Que o diálogo é algo essencial em qualquer tipo de relação todos nós sabemos, mas quais as atitudes devemos tomar se há a falta de diálogo ou se ele já nem faz mais parte de um relacionamento? Para refletir sobre essas e outras questões nossa sugestão é que você continue lendo o nosso post.
A Importância do Diálogo
Antes de abordarmos o assunto principal de nosso artigo, vale a pena fazermos uma reflexão acerca do papel exercido pelo diálogo em qualquer tipo de relacionamento. Então, devemos partir da etimologia da palavra, que define o diálogo como uma conversação entre duas ou mais pessoas, contato e discussão entre duas partes em busca de um acordo, o que nem sempre acontece, afinal em alguns relacionamentos sempre um fala e o outro só tem que ouvir e não tem o direito de expressar sua opinião.
O diálogo é fundamental para a manutenção de uma relação saudável e equilibrada no âmbito, familiar, profissional, sentimental, ou qualquer outro no qual estejamos inseridos. No entanto, muitas pessoas utilizam o diálogo apenas nos momentos em que a relação já está sofrendo algum desgaste, o que nem sempre é a melhor solução, já que nesses momentos muitas vezes o equilíbrio e a paciência já nem fazem parte do relacionamento.
Saber ouvir e falar no momento certo chega a ser uma arte, afinal temos sempre uma facilidade maior em expressar nossos pensamentos do que ouvir, principalmente quando temos o desejo que uma situação seja resolvida rapidamente.
Ao pensar em uma mulher que foi traída, por exemplo, ao descobrir o que seu companheiro fez, certamente ela exigirá uma explicação, mas durante toda a discussão acabará o interrompendo em vários momentos ou quem sabe nem será capaz de ouvi-lo, o que talvez poderia fazer muita diferença nesse caso. Não que a mulher esteja errada por não ouvir o homem que a traiu, o que acontece é que queremos ressaltar que o diálogo pode esclarecer algumas dúvidas e que para que isso aconteça o equilíbrio e bom senso é fundamental, mesmo que a situação seja tão complicada como a que exemplificamos.
Enquanto ouvimos o próximo, somos capazes de formular discursos, fazer reflexões, julgamentos, enfim, temos uma chance muito maior de acertar quando formos expor nossas opiniões. Além disso, quando paramos para ouvir, é provável que quem está falando perceba o nosso equilíbrio, o que pode ser contrário da reação que o outro esperava que tivéssemos.
Quantas vezes durante uma discussão não ficamos alterados, nos expressamos de forma ríspida e até chegamos a dizer absurdos e minutos depois ficamos arrependidos, não é verdade? Aí está a importância de tentar agir com equilíbrio mesmo em situações adversas, afinal o que foi dito jamais poderá ser apagado da mente de quem ouviu e poderá até trazer consequências que poderiam ser evitadas inicialmente.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MpXWv-3iG6s[/youtube]
Então, antes de sair falando qualquer coisa sem filtrar seus pensamentos e antes de impedir que uma pessoa consiga expressar seus pensamentos, lembre-se: o diálogo é fundamental em qualquer relação.
Algumas Situações nas quais o Diálogo é Fundamental
Mesmo sabendo da importância do diálogo em qualquer momento, selecionamos algumas relações nas quais o diálogo deve sim ocorrer, mas levando em conta que em cada situação existem diferenças que devem ser levadas em consideração.
Relacionamento entre pais e filhos: Mesmo que alguns pais ajam com autoritarismo acreditando que eles devem dar as ordens e os filhos devem somente acatá-las e respeitá-los, sabemos que para que ocorra uma convivência saudável e uma relação de respeito, amizade e confiança entre pais e filhos, o diálogo é essencial.
Relacionamentos entre amigos: Neste tipo de relacionamento vemos com mais frequência o diálogo, afinal os amigos costumam a ter mais facilidade ao expressar o que pensam. No entanto, quando ambos ou um dos dois sentem medo de agir com sinceridade, a amizade pode enfrentar uma crise e acabar se desgastando com o tempo.
Ambiente de trabalho: No ambiente de trabalho vemos constantemente a falta diálogo entre chefes e empregados e entre os próprios colegas de trabalho, o que pode acarretar inimizades, erros no trabalho e pode até ser responsável por uma demissão.
Relação amorosa: Quando falamos em diálogo, logo nos vem à cabeça a relação amorosa, já que nesse caso a convivência é maior e a convivência necessariamente precisa ser saudável. Na relação a dois a falta de diálogo costuma ser um dos motivos que mais leva o relacionamento ao fracasso, por isso é fundamental que estejamos atentos a esses aspectos.
E quando o diálogo acaba?
Quando o diálogo acaba em qualquer situação, o silêncio acaba tomando conta da relação e fazendo com que a falta de palavras seja interpretada, na maioria das vezes, de forma equivocada. Além disso, a falta de diálogo acaba fazendo com que a convivência fique cada vez mais complicada.
Em casos em que há a falta de diálogo é inevitável, alguém tem que ceder, afinal se pelo menos alguém ainda tem o desejo de salvar a relação e fazer com que as deem certo, é essencial que alguma atitude seja tomada.
5 dicas para manter o diálogo na relação
Veja as 5 dicas que separamos para que você consiga manter o diálogo em qualquer tipo de relacionamento.
1º Ouça
Antes de criticar seu próximo ou fazer queixas, procure ouvi-lo(a) e compreender os motivos pelos quais ele(a) tomou determinada atitude.
2º Saiba expressar seus pensamentos
Ao invés de jogar indiretas e deixar o que você pensa sempre subentendido, procure expressar seus pensamentos de forma clara, pois as dúvidas podem interferir e prejudicar a qualidade de um diálogo.
3º Aproveite as oportunidades
Quando você tiver dúvidas sobre algo, procure esclarecer assim que elas surgirem, pois se você sempre esperar a “oportunidade certa” talvez ela demore para chegar e você acabe se decepcionando sem motivos.
4º Não mande recados
Quando alguma situação não estiver muito clara, procure falar diretamente com a pessoa em questão, mas tente não fazer isso por e-mails, recados ou qualquer tipo de mensagem, afinal a melhor maneira de comunicação nestes casos ocorre quando há uma conversa em que você consigam falar pessoalmente.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AOub_AddhnI[/youtube]
5º Absorva as críticas construtivas
Assim como você acaba se decepcionando com as pessoas, provavelmente em muitas situações você será o motivo da decepção de alguém. Portanto, se por algum motivo você receber uma crítica por algo errado que fez, saiba ouvir e aceitar as críticas que forem construtivas.