Cerimônias Não Convencionais
Atualmente, cada vez mais casais, optam por realizar a celebração do casamento de maneira criativa, de acordo com o que pensam, e seu estilo de vida. A união matrimonial, costuma ser uma declaração de amor de duas pessoas, que decidem viver, a partir daquela data juntas. Por isso, alguns noivos modernos, encontraram uma maneira diferente de celebrar essa união, fugindo de festas tradicionais.
Casamento de Bicicleta
Alguns casais, optaram por chegar ao local da celebração, de bicicleta, ao invés dos imponentes carros tradicionais. Esse noivos eram ciclistas, e portanto, esse era o meio de transporte que sempre utilizavam, para irem ao trabalho, ou simplesmente por lazer. Então decidiram,mostrar que a bicicleta é um transporte, perfeitamente viável ,e que pode ser adotado por todas as pessoas, para irem a qualquer lugar,inclusive até a cerimônia de casamento. No dia os noivos foram na frente, e cerca de cinquenta convidados de bicicleta, foram atrás deles para comemorar o casamento, chamando a atenção de todos que passavam nas ruas.
A idéia do casal era estar com os amigos, aproveitar a liberdade, eprincipalmente, não ficarem presos aos padões tradicionais, que não combinavam em nada com seus estilos de vida. Depois da cerimônia no cartório, todos os convidados pedalaram até uma lanchonete, e lá fizeram a festa, utilizando os espaços públicos da cidade,e mostrando que não é preciso gastar muito dinheiro, para se fazer uma comemoração inesquecível e alegre.
Casamento Ecologicamente Correto
Já imaginaram uma noiva vestida, com material de fibra de garrafa pet, e sandálias de pneu reciclado? Pois foi assim, que uma mulheroptou por se vestir, no dia de seu casamento. No caso, a noiva apoiava diversas ONGS, focadas na questão da reciclagem, e queria que a cerimônia fosse bonita, simples e ecologicamente correta, para que outras pessoas pudessem ser inspiradas pela idéia.
Os detalhes do casamento, foram todos pensados de acordo com a sustentabilidade, destacando o impacto do meio ambiente na sociedade, apresentando o trabalho de várias instituições, que são voltadas para a questão ecológica, trabalhando para o bem-estar de muitas pessoas. Além do vestido de material reciclado, as alianças foram feitas de coco. Os alimentos e bebidas oferecidos aos convidados, eram todos orgânicos, e o lixo resultante foi destinado a uma cooperativa de material reciclável. Os serviços de garçom foram feitos por jovens aprendizes,e os convites foram enviados por e-mail ou papel reciclado. Eles pediram como presentes, fraldas descartáveis, para fazerem doação aos orfanatos carentes. A noiva relatou que, o importante para o casal é prestar atenção às boas e simples coisas da vida, que fazem a todos felizes.
Doação de Sangue como Presente
Outro casal, que assumiu como estilo de vida transformar um problema difícil, numa solução vitoriosa, levou todos os convidados do casamento, para um centro de colheta, o Hemocentro, e pediu como presente, que todos doassem sangue. Essa idéia nasceu, depois que a noiva sobreviveu a um acidente de carro, que teve como consequência uma forte hemorragia no fígado, fazendo com que ela precisasse de cerca de quarenta bolsas de sangue, para salvar sua vida. Esse fato, fez com que a ela percebesse que, sua vida dependeu da solidariedade de várias pessoas anônimas, que fizeram a doação. O casal afirmou que, os convidados ficaram surpresos com o inusitado pedido, porém aderiram à idéia de demonstrar amor ao próximo, como forma de presente de casamento.
Para os convidados que não puderam, fazer a doação, por problemas de saúde, os noivos pediram fraldas geriátricas para doarem aos idosos acamados. Com essas atitudes, as pessoas percebem que o consumismo, tão presente na sociedade moderna, perde seu valor, se comparado a outros tipos de valores, como a amizade, o amor e a família.