Cada vez mais os casamentos comunitários ganham espaço em nossa sociedade, possibilitando que milhares de casais realizem o sonho de formalizar uma situação na grande maioria das vezes já consolidada pelo tempo.
O numero de casamentos comunitários vem crescendo muito no Brasil, e são inúmeras iniciativas em todos os estados, inclusive algumas cidades tem realizado o evento anualmente, tornando-se uma grande festa. Neste artigo nós vamos falar um pouco mais sobre os casamentos comunitários, sua importância social, seus objetivos e também sobre os preparativos dos noivos para esse momento tão especial de suas vidas.
Importância social
O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou recentemente dados referentes ao número de casamentos no Brasil, e surpreendeu ao revelar que entre os anos de 2007 e 2008 houve um aumento de cerca de 5% do número de casamentos no Brasil, demonstrando que mesmo com as atuais mudanças muitos casais ainda optam por um casamento tradicional.
O aumento do número de casamentos está relacionado a diversos fatores, entre eles salienta-se a facilidade e a desburocratização dos casamentos e dos registros, fortalecendo a tendência de formalização destes registros, através dos casamentos comunitários. Com os casamentos comunitários muitos casais que vivem há muito tempo juntos tem a oportunidade de regularizar sua situação civil e também perante a comunidade e a igreja, restabelecendo a cidadania das pessoas.
Os eventos
Em todo o Brasil vem se multiplicando o número de casamentos comunitários promovidos por diversas organizações, especialmente através de projetos sociais encampados pelos Tribunais de Justiça de diversos estados, que preocupados com o bem estar e a justiça social de seus jurisdicionados tem promovido anualmente casamentos comunitários que em cada evento realiza o casamento de centena de casais.
Os eventos também são promovidos por entidades religiosas de todo o Brasil, algumas vezes de forma independente, outras vezes juntamente com os cartórios de registro civil, enquanto outra entidades ainda promovem o casamento civil associado ao casamento ecumênico, oficializado por padres e pastores simultaneamente, abençoando centenas de casais de todas as idades, independente do tempo em que estes casais estão juntos.
Os noivos
Participam dos casamentos comunitários tanto casais jovens que vão iniciar uma vida em comum a partir do casamento, assim como casais com muitos anos de casados, que constituíram família e tem filhos e netos.
Mesmo assim, para os noivos, sejam jovens ou os mais velhos, é sempre um momento muito especial, e são muito os preparativos para este grande momento, que vão desde o vestido que a noiva vai usar, a escolha dos padrinhos e a recepção, são muitas decisões para serem tomadas, sempre dentro das regras gerais do evento.
No entanto para as noivas que estão em dúvida e não sabem o que usar, uma dica, esse é o momento do seu casamento, portanto você deve estar linda. Na hora da escolha do vestido vale usar o bom senso, e optar por modelos adequados a hora e ao local da cerimônia, porém sem perder o glamour próprio da noiva no dia mais importante de sua vida.