Cabo Frio
A cidade de Cabo Frio está localizada na região dos Lagos, que por sua vez faz parte do litoral fluminense no estado do Rio de Janeiro, na chamada Costa do Sol. Cabo Frio está entre as cidades conhecidas como A B C do Rio de Janeiro, já que ela é vizinha das belíssimas e famosas Búzios e Arraial do Cabo.
Juntas essas 3 cidades formam um dos litorais mais lindos de todo o Brasil, com águas mais belas do que as principais praias do Caribe, com paisagens deslumbrantes, roteiros para todo tipo de turismo e ainda por cima cidades muito charmosas. Somado à tudo isso, ainda há uma grande e intensa vida marinha na região, por ali passam baleias, golfinhos e as famosas tartarugas, essas ultimas muitas vezes inclusive estão muito próximas as praias da região.
A cidade de Cabo Frio é considerada uma cidade de médio porte, isso porque dentro dos seus limites territoriais moram mais quase 250 mil pessoas, portanto, ela não é apenas uma pequena cidade litorânea, é uma cidade com um grande potencial econômico em outras áreas além do turismo. Na parte econômica a cidade inclusive é considerada um polo estadual, pois além de ser mais desenvolvida do que as suas vizinhas, ela também tem grande destaque econômico em todo o âmbito estadual.
Muitas pessoas não sabem, mas Cabo Frio foi inicialmente colonizada por franceses, até mais ou menos o fim do século XVI, quando em um combate, conhecido como Guerra de Cabo Frio, os portugueses que já tomavam conta do Rio de Janeiro, da região do Espirito Santo, etc, por fim expulsaram os franceses da região e começaram a sua colonização exploradora.
Por fim é possível dizer que essa cidade tem de tudo um pouco, ela é cheia de belezas naturais excepcionais, ela está em uma das regiões mais bonitas do país, ela tem também muita história sobre a sua colonização e seu desenvolvimento, afinal é uma das cidades mais antigas do Brasil.
Tudo isso faz de Cabo Frio uma cidade extremamente interessante, principalmente porque oferece aos recém casados muitas opções de lazer, além opções culturais de alto nível e ainda de quebra ótimos hotéis para aqueles que querem passar bastante tempo namorando.
Lua de Mel em Cabo Frio
Muitos são os casais que optam por passar esse período tão importante de suas vidas em cidades litorâneas, essa é uma das opções favoritas dos brasileiros, tão acostumados com o sol e com o calor. Essa escolha possibilita que os apaixonados possam por fim tirar do papel aquele sonho antigo de conhecer lindas praias e paisagens.
A lua de mel em Cabo Frio pode oferecer muitos passeios diferentes e marcantes para o casal, além das belíssimas vistas que pode se ver na cidade, há as paisagens marítimas, um dos roteiros mais procurados por turistas que vão até lá, são os roteiros no mar. Você pode fazer belíssimos passeios de barco e dependendo da época do ano, ainda é possível que encontre baleias ou golfinhos fazendo as suas acrobacias na água.
Se vocês forem um casal que prefere atividades urbanas, Cabo Frio ainda conta com um centrinho histórico muito charmoso, com certeza vocês irão se encantar. Além disso, a cidade não é tão pequena e tem uma grande variedade de restaurantes, lojas, cafés de todo o tipo que você imaginar. Essa grande urbanização beneficia os turistas, pois há uma grande estrutura na cidade para recebe-los.
Cabo Frio também é uma cidade forte na área do ecoturismo, ou seja, do turismo natural e sustentável, uma vez que há muitos atrativos em meio a natureza e um incentivo de melhorar as praticas de preservação da natureza pelos turistas e moradores da cidade. Há também opções de trilhas e agencias especializadas no nesse setor.
