Talvez esse seja um dos maiores desafios das mulheres modernas que são mães e ainda tralham fora para ajudar no orçamento da família: como ser boas mães para seus filhos e boas esposas para seus maridos? É o que iremos discutir nesse artigo.
Tarefa Difícil, Mas não Impossível.
Com a dupla jornada das mulheres que trabalham e são mães surgem vários problemas para elas tanto em relação ao filho, quanto em relação o marido.
Muitas delas gostariam de passar mais tempo com seus filhos e não podendo fazer isso, confere sua educação a terceiros como babás ou avós.
Em muitas essa situação pode gerar um sentimento de culpa por não encontrar tempo para estar mais perto da criança.
Por outro lado, elas continuam senso esposas e devem dar atenção aos seus maridos, e continuarem com suas rotinas de namoro e de se cuidarem para estar sempre. Mas em que horário elas poderão fazer tudo isso?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3RosvsyxCis[/youtube]
O segredo é saber organizar o tempo passado com cada ente querido da melhor forma possível.
Em casos de mulheres que possuam um ou mais filhos, talvez o ideal seja um trabalho de meio período ou algo que possam fazer em suas próprias casas, assim terão mais tempo para si e para as crianças.
Por outro lado, com essa carga horária reduzida também é possível dar mais atenção ao marido e ter tempo de cuidar-se mais.
Mas e Quando a Mulher Precisa Trabalhar Horário Integral?
Nesse caso é mais difícil de conciliar as duas situações, mas, não é impossível. Algumas sugestões para quem tem que enfrentar um emprego de horário integral e ainda ser boa mãe e esposa:
– Tente compensar o tempo eu passa fora aproveitando bastante, os finais de semana;
– Saiba repartir igualmente metade do dia para ser mãe e ficar com os filhos e a outra metade procure se dedicar somente ao seu marido;
– Na parte do dia brinque e se divirta com seus filhos, mas à noite tenha um tempo para você e saia com seu marido para fazerem um programa diferente, como jantar fora, assistir a um bom filme, ver uma boa peça de teatro, etc.;
– Não se descuide de sua aparência por dois motivos: primeiro você deve estar bem apresentável para seu local de trabalho, e segundo você deve estar bem para agradar ao seu marido mantendo, a atração física que ele sente por você e a “chama da paixão” acesa.
– Tenha sempre me mente que você não é perfeita e que em algum momento vai faltar algo tanto para seus filhos, como para seu marido, mas não tenha sentimento de culpa por causa disso, ao contrário tente aproveitar ao máximo o tempo que puderem passar juntos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5hX1pikiHQQ[/youtube]
– Mesmo acordando cansada da “dupla jornada” procure não reclamar.
A mulher que vive reclamando que está sempre cansada tende a tornar o ambiente doméstico bastante desagradável.
Os filhos tendem a se sentirem culpados e o marido começa a se aborrecer. Por isso, esmo naqueles dias em que se sentir muito cansada, procure não passar essa impressão para sua família.
-Procure ter paciência com sua vida atribulada. Ser uma pessoa paciente pode ajudar em muitas ocasiões.
Portanto tenha paciência se algum dos seus filhos estiver mais carente ou pedindo mais atenção e amor naquele dia, ou se seu marido acha que você está passando tempo demais com as crianças.
Tente mostrar-lhe que antes de ser sua esposa você é a mãe e ele é o pai, e por isso mesmo devem aproveitar os momentos que passam juntos com os filhos. Não é só papel de a mãe cuidar da educação do filho.
O pai deve estar sempre presente para auxiliá-la nessas horas. Se seu marido ainda não entende isso, procure com muita paciência faze-lo entender.
– Acredite no Amor que vocês sentem um pelo outro. Mesmo naqueles dias em que tudo parece dar errado procure entrar em um acordo com seu marido e filhos.
Faça-os perceber que você é apenas uma mulher tentando dar o melhor de si para cuidar bem de sua família.
Procure dar e receber amor de seus entes queridos. Dessa forma, a convivência no lar ficará bem mais fácil par todos.
– Procure evitar discussões desnecessárias, e ao invés disso procure sempre encerrar algum ponto de discórdia entre você, seus filhos ou marido, com um grande abraço.
Lembre-se que discussões “estéreis” não levam a lugar algum e você esta perdendo um tempo precioso que poderia passar mais em harmonia no seu lar.
– Procure sempre conversar com seus filhos que o tempo que você está fora trabalhando é para dar uma vida mais confortável a eles, e, portanto isso é uma prova do grande amor que você sente.
Sempre que possível tente saber como foi o dia das crianças, o que elas fizeram de bom, etc.
O mesmo vale para seu marido. Sempre que perceber que ele chegou do trabalho cansado ou com algum problema, procure saber o que aconteceu e se mostre solidária. Esse comportamento pode fazer toda a diferença na vida do casal.
-Não se sinta uma Supermulher. Embora, por vezes, as mulheres se sintam sobrecarregadas com a dupla jornada de trabalho, isso não diminui o amor que elas sentem por seus filhos ou maridos.
Elas devem sempre se lembrar disso, porque há aquele sentimento de culpa, às vezes, inconsciente que tenta fazê-las sentir que se ficarem algum tempo longe das crianças, elas estarão passando suas responsabilidades de mãe para outras pessoas.
Ao contrário, trabalhar fora permite ficar-lhes sempre atualizadas para que possam ser ainda melhores como esposa e mãe.
Considerações Finais
A vida inicial de um casal sem filhos, com certeza sofre uma mudança considerável quando começam o nascimento das crianças.
Se a mulher trabalhar fora ela deve ter a noção de que estará sempre fazendo o melhor para seus filhos e maridos, mesmo que não consiga. Afinal ela nem ninguém são perfeitas.
Por isso elas devem tentar conciliar de forma satisfatória seus diferentes tipos de amores: O amor de mãe pelos seus filhos e o de mulher pelo seu marido.
E Lembre-se se há amor de verdade na relação tudo fica mais fácil, e a mulher vai conseguir senão ser uma mãe e esposa perfeita, pelo menos uma mãe e esposa que tanto seus filhos quanto seus maridos consigam amá-la, apesar de alguns momentos em que ela precise ficar distante.
Salete Dias