Não é somente no Brasil não que acontecem periodicamente avanços e retrocessos nos direitos de homossexuais. Na verdade esta é uma questão muito polêmica no mundo todo, e o ano de 2009 foi muito marcado por várias conquistas em diferentes países como Uruguai, Suécia e Portugal. Enquanto isso nos Estados Unidos acontece alguns avanços, porém em alguns estados americanos muitos foram os retrocessos nessa questão.
Nos Países Africanos
Esses que todos sabem são homofóbicos tem projetos para endurecer mais ainda a legislação e outras medidas, cogitando a ampliação de penas a serem aplicadas em casos de prática de homossexualidade. Além disso, já vigoram a aplicação de multas muito pesadas e prisão perpétua como punição para esses casos. Em Uganda o que se pretende é a condenação a morte aos portadores do vírus HIV que venham a manter relações sexuais e também aqueles que façam isso com menores de 18 anos de idade e com deficientes físicos.
Censo Para Identificar Homossexuais
No Quênia a homossexualidade também é crime e pretendem realizar um censo para identificarem estes afirmando ter como objetivo saber onde estes residem para promover campanhas de prevenção contra AIDS, porém há quem tema que tal medida na realidade seja para efetuar prisões de pessoas homossexuais. Em Roma se pretendeu colocar em lei os crimes cometidos em razão da orientação sexual, mas a Câmara dos Deputados rejeitou o projeto de lei sob a alegação de que já existe proteção legal também em relação ao movimento das Lésbicas, Gays, bissexuais e Travestis (LGBT).
Países mais Avançados Quanto a Esses Direitos
A Suécia é um dos países onde os direitos dos homossexuais estão mais avançados, pois desde 1990 que a união estável entre pessoas do mesmo sexo é permitida e a adoção de crianças por casais homossexuais é permitida desde 2002. Em 2009 entrou para o rol de países que permitem o casamento entre homossexuais sendo o quinto país a aceitar isso ao lado da Holanda, da Bélgica, da Espanha e da Noruega. O Uruguai aprova a união civil desde o ano de 2008 sendo que a adoção passou a ser aceita desde 2009. Na Argentina o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado este ano, porém as polemicas geradas mesmo com a lei tem sido muito grandes. Em Portugal a lei que permitirá essa união está em processo de ser aceita. Nos Estados Unidos cada Estado tem competência para legislar a respeito e aí temos avanços e retrocessos.
No Brasil
O Brasil é um dos países em que os avanços nesse assunto são mínimos havendo um grande retrocesso por parte do legislativo em função das bancadas evangélicas que obstruem as votações e rejeitam todos os projetos de lei que aqueles que visam a igualdade entre os homo e heterossexuais apresentam.