Marcha Nupcial Engraçada

A Marcha Nupcial

A marcha nupcial é uma composição musical tradicionalmente executada em casamentos ao redor de todo o mundo, mas especificamente no momento da entrada da noiva. Muitas vezes ela é antecedida por um toque de Clarins Triunfais, que deixam ainda mais evidentes o quanto esse momento é importante.

As duas principais e mais conhecidas marchas nupciais são a de Medelssohn, que é da peça “Sonho de uma Noite de Verão” de William Shakespeare – que foi um poeta, ator e dramaturgo inglês. – E também a marcha nupcial de Wagner, que é do coro nupcial da ópera de Lohengrin. Mais detalhes sobre as duas marchas nupciais serão apresentadas a seguir.

Sonho de uma Noite de Verão – Mendelssohn

Sonho de uma Noite de Verão, com seu nome em alemão “Sommernachtstraum”, é uma composição escrita por Felix Mendelssohn – compositor e pianista alemão, da época do romantismo – que teve como inspiração a peça de teatro de William Shakespeare, que leva o mesmo nome.

Essa obra foi composta em duas fases da vida de Mendelssohn, a primeira sendo entre os meses de julho e agosto do ano de 1826, no início de sua carreira, e em 1842, alguns anos antes de sua morte, ele escreveu a música incidental – que é uma música também conhecida como “música de fundo”, que cria ambientes para uma peça teatral, programas de TV ou rádio, entre outros – e entre elas, se encontra a famosa e conhecida Marcha Nupcial, que começa aos quarenta minutos e trinta e quatro segundos.

Na época do regime nazista, as músicas de Feliz Mendelssohn foram censuradas, e substituídas por obras de compositores alemães que não possuíam ascendência judia nem proximidades com judeus.

A peça que inspirou a obra gira em torno da historia de um rei das fadas que vivia em guerra com uma rainha, e para se vingar dela, ele transforma um duque em um homem com orelhas de asno, e a rainha acaba se apaixonando por ele. Então, a rainha e o homem com orelhas de asno fogem para se casar, e no momento do casamento ele volta a seu estado normal. A marcha toca no final do casamento, finalizando e oficializando a união, e não na entrada da noiva como é feita atualmente.

 Marcha Nupcial de Wagner

Essa marcha nupcial foi composta pelo músico Richard Wagner, e também tem ligações com uma peça teatral. Ela foi idealizada para ser a trilha sonora de uma bela e extremamente trágica peça, a Lohengrin. Nessa peça, Lohengrin se casa com uma heroína chamada Elsa, e a marcha nupcial é tocada no final do casamento, onde o noivo mata cinco dos convidados e foge deixando sua noiva, que de tanta tristeza, morre. Com todo esse contexto, chega a ser irônico que essa música seja uma das principais trilhas sonoras dos casamentos atuais.

Tradição das Marchas Nupciais nos Casamentos Atuais

Após a explicação sobre a origem das duas principais marchas nupciais, é interessante saber como de fato elas viraram tradição. Isso aconteceu principalmente pelo fato de uma princesa da Inglaterra chamada Victoria, que se casou com o príncipe prussiano Frederick William, e ela escolheu colocar na trilha sonora de seu casamento as duas marchas nupciais citadas acima, a de Wagner na entrada, e a de Mendelssohn na saída.

Esse casamento foi muito emblemático, porque foi uma das poucas vezes na historia que um príncipe e uma princesa se casam por amor, e não pela imposição de seus pais, visando apenas boas pessoas para a sucessão do trono.

Além da inovação nos motivos do casamento e na trilha sonora, a princesa também inovou na roupa que usou, já que foi a primeira a usar vestido branco, enquanto as outras noivas da época usavam apenas vermelho ou dourado.

Com todos esses feitos, o casamento da princesa Victoria se tornou um marco, além de servir como referência nas cerimônias até os dias de hoje.

Marcha Nupcial Engraçada

Mesmo sendo bastante tradicionais, alguns noivos acabam por optar por marchas nupciais mais descontraídas, diferentes e até mesmo engraçadas. Por exemplo, há uma versão remixada, onde uma DJ inclui um estilo parecido com o funk à música. Ela alega que a música não foi pensada necessariamente para a entrada da noiva, mas sim para um momento mais leve, como a entrada dois noivos no salão de festa, ou para o momento em que a noiva jogar o buquê.

É possível encontrar na internet diversos outros tipos de marchas nupciais engraçadas, que tem ligação com times de futebol, estilos eletrônicos, entre outros, que podem deixar algumas partes do casamento mais bem humoradas, e também deixar com a personalidade do casal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *