Ter duas melhores amigas que se odeiam pode ser uma das experiências mais dolorosas que você possa vai ter. Às vezes, a inimizade entre as duas vem do nada e te pega de surpresa. Outras vezes, a tensão e o conflito no relacionamento delas que são construídos acabam passando para você também. O que fazer nessa situação? É o que discutiremos nesse artigo.
Se suas duas amigas tiveram uma briga tente ficar a parte desse conflito. Ocasionalmente, brigas de amigos são normais. Quaisquer duas pessoas em um relacionamento (amizade ou não) vão discordar de vez em quando. A chave é ser capaz de argumentar de uma maneira saudável e sem terminar com a amizade.
Se o seu argumento for somente para uma simples discordância entre suas amigas, aqui estão algumas dicas nas quais você pode trabalhar para ajudá-las a se reconciliarem.
1. Aconselhe-as a Se Acalmarem
A primeira coisa que você deve fazer quando duas amigas suas tiverem uma grande briga é só pedir que elas se acalmem, ficando cada uma no seu espaço. Você pode precisar de um ou dois dias para fazê-las se acalmar e olharem para a situação de um ponto de vista mais objetivo.
Porém, não deixe muito tempo passar, porque à medida que ele passa faz realmente o problema ou argumento contrário crescer. O período de reflexão depende das pessoas envolvidas. Se suas amigas puderem colocar os sentimentos de lado facilmente, pode passar para a fase de discussão do problema que gerou a briga.
Se a raiva entre as duas continua, no entanto, levará algum tempo para obter uma nova perspectiva para que as duas possam falar sobre as coisas com calma e com o estado de espírito certo.
2. Olhe Para a Situação a Partir da Perspectiva de Suas Amigas
Depois de alguns dias, entre em contato suas amigas e as peça para discutir seus problemas. Há uma chance de que suas amigas possam não estar prontas para falar, e se for esse o caso, aqui estão algumas coisas que você pode dizer para elas:
“Eu quero ter certeza de vocês duas sabem o que estão fazendo”
“A amizade de vocês duas é importante para mim.”
“Eu gostaria que vocês ouvissem uma a outra.”
Se elas ainda estiverem com raiva, pode demorar um pouco até que elas possam ouvir o que uma tem a dizer para a outra, mas esta é a chave para avançar depois de uma briga. Você terá de permanecer em silêncio enquanto elas repitam algumas das mesmas coisas que disseram antes, mas tente ouvir com uma mente aberta para conseguir ajudar as duas.
Se você conseguir ver as coisas do ponto de vista das suas amigas antes de fazer seu próprio julgamento, talvez esteja mais apta a ajudá-las. Às vezes, as pessoas ficam frustradas quando sentem que não estão sendo ouvidas, ou que os outros não as estão escutando com a devida atenção.
Aguarde uma pausa na conversa das duas para que você possa falar. Concentre-se em tudo o que suas amigas estão dizendo, tanto verbal quanto não verbal. É importante que você se encontre com suas amigas em um local privado, onde vocês não sejam interrompidas e onde cada uma de vocês possa se sentir à vontade para falar abertamente.
Dicas para mandar um e-mail a duas amigas que brigaram e estão se odiando
Se você é do tipo que não gosta de se intrometer diretamente na briga dos outros, mas está sofrendo porque suas melhores amigas estão se odiando, então tente mandar um e-mail para cada uma delas, dessa forma você poderá ajuda-las sem se envolver diretamente na briga delas.
Às vezes é mais fácil enviar e-mail para suas amigas depois que elas tiveram uma discussão, em vez de chamá-las para falar pessoalmente. Isso é bom, desde que você tenha tempo para ligar ou falar pessoalmente mais tarde sobre o que escreveu no e-mail.
A fim de realmente consertar as coisas, você vai precisa ouvir as vozes delas e ter uma noção de onde elas realmente estão erradas em suas opiniões. E-mail pode ser difícil de interpretar, pois você não terá suas pistas não verbais ou até mesmo a inflexão de suas vozes para ajudá-las a se reconciliarem.
No entanto, o e-mail é uma boa opção para ajudar a quebrar o gelo depois de uma discussão. Quando o manda-lo para suas amigas, tenha algumas coisas em mente, como por exemplo:
– Comece o e-mail, expressando o seu desejo de resolver as coisas entre as duas. Não reitere o ponto da discussão ou discórdia entre as duas. O objetivo do primeiro e-mail enviado depois de uma briga entre duas amigas que você gosta é simplesmente preencher uma lacuna entre as duas, por isso não use seu argumento por muito tempo através de e-mail.
– Use um pouco de humor. Zombe de si mesmo, delas ou da situação em si, ao invés de falar somente sobre o problema que você está tentando resolver.
– Termine o e-mail com uma sugestão concreta para que elas possam entender. Diga algo como: “Que tal vocês conversarem sobre isso depois do trabalho?” ao invés de “Vocês devem discutir isso em algum momento”.
Não deixe muito tempo passar após o envio do e-mail sem falar com suas amigas pessoalmente ou por telefone. Se você tentar resolver a situação apenas através de e-mail, muitas coisas importantes provavelmente serão deixadas de falar e isso continuará a ser um ponto de atrito na amizade das duas amigas.
Depois Que Você as Ouviu, então Fale o Que Pensa
Depois de ter tido a oportunidade de ouvir completamente o que suas amigas tinham a dizer, então você pode criar seus próprios argumentos e sentimentos para tentar selar a paz entre as duas.
Às vezes, basta ver as coisas de uma perspectiva diferente para colocar um novo aspecto sobre o seu argumento que poderá ajudar as duas. Se, após as suas duas melhores amigas lhe contarem sobre suas preocupações, e você ainda não entendeu o motivo da briga, talvez seja o momento para pergunta-lhes se elas podem ouvi-la.
Nesse ponto, ambas devem ter calma suficiente para ouvi-la, e quando você discutir as suas preocupações, faça de uma forma que não as acuse. Fale sobre como você se sente sobre a briga delas, e como se sentiria se elas fizessem as pazes.
Salete Dias