Todos nós temos consciência plena de que a aspiração primeira de todo o ser humano é a felicidade e se algumas pessoas a encontram na vida religiosa e no celibato, isso por certo não acontece com a grande maioria delas que buscam essa felicidade em outras paragens, longe da vida sacerdotal ou mesmo religiosa.
Onde Encontrá-la
Ao que tudo indica as pessoas em sua maioria esmagadora esperam encontrar essa felicidade no casamento e é natural que assim seja uma vez que é propósito de Deus que o homem e a mulher sendo complemento um do outro se unam em busca da plenitude da vida. Entretanto apesar da expectativa de felicidade no casamento, muitas e estranhas são as razões que acabam levando o homem a casar pelos motivos errados.
Assim enquanto uns colhem no casamento a felicidade almejada outros há que se deparam somente com insatisfação, angústias e sofrimento como consequencia final. Na verdade para casar é preciso vocação e quem tem essa vocação por certo não vai cometer tantos erros e terá mais facilidade de encontrar a felicidade almejada. Assim como no trabalho quem não tem vocação para determinada tarefa não poderá realizá-la com a eficiência necessária.
Casamento Encarado com Otimismo Exagerado
Muitos são os jovens que entusiasmados com o romance e a expectativa de encontrarem logo a almejada e propalada felicidade encaram o casamento com muito otimismo e acreditam assim nesse afã em que se encontra que tem capacidade para poder superar toda a dificuldade que por ventura possam surgir nessa relação e que ameace a concretização de seus sonhos.
Reformulação Permanente
Quando se é jovem e o sonho é grande como o de ser feliz é fácil cometer enganos sem se dar conta de que pessoas muito diferentes que são criados e educados, em lugares, escolas, famílias e possuem níveis sociais diferentes terão na realidade muitas dificuldades de se adaptarem um ao outro requerendo tanto de um como de outro uma constante reformulação sem a qual, com certeza esta relação estará fadada ao fracasso.
Casamento por Conveniência ou Forçado
Dificilmente terá chance de dar certo um casamento que venha a ser realizado por interesse, ou seja, forçado por uma das partes. Muitos são só casamentos que se realizam baseados na pressão feita por familiares, pela comodidade do homem de ter alguém que o sirva, que arrume suas roupas, por não precisar fazer as refeições em restaurantes, enfim, para ter uma doméstica em casa.
Também tem aqueles que se realizam devido a uma gravidez indesejada. Vale salientar que se você é uma das pessoas que acreditam que a felicidade pode ser encontrada no casamento, não faça essa opção de maneira errada, pois só assim terá maiores chances de encontrar o que deseja, ou seja, a felicidade.