De repente aquele sonho se realiza: aos poucos vem chegando o grande dia de seu casamento. Você e seu noivo devem estar muito felizes, mas e as finanças como devem estar?
Nesse artigo veremos algumas dicas de como fazer um planejamento de um matrimônio dentro do orçamento que os noivos dispõem para gastar.
O Cuidado Deve Ser Com As Despesas Extras
Para os noivos que são organizados e fizeram o planejamento de seu casamento dentro de um orçamento pré-estabelecido e com antecedência, tudo é muito mais fácil.
No entanto, como em todos os eventos desse porte, sempre surgem novidades ou gastos de última hora, forçando o casal a gastarem mais do que tinham separado para a cerimônia.
Para evitar os “imprevistos” que sempre ocorrem e sempre demandam mais dinheiro, a melhor dica é manter sempre todos os itens do casamento organizado com muita antecedência.
Outras Dicas Para Não “Estourar” O Orçamento dos Noivos São:
- – Procurar encontrar as flores que vão ornamentar a festa e o local da celebração religiosa em um mercado local. Muitas casas de decoração cobram verdadeiras fortunas para fazer arranjos florais para casamento.
Se os noivos tiverem disposição e criatividade podem encomendar flores no dia anterior ao casamento, e eles mesmos fazerem a ornamentação com a ajuda de amigos e familiares, se houver necessidade.
Além de sair muito mais barato do que contratar alguém, a decoração ainda terá um toque pessoal do casal.
- – O vestido da Noiva e o Traje do Noivo. Apesar de o casamento ser uma ocasião muito especial para duas pessoas, e elas quererem guardar todas as recordações possíveis do grande dia, alugar um vestido de noiva e o traje do noivo ainda sai mais barato do que comprar um novo.
No entanto, se você tiver algum parente ou amigo que saiba fazer alta costura talvez com uma boa conversa consiga um preço mais barato para investir no vestido ou traje, e não comprometer o orçamento do casal.
- -Convites de Casamento. Dependendo de como será a cerimônia se muito grande ou mais íntima, os convites de casamento podem ser um item em que os noivos tenham que gastar algum dinheiro, às vezes fora de seu orçamento.
Por isso uma boa opção, seguindo a tendência ecológica é fazê-los utilizando material reciclável.
Às vezes existem bons artesãos que cobram bem mais barato do que as grandes gráficas para imprimir convites de casamento. É só ter disposição para procurar alguns e ver quem oferece o melhor preço.
- – Cuidando do Bolo de Casamento. Um lindo bolo de casamento é sem duvida depois dos trajes dos noivos o que chama mais a atenção dos convidados, Ele precisa ser bonito, mas também saboroso para agradar a todos os paladares.
Por isso, pesquisar preços de doceiras é muito importante para quem não deseja fugir do orçamento estabelecido para o casamento.
É aconselhável que o casal contrate um profissional que faça além do bolo, todos os doces da festa, pois assim ficará mais fácil de supervisionar seu trabalho, para que nenhum imprevisto aconteça no dia.
De qualquer maneira se dentro da família dos noivos, ou se eles tiverem um amigo próximo que saiba fazer bolos de casamento, não há inconveniente nenhum em pedir o bolo como um presente para o casal, que desse modo fará uma grande economia no orçamento disponibilizado para a cerimônia.
- – Gastos Com o Salão de Festas. Dependendo do tipo de cerimônia que os noivos irão escolher se mais intima ou mais grandiosa, um salão de festas pode custar muito caro.
Por isso, uma boa opção é no templo onde foi realizada a cerimônia religiosa, se tiver um salão disponível, receber os convidados lá mesmo com bolo e champanhe para comemorar a união.
No entanto se o casal optar por outro local, deve tentar pesquisar preços, pois muitos desses lugares já incluem no orçamento apresentado ao casal, o Buffet completo. Por isso uma boa opção é contratar o salão separado do Buffet, pois em alguns casos pode ficar bem mais barato.
- – Música para Animar a Festa de casamento. Quem deseja contratar uma banda de músicos pode ter certeza que isso sairá bem mais caro, a menos que os noivos sejam amigos dos músicos.
Uma solução sempre mais barata é a contratação de um DJ para animar a celebração e os convidados.
De novo vale a regra do parente ou amigo, que se for “próximo” dos noivos poderá fazer bem mais barato ou até dar a música da festa como presente de casamento.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QGC1Gnuyh3Q[/youtube]
- – Número de Convidados Versus O Buffet Servido. O número de convidados que estará presente no dia do casamento deve ser discutido com muito cuidado pelos noivos, para que não apareça gente demais e a comida seja de menos.
Por isso o casal deve fazer esse planejamento bem antes da data oficial e sempre multiplicar por dois a quantidade de doces e bebidas que serão servidos durante a cerimônia para que nada falte no grande dia.
- – Compre Alguns Itens do Casamento aos Poucos
. Determinados itens para a festa de casamento podem ser comprados e armazenados até serem usados na cerimônia de matrimônio, coisas como copos, talheres, pratos, toalhas de mesa e outras coisas podem ser comprados em grande quantidade e colocados em um local onde não possam ser danificados.
- – Organize você mesmo seu Casamento. Existem muitos organizadores de casamento, que apesar de darem tranquilidade aos noivos, pois eles não têm que fazer quase nada, cobram verdadeiras fortunas, com decoração, contato com fornecedores, e outros itens indispensáveis a uma cerimônia de casamento.
Por isso se os noivos têm disponibilidade e motivação eles mesmos, podem planejar toda a celebração, e com isso não “estourarem” o orçamento que disponibilizaram para o casamento.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=L4AwOXIxwC0[/youtube]
Considerações Finais
Realizar uma cerimônia de casamento é algo que despende muito dinheiro.
Como a maioria dos casais, hoje em dia prefere economizar na celebração e guardar o dinheiro para outras situações é necessário que um orçamento dentro das possibilidades e desejo dos noivos seja feito.
Para isso eles devem contar com os amigos, ou parentes próximos que sempre poderão ajudar se responsabilizando em comprar um ou outro item.
Se o orçamento disponibilizado pelos noivos for muito pequeno, eles devem fazer uma festa mais íntima e de preferência planejada por eles próprios.