O casamento é um dia muito especial para ambos os noivos. A celebração do matrimônio, que tem além da representação legal, onde coloca os noivos agora como marido e mulher e lhes oferta os direitos reservados a pessoas casadas, também tem o significado muito importante espiritual e sentimental. A primeira forma de casamento na história da humanidade era bem politica, a ideia do amor entre o casal não era importante, pois o casamento iria representar aliança entre famílias, arquitetado principalmente pelos pais dos noivos que não se conheciam, esses noivos não tinham a possibilidade de realizar a cerimônia ou a festa dela da maneira que desejassem, tudo já estava pronto para eles. Com o tempo, passou-se a ser obrigatório a aceitação dos noivos para a realização do casamento, falando nos tempos modernos parece até estranho, mas com o casamento arranjado as pessoas não precisam desejar estar ali, com essa obrigatoriedade, a realização do casamento passou a ter um sentido mais ligado ao amor, mesmo que até os dias atuais ainda hajam lugares que pratiquem o casamento arranjado. Além do amor, passou também a ser decisão dos noivos como essa celebração seria realizada, ficando a cargo deles todas as decisões que envolvem o casamento.
E, se você já teve contato com a organização de um casamento, sabe quantas decisões é preciso tomar até chegar o grande dia. A preparação envolve desde a escolha de datas, até os mínimos detalhes de decoração, escolha de buffet. Para ajudar um pouco na decisão dessas escolhas, iremos falar nesse artigo de um das peças fundamentais no casamento: o bolo. Você já foi em um casamento sem bolo? A resposta provavelmente é não, pois essa é uma tradição a muito tempo seguida e que está presente em toda celebração de casamento. O bolo tem várias formas e sabores, primeiros iremos conhecer um pouco da história dessa tradição, e depois falar mais sobre os bolos de casamento quadrado e como eles podem dar um toque especial no dia mais importante da sua vida.
História do Bolo de Casamento
Há várias histórias de como surgiu a tradição do bolo de casamento, uma das mais antigas remete a Roma Antiga, os romanos possuíam técnicas sofisticadas de fermentação, para o dia do casamento, era produzido uma espécie de bolo, mais parecida com um pão, recheado com frutas secas, nozes, mel e também outras especiarias. Após a realização do casamento, esse pão era partido por cima da cabeça dos noivos, os farelos que caiam neles tinham a representação de prosperidade e fertilidade para o casal, há também quem afirme que o noivo que partia o pão sobre a cabeça da noiva, em ambos os casos, o farelo era o símbolo importante, inclusive é dito que os convidados pegavam esses farelos para que tivessem sorte em suas vidas. Hoje essa tradição continua sendo representada pela chuva de arroz feita na saída dos noivos da igreja, o que é bem melhor por não sujar a roupa e a produção de ambos.
Outra tradição remete a Idade Média, na Inglaterra, os convidados da cerimônia levavam de presenta aos noivos pequenos bolos cobertos de marzipã, esses bolos eram empilhados, quanto maior a pilha melhor, os noivos então tinham que se beijar por trás dela, sem que essa caísse, se a pilha ficasse intacta era sinal de boa sorte e felicidade. Esse pode ter sido os primeiros sinais do bolo de camadas, que só foi surgir realmente no casamento de Catarina de Médici, ela foi uma nobre italiana, que para o seu casamento com o rei Henrique II, criou um dos primeiros registro de bolo de andares, a partir dai o bolo de andares passou a ser um artigo de luxo, quanto mais pilhas maior a posição social do casal. Depois, por volta do século XX, a tradição dos bolos de andares ficou ainda mais forte, cada andar do bolo representava uma etapa na vida do casal, sendo elas o noivado, o casamento e depois a eternidade. Como os bolos geralmente eram cobertos por marzipã, que é uma pasta muito dura, passou a ser também tradição que o casal segurasse junto a faca para se cortar o primeiro pedaço do bolo. Anos mais tarde esse “problema” foi resolvido substituindo o marzipã por pasta americana, dessa forma o bolo se torna mais fácil de cortar.
Por volta do século XVI até meados do século XIX, surgiu uma outra tradição, era a chamada “torta da noiva”, essa torta era servida para todos os convidados, dentro dela a noiva colocava uma aliança, e a pessoa que a encontrasse seria a próxima a se casar. Hoje essa tradição foi mudada, e acontece quando a noiva joga o buquê.
Uma outra tradição que cerca os bolos de casamento, não muito comum no Brasil, é congelar uma fatia do bolo para que o casal coma no primeiro ano do seu aniversário de casamento, a ideia é que o casal comemore o seu primeiro ano junto comendo um pedaço do bolo do dia mais especial de suas vidas, ela é bem comum na Inglaterra principalmente entre a família Real, eles inclusive congelam mais fatias do bolo e depois a leiloam, como aconteceu com pedaços do bolo do casamento entre Príncipe Charles e a Princesa Diana, que foram leiloados por cerca de seis mil reais cada.
O Bolo de Casamento Atualmente
Atualmente, o bolo passou a ser mais um artefato cenográfico e com a função de representar as tradições do casamento. Por isso muitos casais optam por ter dois bolos em sua festa, um mais bonito e chamativo, que fica na mesa e é onde o casal corta o bolo juntos, tira fotos e celebra o seu dia, o outro, permanece na cozinha para que seja servido aos convidados. Esse bolo cenográfico é chamado de bolo fake, com isso não precisa se preocupar muito com o sabor e recheio deste, somente com o seu visual, isso ajuda pelo fato de muitos não gostarem do sabor da pasta americana.
Com isso, ganha-se uma variedade maior de possibilidades para os sabores do bolo, que variam muito de acordo com a preferência do casal. Tradicionalmente o bolo de frutas representava a fertilidade entre os noivos, além de ser muito saboroso, atualmente o sabor varia, há casamentos em que os noivos optam pelo bolo de baunilha branco, com recheio de frutas, outros preferem bolo de chocolate, de nozes, enfim, as escolhas possíveis são muitas. Hoje em dia muitos casais optam por fazer uma torre de cupcakes, outros preferem os naked cakes, não é mais necessário o bolo ser completamente branco.
Bolo de Casamento Quadrado
Esse modelo é um dos mais tradicionais, podendo ser feito em camadas que é o mais comum. Algumas pessoas acreditam que por ser muito tradicional esse bolo oferece poucas opções de decoração, o que é um completo engano. Para saber como vai ser a decoração do seu bolo de casamento quadrado, primeiro você deve pensar no contexto geral da festa.
Há quem opte por bolos mais simples, que combina com uma decoração menos luxuosa por exemplo. Mas o bolo quadrado também pode ser decorado de forma a ser muito impressionante e agradar os convidados. O bolo pode ter uma só camada, duas, três ou mais, varia da preferência dos noivos.
O bolo quadrado pode ser feito tanto em camadas como complementado com torres, que dá um ar ainda mais de sofisticação. A sua decoração pode ser feita com rosas de glacê, muitos optam por colocar uma camada do bolo colorida, geralmente a central, dessa forma o bolo fica mais atual e divertido. Ele é uma ótima opção para deixar seu casamento ainda mais bonito, e comemorar essa dia tão especial.
gostaria de um bolo quadrado de 2 andares para festa de 15 anos de minha filha obrigada se puder me enviar como posso fazer um pois ñ sei como montar so sei fazer a parte de baixo ñ sei como montar o de cima como devo por o de cima me ajude se puder obrigada.
gostaria muito de um bolo quadrado para meu casamento