Apenas foi anunciado há alguns dias, O casamento do príncipe William com Kate Middleton já está causando muita polemica entre os grupos anti-monarquia que desejam seja a conta desse evento paga pela Família Real. Segundo um porta-voz do palácio, ao planejar a cerimônia o casal levará em consideração a instabilidade da economia que o país vem enfrentando.
Detalhes já Começam a ser Planejados
Contando com a ajuda de conselheiros reais, o casal já começa a preparação dos detalhes do casamento que agora parece já ter data marcada. Até então não se sabia ao certo se a cerimônia aconteceria na primavera ou no verão, agora já se sabe que esta acontecerá no dia 29 de abri, portanto em plena primavera. Apesar dos protestos que já começaram a ser feitos pelos grupos anti-monarquia no país ainda está no ar a pergunta: a quem caberá a conta desse casamento? Ainda não se tem uma resposta para isso, mas de acordo com porta-voz do palácio St. James que é a residência oficial do pai de William, o príncipe Charles toda a família se encontra muito envolvida com detalhes da festa, mas que não deixariam de levar em conta a situação econômica por que atravessa o país.
Opiniões a Respeito Divergem
Enquanto que grupos como o Republic, se posicionam no sentido de que os cidadãos não deveriam pagar essa conta com impostos afirmando ser o casamento um assunto de caráter privado, ou como o grupo lobista Taxpayer’s Alliance que afirma que durante o período de austeridade que o país atravessa não seria apropriada uma suntuosa cerimônia, encontramos também opiniões a favor. Esse é o caso do presidente executivo do escritório de turismo britânico que afirma que na medida em que o casamento real é uma atração turística internacional por certo deverá trazer à economia britânica, muitos dividendos.
A Publicidade
Já deu para ver com o anuncio do noivado, que o casamento vai ser muito positivo em termos de publicidade. Se o noivado repercutiu internacionalmente podemos imaginar o que vai ser por ocasião do casamento e é baseado nisso que o presidente executivo do escritório de turismo britânico que esse evento tem tudo para atrair bilhões de espectadores espalhados pelo mundo todo, publicidade esta que segundo ele poderá como conseqüência atrair um grande numero de turistas vindos do exterior.
Controle de Gastos
Em 2005 quando do casamento de Charles e Camila, ele era o primeiro na sucessão ao trono e a conta foi paga pela rainha Elizabeth 2ª e os comentários são no sentido de que sendo o príncipe William o segundo nessa sucessão nada mais justo que a família pagasse essa conta, porém os grupos que são contra a monarquia desejam que até mesmo os custos com segurança sejam pagos pela rainha e pelo príncipe Charles