Atrações
São muitas as atrações que você encontra na cidade de Cabo Frio e também nos arredores dela, afinal as suas vizinhas Búzios e Arraial do Cabo estão a apenas alguns quilômetros de distancia e é possível ir até lá de ônibus ou até mesmo de Uber. A seguir listaremos as principais atrações para vocês:
Bairro da Passagem: Esse bairro é um dos mais tradicionais de Cabo Frio, é também um dos mais antigos, isso se percebe inclusive por causa da sua arquitetura, que é uma arquitetura colonial portuguesa. Esse bairro guarda com ele muita história e até mesmo por isso ele foi preservado ao longo dos anos. Seu estilo arquitetônico lembra o estilo de outras tradicionais cidades brasileiras da época das colônias, tal como Ouro Preto que fica em Minas Gerais e a também cidade fluminense Paraty.
No entanto, as duas cidades citadas são inteiras em preservadas em sua arquitetura original, elas são repletas de lugares tombados como patrimônio histórico e cultural, enquanto que em Cabo Frio temos apenas o trecho desse bairro, que nos remonta às raízes portuguesas. Ele foi o único que resistiu às modernidades e ao grande desenvolvimento pelo qual passou o município.
Passagem é um local muito charmoso, tanto se você vai apenas para passear, quanto se você vai para comer ou para se hospedar. Com certeza esse é um dos bairros mais românticos da cidade e contempla os seus visitantes com muita elegância e beleza. Para os casais apaixonados nessa região existem muitas opções de hospedagem, o que pelo charme arquitetônico e a beleza de suas construções centenárias pode aumentar ainda mais o romance entre os novos casados. Não podemos deixar de exaltar também as opções gastronômicas disponíveis por ali, que inclusive oferece opções ainda mais animadas e atrativas devido às apresentações ao vivo.
Apesar de Cabo Frio ser uma cidade consideravelmente grande, já que seu número populacional ultrapassa os 200 mil habitantes, no bairro da passagem é possível ter uma experiência completamente diferenciada, por ali você se sente em uma deliciosa cidade de veraneio do interior, isso é proporcionado neste ponto especifico da cidade por causa de suas características únicas.
Forte São Mateus: O Forte São Mateus é um dos patrimônios tombados na cidade de Cabo Frio, isso porque ele faz parte da história colonial da cidade, mas também por causa da grande beleza natural que proporciona aos seus visitantes, afinal a sua vista é para a famosa Praia do Forte, que recebeu o nome em sua homenagem.
Para quem não sabe Forte é um lugar construído para a proteção das cidades contra os invasores, era muito comum na Europa medieval e com as colonizações essa tradição veio para o Brasil. São muitas as cidades na nossa costa que possuem fortes de proteção, tal como Salvador e Rio de Janeiro, isso era tido como uma medida de segurança.
Esse forte funciona todos os dias da semana desde as 8 horas da manhã até as 18 horas e para entrar no local você não precisa pagar, a visita é liberada. Na atração não possuem guias, mas as vezes podem ser encontrados no local, alguns professores de história que contam aos turistas um pouco da história do forte e da sua grande importância para a região, que é também a própria história do Rio de Janeiro.
É válido mencionar que próximo ao Forte de São Mateus, é um dos pontos onde se pega embarcação para a ilha do japonês. Além disso, por ali é possível ter alguns pontos com vista para o canal que corta a cidade, que é o Canal do Itajurú.
Praia do Forte: Essa praia com certeza é a praia mais central da cidade, é a mais fácil de se chegar e por isso ela é a praia mais urbana. A praia algumas vezes pode estar bem cheia de pessoas, principalmente na temporada de calor e verão, isso se intensifica ainda mais aos finais de semana e nos feriados, sendo maior ainda o movimento nos feriados prolongados.
Apesar de todos esses pontos citados, a Praia do Forte é de uma beleza extraordinária, com a vista do Forte de São Mateus a partir de suas areias, essa paisagem fica ainda mais linda devido à cor das suas águas, que é de um azul claro cristalino, é possível ver o fundo das águas e dependendo da maré ainda se formam piscinas naturais no local, que é repleto por águas calmas e tranquilas, a região mais próxima do forte praticamente não tem ondas.
