Coríntios 13:4-8: O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Pedro 4,8: Acima de tudo, cultivai, com todo o ardor, o amor mútuo, porque o amor cobre uma multidão de pecados.
Alguns também preferem optar pela leitura do dia, isso vai do casal e da igreja em que será realizada a cerimônia, porém o mais comum é buscar alguma leitura que se refere ao amor, e possa tocar o casal.
Agora irão entrar tanto os pais da noiva como os do noivo, eles depois irão voltar (geralmente a mãe do noivo e o pai da noiva) para acompanhar seus filhos. A entrada do noivo ocorre depois da entrada dos pais. O celebrante deverá falar algumas palavras antes da entrada no noivo, como “Vamos receber agora o jovem (nome do noivo), que hoje desejou vir perante todos nós confirmar o amor que a muito existe no seu coração.” Depois acontece a entrada dos padrinhos, deve-se prestar atenção ao lado que cada padrinho deve-se sentar, tendo atenção para colocar os do noivo do seu lado, e os da noiva do dela, também é importante lembrar de reservar os bancos da frente para os padrinhos, para a entrada dos padrinhos também devem ser falado algumas palavras como “Recebemos agora esses amigos que hoje testemunhar essa união, pois o homem sem amigos não é ninguém, os amigos são pedacinhos das nossas almas, são anjos enviados por Deus para abençoarem nossas vidas, e devemos sempre cultivar as boas amizades que encontramos ao longo da vida, portanto, recebemos então estes que apoiaram o casal durante suas respectivas caminhadas”.
A entrada da noiva é um dos pontos mais altos numa cerimônia de casamento, pois sempre há expectativas para saber como ela está vestida, qual será a música, o realizador da cerimonia deve falar também palavras bonitas antes de sua entrada, como “ Para que essa união se concretize diante de Deus, iremos agora receber a tão esperada noiva (nome da noiva), para se juntar a nós e trocar seus votos com o nosso querido (nome do noivo). Depois da entrada da noiva é feito a leitura da bíblia, após entram as alianças, as palavras devem fazer referência a simbologia da aliança, como: “Quando duas pessoas se amam elas não se submetem nem dominam, apenas se completam. Vamos neste momento acolher esta joia, que será símbolo do compromisso e fidelidade entre (Nome do noivo) e (Nome da noiva).”
É chegada a hora dos votos do noivo e da noiva, na maioria dos casamentos o celebrante fala votos “padrão”, onde os noivos somente repetem, sendo proferidos da seguinte forma:
Noivo: “Eu (nome do noivo) , recebo-te por minha esposa a ti (nome da noiva), e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida”.
Noiva: “Eu (nome da noiva) recebo-te por meu esposo (nome do noivo) e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida”.
Noivo: “(nome da noiva), você aceita ser minha esposa?”. Noiva: “sim, aceito”. Noiva: “(nome do noivo) você aceita ser meu esposo?”. Noivo: “sim, aceito”.
Noivo: “(nome da noiva) eu te recebo como esposa e prometo amar-te fielmente durante toda a minha vida”. Noiva: “(nome do noivo) eu te recebo como esposo e prometo amar-te fielmente durante toda a minha vida”.
Pastor: “(nome do noivo) você promete, diante de Deus e destas testemunhas, receber (nome da noiva), como sua legítima esposa para viver com ela, conforme o que foi ordenado por Deus, na santa instituição do casamento? Promete amá-la, honrá-la, consolá-la e protegê-la na enfermidade ou na saúde, na prosperidade ou na adversidade, e manter-se fiel a ela enquanto os dois viverem?”. Noivo: “sim, prometo”. Padre: “(nome da noiva) você promete, diante de Deus e destas testemunhas, receber (nome do noivo) como seu legítimo esposo, para viver com ele, conforme o que foi ordenado por Deus, na santa instituição do casamento? Promete amá-lo, honrá-lo, respeitá-lo, ajudá-lo e cuidar dele na enfermidade ou na saúde, na prosperidade ou na adversidade, e manter-se fiel a ele enquanto os dois viverem?”. Noiva: “sim”.”
Porém os votos também podem ser feito pelo noivos, isso deve ser combinado previamente, então eles poderão levar papéis com suas anotações e ler na hora da realização dos votos. Vamos mostrar alguns exemplos abaixo, porém o ideal é se inspirar nessas palavras colocando algumas coisas mais intimas do casal, para que os votos não pareçam genéricos mas sim feitos com muito amor.
“Você é a brisa depois da tempestade. Eu não queria acreditar que era meu, esse sorriso estampado no seu rosto. Eu não quis acreditar que eu deveria estar ali, de certo modo, eu não queria acreditar que poderia fazer alguém tão feliz assim, mas, a sua felicidade é inegável. E a minha também. Hoje celebramos a alegria de estarmos juntos, de enfrentarmos tantas coisas e ainda assim, permanecermos de pé. Me comprometo a manter este sorriso por todos os dias de sua vida.”
“Com esta mão espantarei as suas tristezas, sua taça nunca estará vazia pois eu serei o seu vinho. Com esta vela iluminarei seu caminho. E com esta aliança peço a você que seja meu.”
“Me comprometo a ajudá-lo a amar a vida, a sempre abraçá-lo com ternura e ter a paciência que o amor exige. Prometo falar quando as palavras forem necessárias e compartilhar o silêncio quando não forem. Prometo discordar em concordar sobre o bolo. E viver no calor de seu coração. Prometo chamar de lar o espaço entre os teus braços e te beijar todos os dias de manhã. Prometo te fazer feliz e te querer feliz mesmo longe de mim. Prometo a você o meu amor eterno!”
“Com você ao meu lado nunca vou estar sozinho. Apesar do mundo ver essa mulher forte e independente, eu nunca conheci uma mulher tão graciosa e com um coração tão puro. Quando estive perdido, você sempre esteve lá para me ajudar. Então nesse dia e nesse momento, prometo o resto da minha vida a você. Sempre acreditou em mim, e eu acredito em você. E quando se acredita em alguém não é só por um minuto ou um momento, é por toda vida. Te dedico toda a minha vida, toda a minha história, tudo o que sou!”
Agora são realizadas as considerações finais feitas pelo pastor, seguido pela saída dos noivos.