Depois do inesquecível casamento entre o Príncipe de Gales e de Lady Diana Spencer, no ano de 1981, o casamento da princesa Vitória da Suécia, foi a maior celebração de um casamento real realizada na Europa. Neste artigo nós vamos saber um pouco mais sobre o casamento real entre a princesa e o seu ex-professor de ginástica, que aconteceu numa linda, suntuosa e elegante cerimônia onde esteve representada grande parte das famílias reais do mundo.
A Princesa e o Plebeu
O casamento da princesa Vitória aos 32 anos e de Daniel Westling aos 36 anos, foi a celebração de um conto de fadas contemporâneo, ela a futura rainha da Suécia e ele um jovem plebeu, professor de educação física. A princesa conheceu o jovem na mesma época em que é anunciado que ela está enfrentando problemas com anorexia e problemas associados. O romance entre os dois jovens foi inicialmente proibido pelo rei Carlos. Mas o amor venceu e Daniel então um jovem descolado e descontraido assume uma postura mais formal, estuda, se dedica e ganha a aprovação do Rei e da Câmara Baixa da Suécia, e o noivado é oficializado em fevereiro de 2009.
O Casamento Real
Como um conto de fadas o casamento real aconteceu no dia 19 de junho na Catedral de Storkyrkan em Estocolmo. A noiva entrou com o pai, o Rei Carlos Gustavo, vestindo um lindo vestido branco, muito simples e elegante, e na cabeça a mesma tiara de diamantes que sua mãe usou no seu casamento. As damas e o cavalheiro de honra foram princesas e principes da Noruega, dos Países Baixos e da Dinamarca respectivamente. O casamento dos jovens foi celebrado pelo arcebispo Anders Wejryd, ao som de musicas clássicas e compostas exclusivamente para o jovem casal. Foi uma cerimonia emocionante, em que a princesa Vitória e o principe Daniel se tornaram marido e mulher, Suas Altezas Reais. Estiveram presentes no casamento real representantes da realeza de todo o mundo, com cerca de 1.200 convidados. No entanto apenas 558 convidados foram recepcionados para o banquete no Palácio Real de Estcolmo, com toda a pompa e a circunstância que o evento exigiu.
Cortejo Real
Os noivos saem da catedral passando sob um corredor de espadas cruzadas para cumprimentarem os cidadãos presentes, e inicia o cortejo real iniciando com o jovem casal, seguido dos Reis Carlos Gustavo e da Rainha Silvia, a princesa Magdalena e o Príncipe Carlos e os pais do noivo Olle e Eva Westling. Então os noivos sobem na carruagem e fazem o desfile nupcial pelas principais ruas da cidade de Estocolmo, que se encontravam enfeitadas de azul e amarelo, as cores do reino. Os noivos acenaram para o povo que se encontrava na rua, para assistir o cortejo, estima-se que mais de 6 mil pessoas.