Ilha do Japonês: Para quem não conhece essa é uma das ilhas mais procuradas da região por causa de sua esplendida beleza e suas águas muito cristalinas quase o ano todo. Apesar da grande beleza do lugar, não há nenhum segredo para chegar até lá. Uma vez que essa ilha está muito próxima ao continente.
Há duas maneiras de ir para a Ilha do Japonês, uma é de barco, ou barco táxi como se chama na região, ou andando, isso mesmo andando, no entanto essa maneira de travessia só pode ocorrer quando a maré está baixa, tenha certeza que ela não está em processo de subir e vá, muitas pessoas fazem isso.
Algumas ainda tem medo de se aventurar e optam por ir de barco táxi, o que é uma interessante possibilidade também, já que por causa da pouca distância os preços ficam em torno dos 20 reais, o que é caro pelo tamanho do trecho, mas bem mais barato do que a travessia de outras ilhas por aí. Quem faz esse caminho são as empresas de táxi marinho da cidade, que ficam abertas todos os dias da semana, principalmente feriados e fins de semana, desde as 8 da manhã, até por volta das 17 horas.
A ida a essa ilha é um item obrigatório para os turistas que vão até Cabo Frio, ela é uma das mais famosas de toda a região por causa de sua beleza natural, somente em épocas de chuva é que pode acontecer de sua água escurecer, mas em épocas de sol, a transparência é garantida.
Morro da Guia: Esse mirante precisa que você faça uma trilhinha consideravelmente leve, isso porque os carros não possuem permissão para subir até o seu topo. Lá em cima existe uma estrutura de madeira e jardim para deixar o lugar mais bonito e charmoso.
Chegando lá você terá uma vista de toda a cidade de Cabo Frio, não há uma vista tão ampla do mar e das praias da cidade, pouco se vê do oceano de fato, mas a vista do canal e da cidade é bem interessante, principalmente na luz do por do sol. É válido dizer que esse local é muito procurado nas ultimas horas da tarde para que as pessoas possam ver o entardecer lá de cima.
Para completar a paisagem lá de cima e o clima charmoso e romântico do lugar, ainda existe uma capela que fica lá no alto, essa capelinha charmosa e de paredes brancas, se chama Capela de Nossa Senhora da Guia, no local existe uma santa, a imagem de uma nossa senhora. Com certeza o por do sol lá de cima é um passeio bem romântico a se fazer, principalmente em dias que o mirante esteja mais vazio.
Praia das Conchas: Essa linda e belíssima praia de Cabo Frio está ao lado de uma outra praia, é a praia do Pero. Essas duas praias que ficam mais afastadas do centro urbano da cidade, são bem diferentes da Praia do Forte, cercada de prédios e movimento.
Elas são mais isoladas do mundo e no meio da natureza, inclusive o seu acesso é bem mais difícil e é preciso pegar algum meio de transporte, seja carro, táxi, uber ou ônibus, sim tem ônibus publico para lá. No entanto, após descer do seu transporte ainda terá que andar um pouco, de fato é bem pouco que se anda, mas o caminho é rustico.
A grande diferença entre a Praia das Conchas e a Praia do Pero é a estrutura, enquanto a primeira apesar de ter estrutura, é mais tranquila, tem menos movimento, menos cadeiras e menos opções de lugares para comer, a Praia do Pero já é mais urbanizada e oferece muita coisa aos seus visitantes. Apesar disso, as duas são igualmente lindas e preservadas, são de uma incrível e indescritível beleza natural.
Vale ainda destacar mais uma característica importante da Praia do Pero, suas ondas costumam ser altas e grandes, sendo assim ela é procurada por surfistas em busca de aventuras. Uma coisa que muitas pessoas fazem é ficar nessa praia por causa de sua maior estrutura, mas na hora do mergulho ir procurar a outra, a das Conchas para nadar e mergulhar.
