Curiosidades no Casamento Evangélico

Apesar de tanto o casamento católico quanto o casamento evangélico serem manifestações da fé cristã, eles têm diferenças distintas. A principal diferença diz respeito ao que os evangélicos – também chamados de protestantes – acreditam como sendo o compromisso existente durante o matrimônio.

Convite

Sacramento x Compromisso:

Vamos Entender Essa Diferença:

Para os católicos, o momento do casamento é o momento de jurar perante Deus suas intenções matrimoniais. Para que essas intenções estejam claras para os noivos, eles devem se preparam por muito tempo antes da união, fazendo cursos específicos para noivos e estudando como se comportar para tornar a promessa eterna e verdadeira. Já para os evangélicos, esse sacramento não existe. A cerimônia de casamento apenas faz transparecer o compromisso de amor assumido pelos noivos.

Formalidade x Informalidade:

O casamento católico é muito mais cheio de ritos do que o evangélico. Aliás, o casamento evangélico é muito mais informal e não acompanham uma tradição estabelecida através dos tempos. Tanto isso é verdade, que nem se costumavam fazer cerimônias evangélicas propriamente ditas. Se os noivos decidiam se unir, e assumiam para si o compromisso de amor e fidelidade, não carecia de um dia especial para que isso fosse firmado. Diferentemente das ”regras” do casamento católico, os noivos evangélicos têm mais liberdade para conversar com o pastor da sua igreja ou com o celebrante para acertas detalhes do evento.

Curiosidades no Casamento Evangélico

Os Votos Católicos x O Testemunho Evangélico

Para os católicos, a cerimônia religiosa é cercada de palavras bíblicas e comparações. O padre usa de passagens para mostrar aos noivos e a toda a comunidade católica presente como deve ser a vida de casal, segundo o que Deus aconselha. Já para os evangélicos, a pregação do pastor reflete a conversa com os noivos, e ele usa da própria vida do casal ou de outros casais da igreja para celebrar o compromisso assumido.

Alianças

Algumas Dúvidas:

Há certo ”problema” entre alguns casais, pois às vezes acontece de cada um fazer parte de uma religião diferente. Se você, mesmo assim optar por um casamento evangélico saiba que essa celebração pode ser tão emocionante quanto uma celebração católica. Você pode planejar suas músicas, sua roupa, os votos – tudo – da mesma maneira ou até com mais liberdade do que em uma celebração católica. Basta procurar a igreja que mais englobe suas crenças. Outra opção é receber os votos em ambas as igrejas. Se o noivo é de uma religião e a noiva de outra, (e isso não diz respeito apenas aos evangélicos e católicos, mas também às outras religiões), vocês podem realizar duas cerimônias em datas diferentes, e ambas as partes saem felizes por ter sua religião respeitada e lembrada. Outra opção é realizar uma cerimônia ecumênica, onde representantes das duas religiões estão presentes e fazem as suas bênçãos na mesma cerimônia.

Por Carol C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • o casal tem que dedicar um a outro e pedir a benção de Deus
    independentemente de religião de pastor de padre
    porque o que vale realment é a felicidade do casal sobre o Consentimento de Deus!!

    cris 24 de fevereiro de 2011 12:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *