A entrada dos pajens e daminhas é um momento muito aguardado em casamentos porque afinal de contas crianças são sempre fofas, especialmente quando estão trajadas a caráter para abrir caminho para a noiva. Entrem sorrindo ou chorando na igreja as crianças tem um papel importante na cerimônia e para que tudo dê certo no grande dia do sim é válido prestar atenção a alguns detalhes. A seguir vamos te dar dicas sobre a escolha dos seus pajens e daminhas além de explicar em detalhes como devem ser as roupinhas dos pequenos.
A Escolha de Pajens e Daminhas
Faz parte da tradição do casamento ter pajens e daminhas entrando antes da noiva e os seus convidados com certeza esperam por isso. A escolha não precisa seguir nenhuma regra, mas é recomendável que a noiva convide crianças que sejam próximas para que assim elas se sintam mais seguras.
Não há um limite de pajens e daminhas por cerimônia, porém, cabe o bom senso de entender que talvez não dê para chamar todas as crianças das famílias dos noivos. Nesses casos a dica é escolher as crianças mais próximas dos noivos e conversar com as outras para que elas não se chateiem.
Questão de Idade
Não existe uma regra rígida a respeito de idade mínima para ser pajem ou daminha, contudo, crianças muito pequenas podem se assustar com o olhar dos convidados enquanto caminham pela igreja. Crianças que ainda não caminham com segurança podem ser levadas em carrinhos empurrados por crianças mais velhas.
Para tornar esse momento menos estressante para os pequenos faça um rápido ensaio antes explicando claramente que a igreja terá pessoas da família e outros convidados que assistirão a cerimônia. Peça que a mãe das crianças fique num ponto visível e de fácil acesso para que nem daminhas e nem pajens fiquem assustados.
Funções de Daminhas e Pajens
Daminhas e pajens podem realizar várias funções no decorrer da cerimônia de casamento. Por exemplo, um casal de crianças pode levar as alianças enquanto outra dupla entra com flores. Algo bastante comum nos casamentos atuais é que algumas crianças entrem portando plaquinhas com frases bem-humoradas, pode ter até com a hashtag do casal.
Qual o Traje para Pajens e Daminhas?
Escolher os trajes dos pequenos noivinhos é uma diversão para muitas noivas, mas para outras é motivo de grande ansiedade. A primeira coisa que deve ficar clara é que não precisa ter pânico, pois não é realmente complicado. Basicamente esses trajes devem estar adequados à decoração da cerimônia e estar alinhados com as roupas dos noivos.
Numa cerimônia realizada na praia o pajem pode trajar bermuda e camisa social enquanto a daminha usa um vestido leve. Já numa cerimônia mais tradicional os trajes podem lembrar o do noivo e noiva, mas sem necessariamente ser um minivestido e um miniterno. O mais importante é que a criança fique a vontade para realizar o seu papel, pois se estiver com uma roupa apertada ou difícil de conduzir poderá acabar se atrapalhando.
Todo Mundo Vestido Igual?
Não é uma regra, mas temos que concordar que as fotos ficam muito mais bonitas quando as daminhas estão com vestidos iguais e os pajens com os mesmos trajes. Para que não fique engessado dê liberdade para que as mães façam penteados diferentes em suas filhas.