Mirante da praia das Conchas: Esse mirante é um dos mais famosos da região, isso porque lá de cima é possível ter uma vista privilegiada das duas praias citadas anteriormente, tanto a Praia das Conchas quanto a Praia do Pero, a vista pega toda a extensão dessas duas belezas naturais. Dando uma vista privilegiada do local.
Uma coisa muito interessante que é observada lá de cima é o formato das duas praias, principalmente o da Praia das Conchas que faz jus ao seu nome se parecendo justamente com uma concha bem grande. Outro ponto é que lá de cima é possível ver e verificar a transparência das suas águas.
Tome cuidado porque existem dois mirantes no lugar, um é no meio das duas praias, bem na montanha pequena que os divide, ali é possível observar um mirante mais baixo, o seu acesso é feito a partir das próprias areias da praia, é bem simples chegar até lá. O segundo por sua vez é no canto direito da Praia das Conchas, ele é mais alto, dá uma visão melhor e você terá uma panorâmica da vista, incluindo as duas praias ao mesmo tempo.
Para chegar até lá é só subir uma trilha, ela é bem tranquila, é trilha de chão batido e demora cerca de 10 minutos de subida, é uma subida bem íngreme, mas com certeza muito recompensadora. Além de tudo isso, é um lugar muito romântico onde os novos casados podem relaxar e passar um tempo pensando na vista e nos planos futuros.
Praia Brava: Essa praia assim como já sugerido pelo seu nome é uma praia de ondas mais intensas, mais agitadas e constantes, uma praia “brava”. Essa praia tem ondas bem altas, portanto para entrar no seu mar somente os casais surfistas com certa experiência, inclusive essa praia fica ao lado da Praia do Pero, que também é indicada para o surf apesar de suas ondas serem menores do que as da Praia Brava.
O cenário no entanto é lindo, seja com muitas ondas ou poucas ondas, é uma beleza espetacular em um lugar ainda um tanto escondido, para chegar na praia é preciso pegar um trilha, que é consideravelmente tranquila, ou ir de barco até lá, muitas pessoas fazem esse passeio até lá perto para conhecer, mas os barcos não atracam na areia por causa da intensidade de movimento do mar.
Praia das Dunas: Essa praia tem uma beleza natural muito grande, assim como as outras também citadas, no entanto, uma vantagem a mais para ela é em relação as duas dunas. Essas dunas que cercam o local são um charme a parte, para os olhos e para as fotos, é claro que são dunas pequenas, que inclusive já foram muito deslocadas por causa das construções ao redor, mais ainda assim são belas e vale a pena se ver.
Na praia há estrutura como quiosques para servir aos turistas e visitantes, mas em certos pontos não há nada, pois é área de preservação ambiental. Uma dica que as pessoas dão é sempre estar esperto quanto ao mar, porque alguns dias a praia pode estar bem tranquila e em outros dias ela pode estar com correnteza e ser perigosa, há pessoas que surfam no local, principalmente nos dias de mais vento.
Uma indicação é sempre estar de olho a sua volta enquanto anda pelas dunas, para não ser abordado, ou furtado no local, muitas pessoas dizem que não há tanto perigo, inclusive por ser uma bairro residencial em volta, mas prudência nunca é demais. Uma outra informação é que essa praia está próxima também a Praia do Forte, a praia urbana da cidade, mas a Praia das Dunas tem menos movimento do que a sua vizinha.
Praia do Foguete: Essa é mais uma praia indicada para a prática do surf, isso porque a sua correnteza é bem forte, assim como as suas ondas. Essa não é uma praia indicada para você ir com a família e com crianças, mas se os recém casados quiserem um dia ou um momento de mais tranquilidade esse é local certo.
