Às vezes sentimos que há algo errado na relação, algo a ser modificado. Não estamos nos sentindo bem, mas sempre fica a dúvida se há conserto ou é algo irremediável. Afinal, dá para sentir quando é o momento de terminar o namoro ou não existe uma hora exata? A verdade é que depende de cada um mas alguns pontos são comuns em todos os relacionamentos.
A grande verdade é que não existe nada irremediável no mundo. Tudo tem conserto. Todo relacionamento pode der melhorado ou modificado, basta as pares quererem. Mas antes de partir para uma mudança, melhor avaliar se vale a pena. Saiba a hora de terminar uma relação ou razões fortes para repensar duas vezes antes de ficar com o namorado ou namorada para ter uma relação mais forte e longa.
Ele ou Ela é Violento
Não existe remédio, desculpa ou justificativa para manter um relacionamento com alguém violento. Tal pessoa fere a sua liberdade, seu respeito e sua saúde e estabilidade física e emocional. Manter uma relação com alguém violento é perigoso, um risco de vida. Não dá para saber quando um ato violento irá se tornar um homicídio e viver nesta situação é um risco não necessário de se correr.
Pessoas violentas podem começar com atos pequenos e aos poucos desenvolver o problema para algo mais sério. São pequenos detalhes a serem observados como brigas sem razão com desconhecidos, maus tratos com animais e com parentes da família, explosões de humor desencadeadas por pequenos motivos, dentre outros.
Caso ele já tenha cometido algum ato violento, não espere pelo segundo. Na maior parte das vezes pessoas violentas tendem a repetir os atos.
Ele Não Tolera Seu Jeito de Ser
Todo mundo precisa defender um pouco a sua bandeira e na relação não é diferente. Você precisa defender seu jeito de ser porque mostra quem você é. Se seu namorado ou namorada não curte sua forma de ver a vida, de falar e de agir, ele não merece estar ao seu lado.
Alguns defeitos devem mesmo ser modificados, mas há limites. Você não pode esperar mudar tudo em sua vida em prol do outro apenas para agradar. Pense nisso antes de pedir alguma mudança ou mesmo deixar algo do seu interesse por outra pessoa apenas para o ver feliz. Ele ou ela pode ficar feliz com isso, mas você pode sofrer bastante por deixar algo que curte em você. Pense se seu comportamento solicitado para mudar fere o outro, atrapalha ou machuca seus sentimentos. Se não, por que mudar algo em você? Não perca sua essência por outra pessoa.
Não pense que você precisa ‘aguentar a situação’. Como diz um dito popular, sempre tem alguém que goste. Pode não ser seu companheiro atual, mas outro virá e vai curtir você do seu jeitinho.
Ele é Viciado em Trabalho
Namorar com alguém viciado em trabalho pode gerar um sentimento de solidão muito grande. Se isso te incomoda e te faz sofrer, talvez esteja na hora de repensar a solidão. Reflita sobre as noites solitárias e se vale a pena esperar por alguém sem ter certeza que vai chegar e se você supera algumas noites por algo maior. Avalie se é uma fase ou algo permanente. Se todas as suas noites dos próximos anos parecem que vão ser esperando o namorado voltar do trabalho ou sair de uma reunião, melhor repensar a relação.
Ele ou Ela Mente Bastante
Não existe mentira pequena ou mentira grande. Todas são mentiras. Se seu companheiro costuma dizer estar em um local mas está em outro, compra coisas escondidos ou mantém amigos em segredos, repense sobre sua relação. Na maior parte das vezes, quem mente sobre coisas pequenas bobas também mente sobre coisas importantes.
Não seja taxativo sobre mentiras também. Nem todas as mentiras são ruins. Podem haver diferenciais em uma mentira como ele não contar sobre uma ligação de uma ex para não te magoar, ela não contar sobre um chefe do trabalho dando em cima para evitar aborrecimentos, e outras semelhantes. Antes de julgar e por fim na relação, avalie e escute. Uma boa conversa pode resolver o problema.
Você Foi Traído
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sTw67Z8TIg0[/youtube]
Traição é um excelente motivo para por fim na relação. Ela é uma mentira, uma quebra da confiança e da parceria entre o casal. Algumas pessoas ainda dão uma segunda chance, mas já na primeira traição há uma boa justificativa para acabar o namoro.
Você Não Confia no Parceiro
Confiança é a base de relações sólidas e casamentos duradouros. Se você não confia no parceiro talvez não esteja bem ao lado dele e por fim na relação seja a melhor pedida. Por mais que se se tente, viver na desconfiança exige esforço e gera um grande desgaste mental. Você pode tentar, mas dificilmente vai conseguir sustentar por meses uma relação na qual não confia nos telefonemas, nas mensagens de textos e o que ele está fazendo quando diz estar trabalhando. O melhor é repensar sobre o assunto antes de investir em uma relação mais sólida sem confiança.
Ele ou Ela Jamais Paga Nada
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NccL_tU8nsQ[/youtube]
Parece ser educado pagar para o outro um cinema, uma conta, mas pagar tudo para o outro e literalmente sustentar o namoro pode não ser bacana. Você pode estar sendo explorado e é um grande motivo para finalizar a relação.
Vocês Querem Coisas Diferentes da Vida
Ele quer casar em um ano, você quer subir na carreira primeira. Ele quer ter filhos, você não quer ser pai. Ela quer ser dançarina e você não aceita a profissão dela pela exposição do seu corpo. Sejam quais forem os motivos, se envolvem um futuro e você se sente incomodado pensando no futuro da relação, melhor por um fim antes de estar em algo mais sério e sair machucado.
Algumas pessoas querem coisas diferentes da vida e podem mudar sua opinião, ou não. O melhor é conversar a respeito e observar se o que tanto te incomoda no outro é algo permanente ou apenas para outro. Se for algo irremediável, melhor repensar se você está com a pessoa perfeita ou vale a pena esperar pelo próximo da fila. As vezes abrir mão hoje e sofrer um pouco pode significar muitos sorrisos no futuro e evitar lágrimas de frustração e infelicidade.