Hoje a casa própria já pode ser financiada até mesmo por casais gays. O que acontece é que os sistemas financeiros e imobiliários começam a sentir a necessidade de se adaptarem ao perfil de novos públicos que vão surgindo e o casamento entre pessoas do mesmo sexo é na sociedade atual uma realidade que já não mais pode ser negada ou mesmo escondida, afinal cada vez mais eles vão criando coragem e saindo do armário, mostrando a cara e vivendo uma nova realidade. Com isso vários países já legalizaram esse tipo de união conjugal, entretanto no Brasil isso ainda não aconteceu.
Como os Bancos Agem
No Banco do Brasil para obter credito imobiliário o casal de homossexuais precisa de uma declaração por escrito confirmando a união homo-afetiva. Também é possível no Banco do Brasil que os parceiros participem de consórcio imobiliário. Já bancos como a Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú-Unibanco aproveitando o filão estão permitindo que amigos, parentes ou casais, sejam eles heterossexuais ou homossexuais possam fazer a composição de renda para então financiar o imóvel.
Aumento Esperado
De acordo com executivos pertencentes ao Banco do Brasil, a expectativa em relação a este novo nicho é de que em médio prazo o aumento de mutuários fique em torno de 5% a 10%, porém em longo prazo eles esperam que esse aumento possa ser ainda maior. As informações são de que os investimentos dessa instituição na área de habitação são recentes e por isso somente agora é que a medida está sendo implantada. Na verdade esses investimentos só tiveram inicio há três anos após a aquisição do banco Nossa Caixa pelo BB.
Reconhecimento da União Gay
De acordo com José Henrique Silva que é gerente executivo de empréstimos e financiamentos do Banco do Brasil, o Estado ainda não reconhece o casal gay como sendo uma união estável, mas apesar disso o Judiciário já permite a adoção de crianças por esses casais e reconhece os direitos dos homossexuais o que mostra que essa relação já está sendo vista de outra forma pela sociedade como um todo. É de acreditar que em breve qualquer tipo de união terá o reconhecimento das instituições, pois este parece ser o caminho natural das coisas.
Próximo Passo
Tendo a noção de que independente do tipo de união o que é preciso é dar atendimento aos casais o BB foi mais rápido em se modernizar e com isso cresce credito imobiliário para casais gays e a partir daí logo irá abrir esse tipo de financiamento para parentes e também amigos. Para conseguir tudo isso tem os trâmites burocráticos de praxe e já conhecidos. Nesses casos além da comprovação de renda e de capacidade financeira ainda tem que comprovar a relação dos parceiros.