Isso acontece porque a praia por causa de suas características naturais, fica sempre mais vazia do que todas as outras da cidade, normalmente ela é habitada apenas por turistas, inclusive porque também não possui muita estrutura de recepção dos visitantes, mas há locais para comer. A praia é extensa, tem muitos quilômetros de comprimento e está um pouco distante da cidade, da área mais urbana, para chegar são mais ou menos uns 5 quilômetros.
Convento Nossa Senhora dos Anjos: Esse convento chama muito a atenção por causa de sua arquitetura colonial e suas belas paredes branquinhas. Ele tem um estilo muito parecido às antigas construções de Salvador na Bahia. Esse convento data do século XVII. Para completar o aspecto arquitetônico do lugar, ainda existem primorosas pinturas no teto do convento, há piso de latojas, entre outras especificidades que fazem parte da cultura brasileira. Lá é possível realizar visitas guiadas onde você conhecer o lugar e ao mesmo tempo a sua história e importância. O convento está localizado no Largo de Santo Antonio.
Atividades radicais: Essas atividades tal como o surf já citado anteriormente, mas também como o mergulho, como a canoagem, o windsurfe, o kitesurf, a canoa havaiana e o barco a vela, são exemplos de atividades que podem ser feitas na cidade, há empresas especializadas nessas modalidades, basta procurar um pouquinho. Uma dica antes de fechar com alguma agencia de turismo é procurar o seu histórico, busca-la na internet consultar a sua confiabilidade, por fim sempre pague metade no inicio e metade na volta, ou metade na ida e o restante no momento do retorno.
Cidades vizinhas: As famosas cidades vizinhas de Cabo Frio também não deixam nada a desejar e completam a trindade carioca. São elas as famosas Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. Ambas as cidades tem crescido cada vez mais no turismo, Búzios que a muitos anos já é uma potencia turística e Arraial do Cabo que tem despontado como um tesouro estadual.
As duas cidades são lindas e além disso são muito próximas a Cabo Frio, que é uma excelente cidade para estar hospedado uma vez que é maior e oferece mais estrutura urbana. Se o casal ainda não conhece as praias e belezas naturais de Arraial do Cabo e de Armação dos Búzios, com certeza esse é um programa que deve ser incluso no roteiro de vocês. Imagina que romântico se vocês saem em um passeio de barco por Arraial e encontram com um golfinho?
As principais praias de Arraial do Cabo são a Praia do Forno, Praia do pontal do Atalaia e a Praia do Farol. Já em Búzios temos a Praia da Ferradurinha e a Praia de Geribá, que são as mais famosas e as mais procuradas. Uma curiosidade é que os casais que querem uma nova experiência, podem ir até a uma praia nudista em Búzios, que por ventura se chama Praia do Olho de Boi.
Onde Ficar
Há hospedagens para todos os tipos de bolso em Cabo Frio, desde hostel mais baratos a até hotéis mais luxuosos, isso vai depender do quanto você está disposto a pagar. Há muitas opções distribuídas ao redor da cidade, opte pelos lugares mais próximos das concentrações urbanas e das praias principais.
Os hostels normalmente não são uma boa escolha para os casais em lua de mel, porque muitos deles não possuem quarto individual, um fator muito importante na lua de mel, a não ser que o casal realmente queira economizar.
No caso de querer a privacidade de um quarto só de vocês também há muitas opções disponíveis. Uma das regiões mais procuradas é o bairro da Passagem, que é um dos mais tradicionais e mais próximos aos pontos turísticos da cidade. Se hospedar por ali é um verdadeiro romance. A seguir indicaremos algumas acomodações, as mais indicadas e bem localizadas.
- Paradiso Corporate Hotel: Inclui café da manhã (grátis), está muito bem avaliado e fica a aproximadamente 2 quilômetros do centro de Cabo Frio.
- Hotel Premium Recanto da Passagem: Inclui café da manhã (grátis), está muito bem avaliado, fica a pouco mais de 1 quilometro do centro da cidade.
- Hotel Boutique Recanto da Passagem: Inclui café da manhã (grátis), está muito bem avaliado, fica próximo a Praia do Forte.
- Pousada do Albatroz: Inclui café da manhã (grátis), está muito bem avaliado e fica em frente a Praia do Foguete, próximo a Praia do Forte.
Onde Comer
Há muitas opções gastronômicas na cidade de cabo Frio, desde restaurantes da mais alta gastronomia a até lugares bem simples, mas muito saborosos. Há muito barzinhos que servem comida regional enquanto tocam música ao vivo, existem também os quiosques, lanchonetes, etc.
Uma dica é pesquise antes de comer, pois por causa de cabo Frio ser uma cidade turística muitos lugares cobram preços bem maiores do que seria o justo pela sua comida, as vezes em lugares de mesmo nível você comer por um preço mais baixo.
Se vocês não tem restrição financeira então aproveite, escolha os lugares que lhe parecerem mais agradáveis. Você pode escolher entre os especialistas em cozinha brasileira, comida japonesa, pizzarias, restaurantes de frutos do mar, comidas italianas, etc.
O restaurante Arcos do canal é uma boa indicação, ele serve comida local, italiana, mediterrânea e fica no charmoso bairro da Passagem, seu preço não é dos mais baratos, mas com certeza ele vale o que cobra.
Um restaurante muito indicado pelas pessoas que visitam Cabo Frio é o restaurante Picolino. Ele tem um preço bem alto e é um restaurante bem sofisticado, mas quem vai até lá costuma elogiar muito sua comida, que tem um foco em comida mediterrânea e frutos do mar.
O Samuele Ristorante é um bistrô especializado em comida italiana e mediterrânea, é um ambiente pequeno, mas que serve muito bem, seus preços são moderados e ele com certeza vale o custo benefício.
Para quem nunca deixa os japoneses de lado, na cidade uma boa pedida é o Kentô Cozinha Oriental, que tem uma fama de fazer um ótimo sushi.
O restaurante Galápagos fica também no Bairro da Passagem e em um ambiente muitíssimo charmoso, isso faz que ele já chame uma grande atenção, ele tem uma especialidade em comidas mediterrâneas e frutos do mar, assim como também comida brasileira, no entanto, como é uma culinária contemporânea ela pode ser um pouco controversa e não são todos os gostos que se atraem pela comida, mas muitos indicam pelo custo beneficio. Ele tem um preço moderado.
O restaurante Bom apetite também é um dos queridinhos da cidade, ele fica bem próximo a praia do Forte e serve comida brasileira, frutos do mar e também comida sul americana. Vale o custo beneficio e apresenta a seus clientes um preço moderado e justo.
Como Chegar
Para chegar até a cidade de Cabo Frio há algumas diferentes opções, você pode ir de carro, já que as estradas estão em geral, em um bom estado de conservação ou você pode ir também de ônibus ou avião. Há ônibus saindo da Rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro diversos horários, todos os dias. De São Paulo direto para Cabo Frio também. Se dá sua cidade não houverem linhas de ônibus diretas, você pode ir até a capital do estado, Rio de Janeiro e de lá fazer a baldeação e seguir a viagem.
Existe também um aeroporto na cidade de Cabo Frio, este local recebe voos de algumas localidades brasileiras diariamente, principalmente do aeroporto de Guarulhos, próximo à cidade de São Paulo, os voos na alta temporada serão feitos em escala diária, após esse período diminuirá a sua frequência. A empresa aérea que vai fazer o trajeto, inicialmente é a Gol linhas aéreas.
Por fim, podemos dizer que os casais que optarem passar a sua lua de mel na cidade de Cabo Frio, terão muitas aventuras românticas, poderão desfrutar de uma boa comida, além disso, estarão imersos em paisagens paradisíacas em uma cidade urbana e acolhedora.